Logo
Regional

Decisão sobre representante da CIM do Alto Minho na ULS é de Fernando Araújo

23 Fevereiro, 2024 | 8:20
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho disse, esta quinta-feira, que o seu representante na Unidade Local de Saúde foi escolhido e comunicado à direção executiva do SNS e que cabe ao presidente Fernando Araújo tomar uma decisão.

O novo conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) foi nomeada a 30 de janeiro último, mas sem o nome do sexto membro, o representante da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, Tiago Saleiro, licenciado em Direito, sendo, desde 2022, chefe de gabinete do secretário de Estado do Orçamento do Governo PS.

Contactado, esta quinta-feira, pela agência Lusa, o presidente da CIM do Alto Minho, Manoel Batista disse que a escolha da entidade que agrega os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo “foi indicada em novembro de 2023, foi reiterada no início de fevereiro deste ano e, há dias foi reiterada a sua indicação”.

“A escolha está feita. Como coube à CIM do Alto Minho indicar um nome ao presidente do órgão executivo do SNS cabe ao presidente executivo do SNS tomar uma decisão. O resto não tem que ver com os municípios”, sustentou.

Contactada pela Lusa, a direção executiva do SNS não quis pronunciar-se sobre o assunto.

Questionado sobre se o nome do representante dos municípios não foi validado pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), Manoel Batista escusou-se a comentar.

O líder da CIM do Alto Minho adiantou que “há mais de dois anos que os municípios reivindicavam a renovação do conselho de administração da ULSAM”, concretizada em janeiro.

“Foi uma reclamação permanente, persistente que com agrado vemos resolvida com a nomeação do novo conselho de administração, presidido por João Porfírio Oliveira”, afirmou.

Manoel Batista lembrou que, no último trimestre de 2023, foi pedido pelo presidente da direção executiva do SNS que a CIM do Alto Minho indicasse o seu representante.

“A pessoa foi indicada em novembro de 2023, foi reiterada a sua indicação no início de fevereiro deste ano e, há dias, insistimos na sua indicação”, referiu.

Segundo Manoel Batista, a escolha foi feita com base “na incontestada qualidade para representar os municípios e prestar um bom serviço ao desempenho do conselho de administração” e, “no princípio da autonomia dos municípios, dos seus organismos representativos como são as CIM’s, que está estabelecido na constituição portuguesa e deve a todo o transe ser defendido pelos municípios e, não só”.

“Foi com base nessa autonomia que fizemos a proposta da pessoa que consideramos adequada”, sustentou.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

Em todas aquelas estruturas trabalham mais de 2.500 profissionais, dos quais cerca de 500 médicos e mais de 800 enfermeiros.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Junho, 2024

Juventude Viana oficializa André Torres como treinador na 1ª divisão

A Juventude Viana oficializou a renovação de André Torres como treinador para a próxima época. O clube de hóquei em patins de Viana do Castelo recorda que Torres "foi o timoneiro na subida à 1ª divisão nacional".

Nacional 12 Junho, 2024

Aprovada na especialidade proposta do PS que elimina portagens nas ex-SCUT

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram hoje o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade.

Regional 12 Junho, 2024

Câmara de Viana do Castelo esclarece diferendo com o grupo AVIC

Após o grupo Avic anunciar a suspensão, a partir de quinta-feira, de serviços de transporte público urbano e interurbano e em horários em várias carreiras, acusando a Câmara de Viana do Castelo de “impor prejuízos permanentes às empresas”, a autarquia liderada por Luís Nobre não se deixou ficar e respondeu de imediato com um longo comunicado.

Desporto 12 Junho, 2024

Oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta parte de Viana do Castelo a 2 de agosto

A 85.ª edição, cujo percurso foi hoje apresentado, arranca com um prólogo em Águeda, em 24 de julho, e percorre um total de 1.540,1 quilómetros até Viseu, onde, em 04 de agosto, será coroado o sucessor de Colin Stüssi (Vorarlberg) após um contrarrelógio individual. De Viana do Castelo partem os ciclistas para a oitava etapa com destino a Fafe.

Regional 12 Junho, 2024

“Respira a Vida”: O diário de uma aventura superada com orgulho

A Viana TV esteve a acompanhar o "Respira a Vida" do inicio ao fim. Marcamos presença em todas as etapas. "Orgulho", "resiliência", "solidariedade" são alguns dos adjetivos utilizados na receção dos 13 companheiros de aventura nas diversas autarquias. O grupo partiu Santa Marta de Portuzelo rumo a Lisboa a pedalar, num total de quatro etapas totalizando mais de 400 quilómetros.

Regional 12 Junho, 2024

Centros de Saúde de Ponte de Lima e Freixo vão ser requalificados

O Município de Ponte de Lima deu mais um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população local com a assinatura dos contratos de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor superior a 1.5 milhões de euros. O investimento aprovado vai ser realizado até dezembro de 2025. 

Regional 12 Junho, 2024

“Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste” junta gastronomia, música e vinhos em Valença

O Município de Valença acolhe, este fim de semana, 14 e 15 de junho, a exposição transfronteiriça "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste", na Coroada (Fortaleza).