Logo
Regional

“Debulho de Sável à Cerveirense” chega este fim de semana a Vila Nova de Cerveira

3 Maio, 2024 | 9:50
Partilhar
Viana TV
Menos de 1 minuto de leitura

Este fim de semana, de 3 a 5 de maio, dez restaurantes do concelho de Vila Nova de Cerveira vão disponibilizar nos seus cardápios o singular "Debulho de Sável à Cerveirense".

Mais do que um prato genuíno e inconfundível, o “Debulho de Sável à Cerveirense” tem uma forte componente histórica e identitária relacionada com a atividade piscatória.

Segundo reza a história, em Vila Nova de Cerveira, os homens pescavam o sável e as mulheres encarregavam-se de o vender de porta em porta. A cabeça, o rabo, as ovas e as postas pequenas eram as menos apetecíveis, mas com arte e engenho, criou-se o debulho de sável, como forma de aproveitar essas partes menos nobres do peixe.

A iniciativa integra a XV edição dos Fins-de-Semana Gastronómicos, promovida pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal em parceria com a Câmara Municipal e a Confraria do Debulho de Sável à Cerveirense.

A lista de restaurantes aderentes pode ser consultada aqui:

Pode ser um gráfico de mapa e texto que diz "光 ree -de-sen fim-de~semana semana gastronómico ABRIGO DAS ANDORINHAS tel. 251 795 335 CASA LAU tel. 251 795 162 ADEGA REAL tel. 251 795 366 CENTRAL tel. 251 794 898 CANTINHO DOS AMIGOS tel. 251 795 725 DEBULHO DE SÁVEL CERVEIRENSE 兇 3, 3,45 maio restaurantes aderentes GLUTÃO tel. 251 795 654 DOM JÚLIO tel. 251 700240 LAVRADOR tel. 251 796 604 CASA DAS VELHAS tel. 251 708 482 LUSO GALAICO tel. 251 795 225 302 #ILAGABASTES CERVEIRA .年年12 portoenortec -"

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Dezembro, 2025

Escola de Hotelaria de Viana do Castelo lança Curso de Bartender

A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.

Regional 5 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana abre candidaturas para pós-graduação em Economia Azul Sustentável

O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo reforça aposta na economia azul e energias renováveis

Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.

Regional 5 Dezembro, 2025

Presépio da PSP de Viana do Castelo abre portas à comunidade

O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo abre as portas ao Natal com “Christmas Silent Party”

O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.

Desporto 5 Dezembro, 2025

Vitória de Guimarães garante presença na ‘final four’ da Taça da Liga após triunfo no Dragão

O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.

Política 5 Dezembro, 2025

Marques Mendes afasta modelo “decorativo” e promete Presidência de “ação” em Monção

Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.