Logo
Nacional

“Dar sangue não deve ser visto como uma obrigação, mas sim com um ato de grande altruísmo”

22 Março, 2023 | 15:43
Partilhar
Isabel Marques
2 min. leitura

Alberto Mota, presidente da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) diz que é necessário continuar um trabalho "junto dos mais novos e das escolas" para incentivar a dávida de sangue regular. A partilha foi feita numa altura em que se aproxima a comemoração do Dia Nacional do Dador de Sangue, 27 de março. 

O presidente da Fepodabes alertou que todos os dias são necessários cerca de “um milhar de unidades de sangue” e que embora os números de 2021 demonstrem “uma nova esperança” no que toca aos 35 mil novos dadores “é necessário continuar este trabalho junto dos mais novos e das escolas”.

“O ato de dar sangue não deve ser visto como uma obrigação, mas sim com um ato de grande altruísmo que merece ser festejado. Assim, o Dia Nacional do Dador de Sangue é um dia em que devemos homenagear todos aqueles que, com a sua dádiva, contribuem para que seja possível salvar mais vidas”, sublinhou.

Como entidade que representa 82 associações locais de dadores de sangue, a Fepodabes ambiciona um movimento unido em torno da autossuficiência do sangue e de uma resposta positiva nos momentos mais difíceis. “É possível compatibilizar esses objetivos e continuar a ter uma dádiva de sangue segura, cumprindo escrupulosamente as normas e diretivas nacionais e europeias”, realçou Alberto Mota.

“Quando há 41 anos a Fepodabes foi fundada, os desafios eram terminar com a dádiva de sangue dirigida e renumerada, com o aproveitamento total da dádiva de sangue e com a não discriminação na dádiva de sangue devido à orientação sexual dos dadores”, esclareceu. Hoje, “lutamos pelo reconhecimento e fortalecimento do papel do Dador de Sangue e do papel das Associações /Grupos e Núcleos de Dadores de Sangue, as quais asseguram tarefas e missões que as próprias entidades estatais, que têm competência nesta área, não conseguem assegurar”, contou o presidente da Fepodabes.

No que toca ao papel do dador de sangue, Alberto Mota referiu ainda que “é importante que o 27 de março não se resuma a apenas um dia, mas sim a estender esse espírito a todos os outros dias do ano. E, isso passa por dizer um obrigado permanente, que se traduza numa capacidade de resposta para fazer colheitas de sangue em todo o país, no direito à isenção das taxas moderadoras, no direito à dispensa laboral sem perda de direitos no dia da dádiva e no acesso mais rápido no atendimento do Serviço Nacional de Saúde”.

A Fepodabes é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver uma atividade no âmbito da solidariedade social e humanitária no campo da dádiva benévola do sangue, promovendo a difusão da dádiva junto da população. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.