Para assinalar o Dia da Mulher, o Município de Viana do Castelo promove um debate-conferência “Ser Mulher em Viana do Castelo”, que vai contar com a presença de mulheres do concelho representantes de diversos setores de atividade, entre empresárias, professoras, pescadoras, atletas, escritoras e profissionais de saúde. A conferência acontece no Museu do Traje, às 17h00, esta sexta-feira, 8 de março.
A iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Editora Rapsódia Final está integrada no âmbito da reedição da obra de Maria Lamas.
O debate será moderado por um jornalista do jornal Público e o painel conta com a presença de Flora Silva, professora aposentada e figura política de referência no concelho; Maria José Neto, pescadora e presidente da Associação de Armadores de Pesca de Castelo do Neiva; Manuela Machado, atleta natural de Cardielos que conquistou a medalha de ouro na prova feminina da maratona nos Campeonatos do Mundo em Gotemburgo, na Suécia; Conceição Pimenta, bordadeira e empresária proprietária da Casa Sandra – Bordados de Viana; Joana Sancha Pinto, proprietária do À Moda Antiga – Retro Market & Bistro; Madalena Passos “Lena do Barrinhos”, escritora e Sara Jácome, enfermeira.
“As Mulheres do meu País”, de Maria Lamas, foi editada originalmente há 75 anos. Esta reedição corresponde a um ambicioso projeto dedicado às mulheres portuguesas e ao tema “que igualdade em 50 anos de liberdade”.
Maria Lamas lutou pelos direitos das mulheres, pela sua dignificação e pela causa da paz, temas que foram traves mestras do seu trabalho político, no qual transpareceu sempre a força da solidariedade e o amor sublime pela Humanidade, seja na escrita para crianças, seja no romance ou na grande reportagem sobre as vidas das mulheres portuguesas.

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.