O Bispo diocesano presidiu à missa crismal, que decorreu na Sé de Viana do Castelo, e convidou os sacerdotes a serem “anunciadores de uma Boa Nova aos pobres”, afirmando que “ser pioneiro” é a sua missão.
Na homilia, D. João Lavrador lembrou “a dispersão” a que todos estão sujeitos, “motivada por diversos factores, externos e internos” e que “afastou a cultura progressivamente de Deus”, defendendo que “urge empenho numa verdadeira evangelização”.
“Estamos num tempo que nos exige um verdadeiro discernimento através da escuta do Espírito, provoca a renovação da nossa mente e motiva-nos para definirmos os nossos critérios pela fonte inspiradora que é o Evangelho de Jesus Cristo. Neste sentido, exige-nos um redobrado esforço para sairmos de nós próprios, dos nossos interesses individuais, dos contágios do mundo e das suas ideologias para nos convertemos inteiramente a Jesus Cristo que nos convida ao despojamento total para nos afundarmos da Graça de Deus”, referiu.
Recordando as palavras do Papa Francisco, o prelado salientou ainda que a crise é “uma oportunidade preciosa” para “sacudir, questionar e mudar”. “O que é que a crise nos mostra”, questionou, propondo uma conversão eclesial. “Nunca é demais assumirmos este critério evangélico que antes de ser para os outros é necessariamente para nós, ser pobre”, salientou, concluindo: “Que ao renovarmos as nossas promessas sacerdotais imploremos do Bom Pastor que, na alegria e na esperança, nos torne verdadeiramente testemunhas da beleza do sacerdócio, de modo a que seja abertura de caminho vocacional para os jovens da nossa Diocese”.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.