Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.
O objetivo da iniciativa, que contou com a visita da Vereadora da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, foi demonstrar as variadas valências dos diversos agentes da proteção civil, entre Companhia de Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, Sapadores Florestais, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Polícia Marítima, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Coordenada Decimal – Associação de Nadadores Salvadores de Viana do Castelo e Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A demonstração operacional incluiu veículos de diversas valências da PSP e GNR, uma moto 4 de patrulhamento costeiro da Polícia Marítima, um veículo-escada, uma ambulância de socorro, veículo de salvamento e desencarceramento de veículo ligeiro de combate a incêndios dos bombeiros. Incluiu ainda as três equipas de Sapadores Florestais, de Carvoeiro, Montaria e Viana do Castelo, com veículos ligeiros de combate a incêndios. A associação Coordenada Decimal participou na ação para sensibilizar para os cuidados a ter nas praias e a ANEPC colaborou com um veículo de comando e comunicações para coordenação de grandes incêndios, disponível para visitas.
Nesta ação de demonstração de meios, os visitantes tiveram oportunidade de contactar com os profissionais das diversas entidades, visitar os diferentes veículos expostos, conhecer o interior das ambulâncias, experimentar subir no veículo-escada, utilizar mangueiras dos veículos ligeiros de combate a incêndios, esclarecer dúvidas e muito mais.

A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.
A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.
O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.
A 20ª edição do Festival Internacional de Jardins encerrou, deixando um saldo positivo em termos de visitantes e qualidade dos projetos apresentados. Este ano, o tema foi “Jardins da Paz – Jardim para a Paz”, que inspirou designers de todo o mundo a refletirem sobre o conceito de Paz através do paisagismo.
A Associação Desportiva da Camacha recebe este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para a conclusão do encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, suspenso ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impediu a continuidade da partida.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concluiu a instalação e modernização de sete estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Minho e Lima, reforçando a capacidade de monitorização e previsão de fenómenos extremos no Alto Minho.