Logo
Regional

Decoração com frutas e legumes na igreja de Alvarães abre ao público quinta-feira

28 Setembro, 2022 | 15:12
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Vários quilogramas de frutas, legumes e cereais estão a dar forma à decoração da igreja de Alvarães, em Viana do Castelo, para agradecer a São Miguel as boas colheitas.

O trabalho de decoração dos diversos altares começou na terça-feira e deverá terminar na tarde desta quarta-feira para ser apreciado a partir de quinta-feira.

A tradição foi iniciada há 30 anos por uma senhora da aldeia, mas com o correr dos anos acabou por se transformar numa iniciativa de um grupo de sete zeladoras da igreja.

Nenhum dos produtos utilizados na decoração dos altares e do templo é deitado ao lixo. O milho e o feijão, se não puder ser usado para consumo humano, são reaproveitados na alimentação dos animais. A única coisa que pode ir para o lixo é palha do milho, mas há pessoas que até reaproveitam para as cortes do gado ou para os galinheiros.

Além do reaproveitamento de parte dos produtos que a terra dá, outros são doados a instituições da freguesia, situada na margem esquerda do rio Lima, como o lar de São José.

A decoração, com cebolas, alho, abóboras, milho, beterrabas, batata-doce, entre outros produtos agrícolas, abre ao público na quinta-feira.

O programa das festividades em honra de São Miguel inclui, entre outras iniciativas, a bênção dos campos agrícolas e, no domingo, uma pequena procissão, também dedicada aos produtos da terra.

A freguesia de Alvarães é igualmente conhecida pelos andores floridos, feitos com “milhares de pétalas frescas e folhas variadas”, ex-líbris das festas das Cruzes que se realizam em maio.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Dezembro, 2025

Hugo Soares leva novo espetáculo de stand-up às freguesias de Viana do Castelo

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.

Desporto 18 Dezembro, 2025

Árbitra valenciana promovida à Primeira Categoria da UEFA

A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Freguesia de Miranda celebra tradição da matança do porco com convívio e sabores típicos

A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Portugal conquista mais 800 toneladas de bacalhau para 2026

Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima aumenta apoios às freguesias em 25%

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.

Regional 18 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal em Viana do Castelo foi cancelado

O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.

Nacional 18 Dezembro, 2025

Câmara de Caminha pede ao Governo estação salva-vidas após recentes naufrágios

A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.