Logo
Regional

Delegação de Ulsan (Coreia do Sul) visita investimento offshore em Viana do Castelo

11 Setembro, 2023 | 14:57
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou hoje presença na visita oficial de uma delegação da Ulsan Metropolitan City (UMC) e da Ulsan Chamber of Commerce & Industry (UCCI) à base de operação e manutenção do Windfloat Atlantic, situada no porto comercial de Viana do Castelo.

Na sessão, que foi acompanhada por dezenas de jornalistas sul-coreanos, foi também assinado o memorando de entendimento entre aquela cidade e o consórcio que integra a Ocean Winds para criar um parque offshore com 1.25 MW de capacidade ao largo daquela cidade.

Em Viana do Castelo, a delegação foi recebida na base da Windfloat Atlantic, onde foi apresentado o projeto e assinado o memorando de entendimento. Na carta de intenções para criar a Indústria de Eólicas Offshore em ULSAN, pode ler-se que esta visa investir e fortalecer a distribuição de energia através de da promoção de uma zona especial regional de energia, com vista à revitalização da economia local sul- coreana.

O memorando vai permitir desenvolver um parque eólico flutuante com 1.25 MW localizado a 75 quilómetros do porto de ULSAN, na sua zona económica exclusiva.

Na sua intervenção na sessão de boas vindas, o autarca de Viana do Castelo sublinhou
a sensibilidade deste novo desafio para a transição energética de ULSAN e a ambição
da cidade sul-coreana.

“Viana do Castelo é uma referência no offshore, com mais de uma década de experiência”, numa referência ao parque eólico situado ao largo de Viana do Castelo e que a delegação visitou durante a manhã. Luís Nobre revelou ainda que espera que esta seja a primeira de diversas visitas, incitando a que exista uma parceria entre as empresas vianenses e as de ULSAN.

De recordar que a Ocean Winds é o resultado de uma joint venture em 2019 entre a EDP Renewables (EDPR) e a ENGIE, que compartilham uma visão de que as energias renováveis, especialmente a energia eólica offshore, desempenham um papel fundamental na transição energética global.

Um dos parques está situado ao largo de Viana do Castelo. Em 2019, o Windfloat Atlantic foi um projeto pioneiro, com 3 turbinas, as maiores do mundo na época, com capacidade de 8,4 MW cada.

O Projeto WindFloat desenvolveu uma tecnologia inovadora para permitir a exploração do potencial eólico no mar, em profundidades superiores a 40m. O foco de inovação do
projeto foi o desenvolvimento de uma plataforma flutuante, com base nas experiências
da indústria de petróleo e gás, para suportar turbinas eólicas multi-MW em aplicações
marítimas.

A plataforma flutuante é semi-submersível e está ancorada no fundo do mar. A estabilidade é devida ao uso de placas de aprisionamento de água na parte inferior dos três pilares, associada a um sistema estático e dinâmico de lastro.

O WindFloat adapta-se a qualquer tipo de turbina eólica marítima. É construído inteiramente em terra, incluindo a instalação da turbina, evitando, deste modo, que os trabalhos tenham de ser feitos em alto mar, o que teria um impacto no meio marinho.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 29 Novembro, 2025

Exposição interativa sobre Amália Rodrigues patente em Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.

Regional 29 Novembro, 2025

Município de Monção incentiva comércio local com a “Tômbola de Natal”

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.

Desporto 29 Novembro, 2025

Portugal derrota Montenegro e lidera Grupo B na qualificação para o Mundial

Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.

Regional 29 Novembro, 2025

Moradia em Portuzelo vai ser reconvertida em alojamento turístico para famílias com animais

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.

Regional 29 Novembro, 2025

Ponte da Barca recebe sessão sobre turismo fluvial

Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).

Internacional 29 Novembro, 2025

Amnistia alerta para retrocessos globais em direitos humanos

A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.

Desporto 29 Novembro, 2025

Juventude Viana joga hoje em Valado dos Frades para a Taça de Portugal

A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.