As crianças que tenham de ser operadas no hospital de Viana do Castelo vão passar a conduzir um carro elétrico até ao bloco cirúrgico, acompanhadas pelos pais, para “minimizar o impacto emocional” da intervenção.
“As crianças têm muito medo da anestesia, das agulhas, dos médicos. Queremos desmistificar o medo do desconhecido, utilizando estratégias já reconhecidas como úteis. É essa a função dos carros elétricos e de um livro do urso Giga, desconstruir a ideia de que a operação é um monstro, mas as crianças não precisam de ter medo porque estamos todos para ajudar”, disse a anestesista Filipa Barbosa.
Filipa explicou que “em vez de serem transportadas numa maca, as crianças vão conduzir os carros elétricos, sempre acompanhados pelos pais, ao bloco operatório e até à sala de operações”.
No bloco operatório, “o circuito do doente pediátrico prevê que um dos pais acompanhe a criança desde a sua chegada até à sala do bloco operatório e, depois da cirurgia, permaneça com a criança no recobro”.
Neste circuito “é importante sensibilizar a equipa multidisciplinar e os pais para a importância das estratégias de distração como meio para redução da ansiedade da criança”.
“Uma das principais preocupações das crianças é o medo da separação dos pais. São entregues a pessoas desconhecidas. Os carros elétricos são uma estratégia de distração desse momento de separação e [para] ajudá-los a ter uma experiência positiva quando vão entrar no bloco operatório. Vão acompanhados pelos pais, numa brincadeira e não como um momento quase solene. Se para um adulto é uma situação que causa nervosismo e ansiedade, para uma criança muito mais”, explicou Filipa Barbosa.
Após a cirurgia, “os pais podem estar com a criança na sala de recuperação da anestesia, outra estratégia de redução do medo e da ansiedade”.
Além dos carros elétricos, oferecidos ao hospital de Santa Luzia por uma empresa, as crianças admitidas para cirurgia vão receber ainda um livro, cuja personagem é um urso gigante. A história “Depois de uma operação o Giga tem uma missão” foi criada pela anestesista Joana Guimarães, autora dos desenhos e grafismos que ilustram o livro.
O Giga “é um urso gigante que foi operado e que conta a sua experiência aos meninos para que não tenham medo porque tudo correu muito bem”.
“O livro é uma preparação para a cirurgia. A história deve ser contada pelos pais para que quando a criança chegar ao bloco operatório já conheça a realidade do bloco. O principal motivo de ansiedade numa criança é o medo do desconhecido”, sublinhou Filipa Barbosa.
O lançamento do livro e a entrega dos dois carros elétricos acontecem no dia 01 de junho, no auditório da ULSAM, no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, para assinalar o Dia Mundial da Criança.
O projeto de melhoria da qualidade e segurança dos cuidados prestados ao doente pediátrico proposto para cirurgia no bloco operatório central da ULSAM começou em janeiro.
O projeto “Qualidade e Segurança em Anestesia Pediátrica” do bloco operatório central da ULSAM “visa associar o conhecimento científico e técnica na área de anestesia do doente pediátrico a estratégias que promovam uma melhoria da qualidade e da segurança nos cuidados em todas as fases perioperatório”.
Viana do Castelo prepara-se para receber este sábado, 18 de outubro, um animado feirão na Praça da República, com a presença da Ronda Típica de Carreço. O evento decorre entre as 10h00 e as 13h00, convidando a comunidade a desfrutar de petiscos típicos e momentos de folclore.
A Biblioteca Municipal de Valença vai acolher, este sábado, 18 de outubro, às 10h30, mais uma sessão do ciclo “Histórias em Família”, com a divertida narrativa “Entra na Caixa Lobo Mau”.
O jornalista vianense, Carlos Enes, é o autor do livro “Dar & Receber – 50 anos no plural”, obra que assinala o meio século de história da plural+udifar, uma das principais cooperativas farmacêuticas portuguesas. O lançamento teve lugar durante o Atlantic Health Wellness Summit, reunindo profissionais do setor e convidados ligados ao cooperativismo e à saúde.
Monção prepara-se para receber, no terceiro fim de semana de outubro, os amantes da gastronomia com uma celebração única do Cordeiro à Moda de Monção, popularmente conhecido como “Foda à Monção”, recentemente distinguido como uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana marcado pela energia do desporto e pelo espírito solidário. Nos dias 18 e 19 de outubro, a cidade acolhe várias atividades e competições em diferentes modalidades, envolvendo clubes locais, atletas e a comunidade.
A Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo foi distinguida com o Prémio Autarquia do Ano 2025, na categoria Economia – Emprego e Qualificação, pela sua contribuição na dinamização e qualificação do setor turístico local.
A freguesia de Azias, em Ponte da Barca, vai acolher, nos dias 17 e 18 de outubro, a terceira edição do Festival da Broa de Milho, promovido pela Associação Vontade e Tradição de Azias. O evento pretende valorizar a tradição gastronómica e o convívio comunitário, tendo como protagonista a emblemática Broa de Milho.