O bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador escreveu uma mensagem à comunidade, a propósito dos Incêndios que ocorrem em todo o distrito.
Ano a pós ano, deparamo-nos sempre com a mesma tragédia motivada pelos incêndios. São imagens que nos impressionam vindas de várias regiões do país e mesmo do estrangeiro, mas quando toca a pessoas que conhecemos ou a povoações que fazem parte da nossa relação, a dor é mais intensa e a preocupação torna-se mais forte.
No distrito de Viana do Castelo e no espaço geográfico da diocese de Viana do Castelo, foram vários os municípios que foram atingidos pela força do fogo devorador. Contudo, no presente, foi a região do Lindoso, no município de Ponte da Barca que revelou maior preocupação e que causou maior destruição.
A minha primeira palavra dirige-se para as pessoas atingidas pelos incêndios, na maioria idosas, para lhes expressar a minha solidariedade e, através das estruturas paroquiais e diocesanas, disponibilizar a ajuda que careçam.
Faço o apelo à Cáritas diocesana e aos núcleos de Cáritas mais perto das zonas atingidas que desenvolvam os esforços necessários para prestar socorro e ajuda às populações atingidas. Certamente que a comunidade paroquial se esforçará por prestar o auxilio a quem dele necessita e disponibilizará os espaços para o acolhimento das pessoas que a eles recorram.
Apresento a minha palavra de apreço e gratidão às Corporações de Bombeiros que abnegadamente combatem o fogo que se alastra nas povoações e que o enfrentam com a coragem de quem não poupa a sua vida para salvar a vida e os bens do próximo. Igualmente uma palavra de estimulo e reconhecimento pelo trabalho incansável da Protecção Civil, das Forças de Segurança e dos Autarcas.
A floresta é um bem de todos e a todos e cada um compete defendê-la.
Quem visiona os rostos doloridos das pessoas que veem as suas vidas e os seus bens ameaçados deve reflectir sobre as atitudes, valores e opções que norteiam a sua conduta.
Há uma educação cívica a empreender com coragem e com persuasão de modo a alterarmos os comportamentos sociais e nos reconhecermos cada vez mais uma única humanidade a viver numa verdadeira fraternidade.
Apelo a que todos cumpramos as determinações que nos são oferecidas pelas autoridades competentes para minimizarmos os efeitos climatéricos.
Peço aos párocos e demais agentes pastorais que junto das comunidades cristãs apelem e sensibilizem para a prevenção dos incêndios e para a ajuda a dar em caso que estes aconteçam.
Este combate exige o esforço e a participação de todos.
+ João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.