A Cruz Vermelha Portuguesa vai ter uma campanha de recolha de alimentos a decorrer no próximo fim de semana, a partir de sexta-feira, para "reforçar a sua capacidade de resposta aos pedidos de apoio".
Em comunicado, a organização explica que se trata de uma nova campanha Vale+, depois de em março ter angariado, tanto em vales como em produtos, o suficiente para doar quase 149 mil refeições.
Desta vez, a campanha de recolha decorre entre os dias 12 e 26 de julho, em 597 grandes superfícies de todo o país.
“Neste período, será possível realizar uma doação em caixa, através da aquisição de vales monetários ou alimentares (que se traduzem em arroz, atum, esparguete, grão-de-bico e salsichas)”, lê-se no comunicado, que acrescenta que os supermercados Pingo Doce, El Corte Inglés, Auchan, Mercadona e E.Leclerc são parceiros na iniciativa.
Concretamente nos fins de semana 13 e 14, 20 e 21 de julho haverá recolha de bens de primeira necessidade com a presença de voluntários.
A organização destaca que tem presença em todo o território nacional, “onde desenvolve programas sociais que visam mitigar as vulnerabilidades das pessoas e famílias, proporcionando-lhes refeições dignas e equilibradas, auxiliando no pagamento de despesas básicas, como rendas de casa, luz, água e até despesas médicas”.
“Através de um acompanhamento individual, a CVP procura a capacitação de quem apoia, de forma a quebrar o ciclo de pobreza e ajudar a reconstruir as suas vidas de forma mais sustentável”, acrescenta.
Citado no comunicado, o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, António Saraiva, apela à participação e salienta que estas campanhas permitem reforçar a “capacidade de respostas sociais no terreno a famílias em situação vulnerável, pessoas em situação de sem abrigo, migrantes e refugiados”.
A campanha Vale + da Cruz Vermelha Portuguesa já permitiu dar 600 mil refeições a quem mais precisa desde a criação do projeto, em 2021.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.