Logo
Regional

D. João Lavrador: “(…) a dignidade não tem de ser de grandes custos”

2 Fevereiro, 2023 | 21:14
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A propósito das recentes polémicas em volta do custo do palco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, D. João Lavrador, bispo de Viana do Castelo, considerou que existe uma certa “guerrilha partidária” e uma “mistura” entre a igreja e os protocolos. A opinião do bispo foi partilhada durante um encontro com jornalistas, esta quinta-feira, que decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, e que teve como intuito o de apresentar a mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

D. João Lavrador considerou que “É natural que os custos sejam escrutinados no público. Porquê? Porque isto envolve dinheiros públicos. Temos todo o direito de saber o que se está a passar. Isso acho normal… Isso não quer dizer que depois não haja alguma disputa, aproveitamento, mas isso já são outros casos. Já se sabe que existe aqui uma certa guerrilha partidária… O facto de a Câmara de Lisboa ter mudado e o próprio coordenador das jornadas ser de outro partido acaba por influenciar… Não me venham com histórias”, exemplificando ainda, com a cidade de Madrid que acolheu a JMJ em 2011.

“Eu estive em Madrid e o palco não era nada disto e celebrou-se muito bem. Os bispos e os cantores não têm de estar empoleirados lá em cima… Em Madrid era um palco relativamente simples, baixo e o próprio altar era normal”, recordou, afirmando que à igreja só competia informar de que o papa precisava de um altar com dignidade.

“Agora se a Câmara queria de uma maneira e o arquiteto queria de outra já é outro caso… A igreja tem de ter a consciência de que tem de ser simples, sóbria, sem estes grandes aparatos. Ela tem de dar o exemplo nesse sentido…”, relembrou ainda o bispo de Viana. “Em termos de protocolo é outra coisa. Isso tem de ficar bem definido para que não se faça uma mistura entre a igreja e os protocolos”, referiu. “O altar para uma celebração da eucaristia tem de ter dignidade, mas a dignidade não tem de ser de grandes custos”, sugeriu D. João Lavrador.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Fevereiro, 2026

Juan Carballo celebra 20 anos de carreira em Viana do Castelo

O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).

Nacional 19 Fevereiro, 2026

Curso Online Explora o Nascimento da Democracia Portuguesa

A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 19 Fevereiro, 2026

Valença lança ciclo de formações gratuitas para empresários e profissionais

O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.

Nacional 19 Fevereiro, 2026

“Tratar o cancro por tu” chega a Viana do Castelo com foco na prevenção e rastreios

A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.

Nacional 19 Fevereiro, 2026

Famílias portuguesas gastam até 93% do rendimento com habitação

Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.

Regional 19 Fevereiro, 2026

Ponte de Lima lança oficina criativa para crianças no Museu do Brinquedo Português

O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.

Internacional 19 Fevereiro, 2026

Governo aprova criação da “Eurocidade do Minho”

O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.