A Krisálida volta a dar vida ao concelho de Caminha com a XI edição da MALUGA – Festa da Marioneta Luso-Galaica, que decorre entre 31 de maio e 8 de junho de 2025. Num ambiente de festa e partilha cultural, o festival celebra também o Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, com uma programação intensa e intergeracional, pensada para todos os públicos.
Reconhecida como uma referência única na região do Alto Minho, a MALUGA afirma-se como um espaço privilegiado de promoção da arte da marioneta e das formas animadas, acolhendo espetáculos de rua e de sala, oficinas criativas, exposições, jogos e atividades lúdicas que aliam tradição, inovação e inclusão.
A edição de 2025 destaca-se pela diversidade artística e pelo envolvimento de companhias portuguesas e galegas que espelham a vitalidade do universo da marioneta contemporânea. Durante os dois fins de semana do festival, o público poderá assistir aos espetáculos de 10 companhias, sendo 3 delas internacionais. O Paporrubio (Lalín), Baal17 & Alma d’Arame (Serpa/Montemor-o-Novo), Marionetas Rui Sousa (Santa Maria da Feira), Chão de Oliva (Sintra), Teatro Art’Imagem (Maia), Pérez & Fernández (A Coruña), Teatro e Marionetas de Mandrágora (Espinho), Pedras de Cartón (Santiago de Compostela) e Leirena Teatro (Leiria).
A par da programação pública, o festival reforça o seu eixo educativo com apresentações exclusivas para as escolas do Concelho, promovendo a marioneta como ferramenta pedagógica e de desenvolvimento social. Participam nesta vertente mais 4 companhias: Esquiva (Porto), Krisálida (Caminha), Alma d’Arame (Montemor-o-Novo) e a Urze Teatro (Vila Real).
Entre os destaques paralelos da programação está a exposição “MALUGÕES”, que apresenta cabeçudos originais criados por alunos do 1.º ano do CTeSP em Intervenção Educativa em Creche, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A mostra resulta de um processo formativo que cruza expressão plástica, património cultural e intervenção educativa.
Este ano, a MALUGA estende as suas fronteiras com uma parceria inédita com o Município de Esposende, levando ao concelho vizinho 2 espetáculos e uma oficina de construção de marionetas.
Mais do que um festival, a MALUGA é um ponto de encontro entre culturas, linguagens e gerações. Um espaço onde a poesia visual das marionetas serve como catalisador de reflexão, diálogo e identidade.
A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.