O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho disse, esta quinta-feira, que o seu representante na Unidade Local de Saúde foi escolhido e comunicado à direção executiva do SNS e que cabe ao presidente Fernando Araújo tomar uma decisão.
O novo conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) foi nomeada a 30 de janeiro último, mas sem o nome do sexto membro, o representante da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, Tiago Saleiro, licenciado em Direito, sendo, desde 2022, chefe de gabinete do secretário de Estado do Orçamento do Governo PS.
Contactado, esta quinta-feira, pela agência Lusa, o presidente da CIM do Alto Minho, Manoel Batista disse que a escolha da entidade que agrega os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo “foi indicada em novembro de 2023, foi reiterada no início de fevereiro deste ano e, há dias foi reiterada a sua indicação”.
“A escolha está feita. Como coube à CIM do Alto Minho indicar um nome ao presidente do órgão executivo do SNS cabe ao presidente executivo do SNS tomar uma decisão. O resto não tem que ver com os municípios”, sustentou.
Contactada pela Lusa, a direção executiva do SNS não quis pronunciar-se sobre o assunto.
Questionado sobre se o nome do representante dos municípios não foi validado pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), Manoel Batista escusou-se a comentar.
O líder da CIM do Alto Minho adiantou que “há mais de dois anos que os municípios reivindicavam a renovação do conselho de administração da ULSAM”, concretizada em janeiro.
“Foi uma reclamação permanente, persistente que com agrado vemos resolvida com a nomeação do novo conselho de administração, presidido por João Porfírio Oliveira”, afirmou.
Manoel Batista lembrou que, no último trimestre de 2023, foi pedido pelo presidente da direção executiva do SNS que a CIM do Alto Minho indicasse o seu representante.
“A pessoa foi indicada em novembro de 2023, foi reiterada a sua indicação no início de fevereiro deste ano e, há dias, insistimos na sua indicação”, referiu.
Segundo Manoel Batista, a escolha foi feita com base “na incontestada qualidade para representar os municípios e prestar um bom serviço ao desempenho do conselho de administração” e, “no princípio da autonomia dos municípios, dos seus organismos representativos como são as CIM’s, que está estabelecido na constituição portuguesa e deve a todo o transe ser defendido pelos municípios e, não só”.
“Foi com base nessa autonomia que fizemos a proposta da pessoa que consideramos adequada”, sustentou.
A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.
Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.
Em todas aquelas estruturas trabalham mais de 2.500 profissionais, dos quais cerca de 500 médicos e mais de 800 enfermeiros.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.