Na homilia da celebração de Domingo de Ramos, D. João Lavrador referiu que a semana santa reflete o itinerário pessoal e comunitário que os discípulos foram obrigados a fazer diante de Jesus. O Bispo de Viana do Castelo apresentou, por isso, a Semana Santa como um percurso de transformação com ecos na vida diária.
“Que transformação queremos para a nossa vida? Meramente superficial? Cheia de preconceitos? Reduzida ao tempo e à história?”, questionou.
“Hoje, falta-nos um mundo novo. Falta-nos convivência. Precisamos de olhar para o drama do outro. Precisamos de passar de escravos a amigos”, afirmou.
“Jesus caminhou dentro da humanidade. Nós não podemos fazer de outro modo. O amor caminha para o esplendor. Mas não prescinde da vida comum”, reconheceu.
No final da reflexão, D. João relembrou que “a Humanidade tem direito à esperança” e convidou a que a Semana Santa seja a possibilidade de “transformar uma humanidade desiludida, sem magia, mas através da realidade”.
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.