A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) recebe nos dias 9, 10 e 11 de novembro as IV Jornadas de Investigação – Ciência aberta | Ciência cidadã – de olhos postos na sociedade”, promovidas pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), em parceria com o Município de Viana.
Trata-se da primeira vez que estas jornadas ocorrem no Alto Minho, motivo que deixa a subdiretora da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo e membro da Comissão Científica destas jornadas, Manuela Cerqueira, “satisfeita”. “Ao longo dos três dias serão apresentados estudos de investigação, práticas e conhecimentos sobre os cuidados paliativos, em que a tónica será a divulgação da importância destes cuidados na qualidade de vida de quem os recebe”, realçou.
Durante as IV Jornadas será feito um trabalho em rede, com palestrantes nacionais e internacionais, centrado na continuidade da investigação em cuidados paliativos e na sua importância para quem os recebe. “Devemos estar particularmente atentos a esta temática, porque o aumento da esperança média de vida vem associado a algumas comorbidades e os cuidados paliativos exigem formação específica”, acrescentou Manuela Cerqueira.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.