A Krisálida volta a dar vida ao concelho de Caminha com a XI edição da MALUGA – Festa da Marioneta Luso-Galaica, que decorre entre 31 de maio e 8 de junho de 2025. Num ambiente de festa e partilha cultural, o festival celebra também o Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, com uma programação intensa e intergeracional, pensada para todos os públicos.
Reconhecida como uma referência única na região do Alto Minho, a MALUGA afirma-se como um espaço privilegiado de promoção da arte da marioneta e das formas animadas, acolhendo espetáculos de rua e de sala, oficinas criativas, exposições, jogos e atividades lúdicas que aliam tradição, inovação e inclusão.
A edição de 2025 destaca-se pela diversidade artística e pelo envolvimento de companhias portuguesas e galegas que espelham a vitalidade do universo da marioneta contemporânea. Durante os dois fins de semana do festival, o público poderá assistir aos espetáculos de 10 companhias, sendo 3 delas internacionais. O Paporrubio (Lalín), Baal17 & Alma d’Arame (Serpa/Montemor-o-Novo), Marionetas Rui Sousa (Santa Maria da Feira), Chão de Oliva (Sintra), Teatro Art’Imagem (Maia), Pérez & Fernández (A Coruña), Teatro e Marionetas de Mandrágora (Espinho), Pedras de Cartón (Santiago de Compostela) e Leirena Teatro (Leiria).
A par da programação pública, o festival reforça o seu eixo educativo com apresentações exclusivas para as escolas do Concelho, promovendo a marioneta como ferramenta pedagógica e de desenvolvimento social. Participam nesta vertente mais 4 companhias: Esquiva (Porto), Krisálida (Caminha), Alma d’Arame (Montemor-o-Novo) e a Urze Teatro (Vila Real).
Entre os destaques paralelos da programação está a exposição “MALUGÕES”, que apresenta cabeçudos originais criados por alunos do 1.º ano do CTeSP em Intervenção Educativa em Creche, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A mostra resulta de um processo formativo que cruza expressão plástica, património cultural e intervenção educativa.
Este ano, a MALUGA estende as suas fronteiras com uma parceria inédita com o Município de Esposende, levando ao concelho vizinho 2 espetáculos e uma oficina de construção de marionetas.
Mais do que um festival, a MALUGA é um ponto de encontro entre culturas, linguagens e gerações. Um espaço onde a poesia visual das marionetas serve como catalisador de reflexão, diálogo e identidade.
Centenas de pessoas marcaram presença, este sábado, no funeral dos dois irmãos. A cerimónia, destinada à família, amigos próximos e convidados, não impediu que uma multidão acompanhasse o momento no exterior.
A Câmara Municipal de Caminha vai dar uma nova utilidade aos contentores que serviram como mercado provisório durante a construção do novo Mercado Municipal.
No passado dia 2 de julho, foram celebrados 158 anos de uma das instituições mais antigas, respeitadas e presentes na vida dos portugueses. A História da Polícia de Segurança Pública remonta a 1383, ano em que, por iniciativa do rei D. Fernando I, foi constituído o primeiro corpo organizado de polícias em Lisboa, denominados Quadrilheiros.
A partir de uma criação e texto de Gonçalo Fonseca nasce o espetáculo comunitário 'Murmúrio', que vai ser apresentado ao final da tarde deste sábado e domingo, 5 e 6 de junho, pelas 18h00, no Monte de São Silvestre, em Paredes de Coura, com a participação de pessoas da comunidade, o coro Couração e com entrada livre.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove, na próxima terça-feira 8 de julho, pelas 16h00, no auditório do Museu de Artes Decorativas, em Viana do Castelo, uma sessão pública de esclarecimento sobre as oportunidades de financiamento disponíveis no âmbito da 3.ª Prioridade do Programa Mar 2030, com especial destaque para os avisos lançados pelo Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro do Litoral Norte.
Foi oficialmente entregue na EB1 de Abelheira, em Viana do Castelo, o mural artístico concebido e executado pelos estudantes do 1.º ano do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra, que ocupa três paredes, num total de cerca de 16 metros, foi desenvolvida ao longo de vários meses no âmbito da unidade curricular de Atelier de Artes Plásticas – Vertente Pintura.
Um jovem de 25 anos foi detido quando circulava em contramão na Autoestrada 3 (A3), no concelho de Famalicão, com uma taxa de álcool no sangue de 1,59 (g/l).