Para assinalar o Dia da Mulher, o Município de Viana do Castelo promove um debate-conferência “Ser Mulher em Viana do Castelo”, que vai contar com a presença de mulheres do concelho representantes de diversos setores de atividade, entre empresárias, professoras, pescadoras, atletas, escritoras e profissionais de saúde. A conferência acontece no Museu do Traje, às 17h00, esta sexta-feira, 8 de março.
A iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Editora Rapsódia Final está integrada no âmbito da reedição da obra de Maria Lamas.
O debate será moderado por um jornalista do jornal Público e o painel conta com a presença de Flora Silva, professora aposentada e figura política de referência no concelho; Maria José Neto, pescadora e presidente da Associação de Armadores de Pesca de Castelo do Neiva; Manuela Machado, atleta natural de Cardielos que conquistou a medalha de ouro na prova feminina da maratona nos Campeonatos do Mundo em Gotemburgo, na Suécia; Conceição Pimenta, bordadeira e empresária proprietária da Casa Sandra – Bordados de Viana; Joana Sancha Pinto, proprietária do À Moda Antiga – Retro Market & Bistro; Madalena Passos “Lena do Barrinhos”, escritora e Sara Jácome, enfermeira.
“As Mulheres do meu País”, de Maria Lamas, foi editada originalmente há 75 anos. Esta reedição corresponde a um ambicioso projeto dedicado às mulheres portuguesas e ao tema “que igualdade em 50 anos de liberdade”.
Maria Lamas lutou pelos direitos das mulheres, pela sua dignificação e pela causa da paz, temas que foram traves mestras do seu trabalho político, no qual transpareceu sempre a força da solidariedade e o amor sublime pela Humanidade, seja na escrita para crianças, seja no romance ou na grande reportagem sobre as vidas das mulheres portuguesas.

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.