Logo
Regional

‘Cutting Through Rocks’ vence melhor longa-metragem internacional

4 Agosto, 2025 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Festival Internacional de Documentário de Melgaço distinguiu a obra 'Cutting Through Rocks', de Sara Khaki e Mohammadreza Eyni, com o prémio Jean-Loup Passek para melhor longa-metragem internacional, anunciou a organização.

Na 11.ª edição do MDOC, a melhor curta ou média-metragem foi atribuída a ‘Al Basateen’, de Antoine Chapon, e a portuguesa Cláudia Varejão foi distinguida com o prémio de melhor documentário português pela obra “Kora”, sobre mulheres refugiadas a viver em Portugal.

“Entre 28 de julho e 03 de agosto, o júri teve a oportunidade de apreciar as 16 curtas e médias-metragens e 17 longas-metragens (28 foram estreias nacionais)”, refere a organização em comunicado.

No filme que recebeu o prémio Jean-Loup Passek para melhor documentário internacional, a dupla Sara Khaki e Mohammadreza Eyni conta a história de Sara Shahverdi, a primeira vereadora eleita de uma aldeia iraniana, que tenta quebrar as tradições patriarcais ao ensinar raparigas adolescentes a andar de mota e acabar com casamentos infantis.

“Um testemunho poderoso revelador das diferentes camadas de resistência e transformação no Irão contemporâneo em constante tensão geopolítica e social”, descreve a organização.

A dinamarquesa Birgitte Stærmose recebeu a menção honrosa nesta categoria, com “Afterwar”, um “projeto tocante” filmado ao longo de 15 anos e que acompanhou um grupo de crianças “desde o tempo em que vendiam cigarros e amendoins nas ruas de Pristina (Kosovo) até à sua vida adulta”.

Em ‘Al Basateen’, distinguido com a melhor curta ou média-metragem, Antoine Chapon partilha as memórias de dois antigos moradores do distrito de Basateen al-Razi (Síria), cujos pomares foram arrasados como castigo pela revolta da população contra o regime.

O júri oficial da 11.ª edição do festival foi composto por Jurek Sehrt, Noé Mendelle, Paulo Portugal, Renata Ferraz e Sandra Ruesga.

O prémio FIPRESCI, concedido por críticos de cinema da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica, foi atribuído ao filme ‘My Memory is Full of Ghosts’ de Anas Zawahri, que conquistou também o Prémio D. Quixote, da Federação Internacional de Cineclubes, para Melhor Filme.

Na categoria de melhor curta-metragem, o Prémio D. Quixote foi atribuído à obra ‘Beneath Which Rivers Flow’, de Ali Yahya.

Segundo a organização, o festival contou, este ano, com mais de 4.500 espectadores e a presença de mais de 15 realizadores e produtores.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira investe quatro milhões em água e saneamento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.

Regional 10 Novembro, 2025

IPVC lidera projeto nacional para preservar maçãs do Minho

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.

Nacional 10 Novembro, 2025

Ordem dos Médicos Veterinários propõe 12 medidas ao Orçamento de 2026 para proteger animais e saúde pública

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.

Regional 10 Novembro, 2025

Sapadores Florestais do Alto Minho recebem 135 motorroçadoras

As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Cultura 9 Novembro, 2025

Ballet Contemporâneo encanta Paredes de Coura

Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.

Desporto 9 Novembro, 2025

Atlético dos Arcos assume liderança da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.

Desporto 9 Novembro, 2025

Távora mantém liderança na Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.