Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.
O objetivo da iniciativa, que contou com a visita da Vereadora da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, foi demonstrar as variadas valências dos diversos agentes da proteção civil, entre Companhia de Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, Sapadores Florestais, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Polícia Marítima, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Coordenada Decimal – Associação de Nadadores Salvadores de Viana do Castelo e Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A demonstração operacional incluiu veículos de diversas valências da PSP e GNR, uma moto 4 de patrulhamento costeiro da Polícia Marítima, um veículo-escada, uma ambulância de socorro, veículo de salvamento e desencarceramento de veículo ligeiro de combate a incêndios dos bombeiros. Incluiu ainda as três equipas de Sapadores Florestais, de Carvoeiro, Montaria e Viana do Castelo, com veículos ligeiros de combate a incêndios. A associação Coordenada Decimal participou na ação para sensibilizar para os cuidados a ter nas praias e a ANEPC colaborou com um veículo de comando e comunicações para coordenação de grandes incêndios, disponível para visitas.
Nesta ação de demonstração de meios, os visitantes tiveram oportunidade de contactar com os profissionais das diversas entidades, visitar os diferentes veículos expostos, conhecer o interior das ambulâncias, experimentar subir no veículo-escada, utilizar mangueiras dos veículos ligeiros de combate a incêndios, esclarecer dúvidas e muito mais.

O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.