Logo
Regional

Decisão sobre representante da CIM do Alto Minho na ULS é de Fernando Araújo

23 Fevereiro, 2024 | 8:20
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho disse, esta quinta-feira, que o seu representante na Unidade Local de Saúde foi escolhido e comunicado à direção executiva do SNS e que cabe ao presidente Fernando Araújo tomar uma decisão.

O novo conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) foi nomeada a 30 de janeiro último, mas sem o nome do sexto membro, o representante da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, Tiago Saleiro, licenciado em Direito, sendo, desde 2022, chefe de gabinete do secretário de Estado do Orçamento do Governo PS.

Contactado, esta quinta-feira, pela agência Lusa, o presidente da CIM do Alto Minho, Manoel Batista disse que a escolha da entidade que agrega os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo “foi indicada em novembro de 2023, foi reiterada no início de fevereiro deste ano e, há dias foi reiterada a sua indicação”.

“A escolha está feita. Como coube à CIM do Alto Minho indicar um nome ao presidente do órgão executivo do SNS cabe ao presidente executivo do SNS tomar uma decisão. O resto não tem que ver com os municípios”, sustentou.

Contactada pela Lusa, a direção executiva do SNS não quis pronunciar-se sobre o assunto.

Questionado sobre se o nome do representante dos municípios não foi validado pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), Manoel Batista escusou-se a comentar.

O líder da CIM do Alto Minho adiantou que “há mais de dois anos que os municípios reivindicavam a renovação do conselho de administração da ULSAM”, concretizada em janeiro.

“Foi uma reclamação permanente, persistente que com agrado vemos resolvida com a nomeação do novo conselho de administração, presidido por João Porfírio Oliveira”, afirmou.

Manoel Batista lembrou que, no último trimestre de 2023, foi pedido pelo presidente da direção executiva do SNS que a CIM do Alto Minho indicasse o seu representante.

“A pessoa foi indicada em novembro de 2023, foi reiterada a sua indicação no início de fevereiro deste ano e, há dias, insistimos na sua indicação”, referiu.

Segundo Manoel Batista, a escolha foi feita com base “na incontestada qualidade para representar os municípios e prestar um bom serviço ao desempenho do conselho de administração” e, “no princípio da autonomia dos municípios, dos seus organismos representativos como são as CIM’s, que está estabelecido na constituição portuguesa e deve a todo o transe ser defendido pelos municípios e, não só”.

“Foi com base nessa autonomia que fizemos a proposta da pessoa que consideramos adequada”, sustentou.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

Em todas aquelas estruturas trabalham mais de 2.500 profissionais, dos quais cerca de 500 médicos e mais de 800 enfermeiros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 1 Dezembro, 2025

Ponte de Lima representada nos Prémios Património Ibérico 2025 em Sintra

A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.

Regional 1 Dezembro, 2025

Empreendimento de agroturismo em Mujães promete experiências agrícolas autênticas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.

Regional 1 Dezembro, 2025

“Viana é Natal” destaca criatividade das montras e incentiva compras no comércio local

O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.

Regional 1 Dezembro, 2025

CP convida a uma viagem encantada no Comboio Histórico do Vouga

Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Valenciano chega ao primeiro lugar após 11ª jornada na 1ª Divisão Distrital

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Távora escorrega mas mantém liderança da 2ª Divisão Distrital

A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.

Regional 30 Novembro, 2025

Ponte da Barca inaugura mural comunitário contra a violência de género

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.