Na homilia da celebração de Domingo de Ramos, D. João Lavrador referiu que a semana santa reflete o itinerário pessoal e comunitário que os discípulos foram obrigados a fazer diante de Jesus. O Bispo de Viana do Castelo apresentou, por isso, a Semana Santa como um percurso de transformação com ecos na vida diária.
“Que transformação queremos para a nossa vida? Meramente superficial? Cheia de preconceitos? Reduzida ao tempo e à história?”, questionou.
“Hoje, falta-nos um mundo novo. Falta-nos convivência. Precisamos de olhar para o drama do outro. Precisamos de passar de escravos a amigos”, afirmou.
“Jesus caminhou dentro da humanidade. Nós não podemos fazer de outro modo. O amor caminha para o esplendor. Mas não prescinde da vida comum”, reconheceu.
No final da reflexão, D. João relembrou que “a Humanidade tem direito à esperança” e convidou a que a Semana Santa seja a possibilidade de “transformar uma humanidade desiludida, sem magia, mas através da realidade”.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.