O Bispo diocesano presidiu à missa crismal, que decorreu na Sé de Viana do Castelo, e convidou os sacerdotes a serem “anunciadores de uma Boa Nova aos pobres”, afirmando que “ser pioneiro” é a sua missão.
Na homilia, D. João Lavrador lembrou “a dispersão” a que todos estão sujeitos, “motivada por diversos factores, externos e internos” e que “afastou a cultura progressivamente de Deus”, defendendo que “urge empenho numa verdadeira evangelização”.
“Estamos num tempo que nos exige um verdadeiro discernimento através da escuta do Espírito, provoca a renovação da nossa mente e motiva-nos para definirmos os nossos critérios pela fonte inspiradora que é o Evangelho de Jesus Cristo. Neste sentido, exige-nos um redobrado esforço para sairmos de nós próprios, dos nossos interesses individuais, dos contágios do mundo e das suas ideologias para nos convertemos inteiramente a Jesus Cristo que nos convida ao despojamento total para nos afundarmos da Graça de Deus”, referiu.
Recordando as palavras do Papa Francisco, o prelado salientou ainda que a crise é “uma oportunidade preciosa” para “sacudir, questionar e mudar”. “O que é que a crise nos mostra”, questionou, propondo uma conversão eclesial. “Nunca é demais assumirmos este critério evangélico que antes de ser para os outros é necessariamente para nós, ser pobre”, salientou, concluindo: “Que ao renovarmos as nossas promessas sacerdotais imploremos do Bom Pastor que, na alegria e na esperança, nos torne verdadeiramente testemunhas da beleza do sacerdócio, de modo a que seja abertura de caminho vocacional para os jovens da nossa Diocese”.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.