O Bispo diocesano presidiu à missa crismal, que decorreu na Sé de Viana do Castelo, e convidou os sacerdotes a serem “anunciadores de uma Boa Nova aos pobres”, afirmando que “ser pioneiro” é a sua missão.
Na homilia, D. João Lavrador lembrou “a dispersão” a que todos estão sujeitos, “motivada por diversos factores, externos e internos” e que “afastou a cultura progressivamente de Deus”, defendendo que “urge empenho numa verdadeira evangelização”.
“Estamos num tempo que nos exige um verdadeiro discernimento através da escuta do Espírito, provoca a renovação da nossa mente e motiva-nos para definirmos os nossos critérios pela fonte inspiradora que é o Evangelho de Jesus Cristo. Neste sentido, exige-nos um redobrado esforço para sairmos de nós próprios, dos nossos interesses individuais, dos contágios do mundo e das suas ideologias para nos convertemos inteiramente a Jesus Cristo que nos convida ao despojamento total para nos afundarmos da Graça de Deus”, referiu.
Recordando as palavras do Papa Francisco, o prelado salientou ainda que a crise é “uma oportunidade preciosa” para “sacudir, questionar e mudar”. “O que é que a crise nos mostra”, questionou, propondo uma conversão eclesial. “Nunca é demais assumirmos este critério evangélico que antes de ser para os outros é necessariamente para nós, ser pobre”, salientou, concluindo: “Que ao renovarmos as nossas promessas sacerdotais imploremos do Bom Pastor que, na alegria e na esperança, nos torne verdadeiramente testemunhas da beleza do sacerdócio, de modo a que seja abertura de caminho vocacional para os jovens da nossa Diocese”.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.