As “Férias Fora de Portas” são atividades de ocupação de tempos livres, com caráter lúdico, cultural e desportivo, promovidas pelo Município de Monção, tendo como destinatárias todas as crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico.
Procuram responder às reais necessidades das famílias no período das pausas letivas, proporcionando às crianças momentos entretidos e divertidos, de forma a fortalecer um sentimento coletivo, reforçar o relacionamento interpessoal e incentivar o gosto pela descoberta.
Depois das férias da Páscoa e do Verão, realizaram-se as Férias do Natal. Tiveram lugar entre 19 e 30 de dezembro, na Escola José Pinheiro Gonçalves, na sede do concelho. Na primeira semana, participaram 112 crianças e, na segunda, 59.
Apesar de limitado pelas condições atmosféricas, o plano de atividades apresentou-se diversificado e enriquecedor. Houve “braçadas” na piscina municipal, “mãos na massa” na cantina da escola, e contacto com a natureza e animais na aldeia de Anhões e no planalto de Santo António de Vale de Poldros, em Riba de Mouro.

As crianças tiveram ainda a oportunidade de “saber mais” sobre a nossa história no Núcleo Museológico “Torre de Lapela”, interagir com os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Monção e visitar o quartel dos bombeiros, aprendendo, um pouco mais, sobre a nobre e humanitária missão dos “soldados da paz”.
“Acompanhei todas as atividades e posso testemunhar o enorme contentamento das crianças. Deixo um agradecimento sentido e profundo a todos que, com dedicação e empenho, proporcionaram a realização destes momentos diferentes e felizes”.

Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.