A Krisálida volta a dar vida ao concelho de Caminha com a XI edição da MALUGA – Festa da Marioneta Luso-Galaica, que decorre entre 31 de maio e 8 de junho de 2025. Num ambiente de festa e partilha cultural, o festival celebra também o Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, com uma programação intensa e intergeracional, pensada para todos os públicos.
Reconhecida como uma referência única na região do Alto Minho, a MALUGA afirma-se como um espaço privilegiado de promoção da arte da marioneta e das formas animadas, acolhendo espetáculos de rua e de sala, oficinas criativas, exposições, jogos e atividades lúdicas que aliam tradição, inovação e inclusão.
A edição de 2025 destaca-se pela diversidade artística e pelo envolvimento de companhias portuguesas e galegas que espelham a vitalidade do universo da marioneta contemporânea. Durante os dois fins de semana do festival, o público poderá assistir aos espetáculos de 10 companhias, sendo 3 delas internacionais. O Paporrubio (Lalín), Baal17 & Alma d’Arame (Serpa/Montemor-o-Novo), Marionetas Rui Sousa (Santa Maria da Feira), Chão de Oliva (Sintra), Teatro Art’Imagem (Maia), Pérez & Fernández (A Coruña), Teatro e Marionetas de Mandrágora (Espinho), Pedras de Cartón (Santiago de Compostela) e Leirena Teatro (Leiria).
A par da programação pública, o festival reforça o seu eixo educativo com apresentações exclusivas para as escolas do Concelho, promovendo a marioneta como ferramenta pedagógica e de desenvolvimento social. Participam nesta vertente mais 4 companhias: Esquiva (Porto), Krisálida (Caminha), Alma d’Arame (Montemor-o-Novo) e a Urze Teatro (Vila Real).
Entre os destaques paralelos da programação está a exposição “MALUGÕES”, que apresenta cabeçudos originais criados por alunos do 1.º ano do CTeSP em Intervenção Educativa em Creche, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A mostra resulta de um processo formativo que cruza expressão plástica, património cultural e intervenção educativa.
Este ano, a MALUGA estende as suas fronteiras com uma parceria inédita com o Município de Esposende, levando ao concelho vizinho 2 espetáculos e uma oficina de construção de marionetas.
Mais do que um festival, a MALUGA é um ponto de encontro entre culturas, linguagens e gerações. Um espaço onde a poesia visual das marionetas serve como catalisador de reflexão, diálogo e identidade.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.
Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.