Logo
Regional

D. João Lavrador: “(…) a dignidade não tem de ser de grandes custos”

2 Fevereiro, 2023 | 21:14
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A propósito das recentes polémicas em volta do custo do palco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, D. João Lavrador, bispo de Viana do Castelo, considerou que existe uma certa “guerrilha partidária” e uma “mistura” entre a igreja e os protocolos. A opinião do bispo foi partilhada durante um encontro com jornalistas, esta quinta-feira, que decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, e que teve como intuito o de apresentar a mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

D. João Lavrador considerou que “É natural que os custos sejam escrutinados no público. Porquê? Porque isto envolve dinheiros públicos. Temos todo o direito de saber o que se está a passar. Isso acho normal… Isso não quer dizer que depois não haja alguma disputa, aproveitamento, mas isso já são outros casos. Já se sabe que existe aqui uma certa guerrilha partidária… O facto de a Câmara de Lisboa ter mudado e o próprio coordenador das jornadas ser de outro partido acaba por influenciar… Não me venham com histórias”, exemplificando ainda, com a cidade de Madrid que acolheu a JMJ em 2011.

“Eu estive em Madrid e o palco não era nada disto e celebrou-se muito bem. Os bispos e os cantores não têm de estar empoleirados lá em cima… Em Madrid era um palco relativamente simples, baixo e o próprio altar era normal”, recordou, afirmando que à igreja só competia informar de que o papa precisava de um altar com dignidade.

“Agora se a Câmara queria de uma maneira e o arquiteto queria de outra já é outro caso… A igreja tem de ter a consciência de que tem de ser simples, sóbria, sem estes grandes aparatos. Ela tem de dar o exemplo nesse sentido…”, relembrou ainda o bispo de Viana. “Em termos de protocolo é outra coisa. Isso tem de ficar bem definido para que não se faça uma mistura entre a igreja e os protocolos”, referiu. “O altar para uma celebração da eucaristia tem de ter dignidade, mas a dignidade não tem de ser de grandes custos”, sugeriu D. João Lavrador.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.

Regional 24 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra hoje o Natal com “Moscatel e Banana” no centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.

Nacional 24 Dezembro, 2025

APIC alerta para riscos cardíacos no Natal e apela à moderação nos excessos festivos

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Pai Natal

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.

Nacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Bolo Rei

O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.

Regional 24 Dezembro, 2025

F-16M da Força Aérea sobrevoam Viana do Castelo para desejar Feliz Natal

Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.

Nacional 24 Dezembro, 2025

GNR regista mais de seis mil infrações na Operação Natal e Ano Novo 2025/2026

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.