As “Férias Fora de Portas” são atividades de ocupação de tempos livres, com caráter lúdico, cultural e desportivo, promovidas pelo Município de Monção, tendo como destinatárias todas as crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico.
Procuram responder às reais necessidades das famílias no período das pausas letivas, proporcionando às crianças momentos entretidos e divertidos, de forma a fortalecer um sentimento coletivo, reforçar o relacionamento interpessoal e incentivar o gosto pela descoberta.
Depois das férias da Páscoa e do Verão, realizaram-se as Férias do Natal. Tiveram lugar entre 19 e 30 de dezembro, na Escola José Pinheiro Gonçalves, na sede do concelho. Na primeira semana, participaram 112 crianças e, na segunda, 59.
Apesar de limitado pelas condições atmosféricas, o plano de atividades apresentou-se diversificado e enriquecedor. Houve “braçadas” na piscina municipal, “mãos na massa” na cantina da escola, e contacto com a natureza e animais na aldeia de Anhões e no planalto de Santo António de Vale de Poldros, em Riba de Mouro.

As crianças tiveram ainda a oportunidade de “saber mais” sobre a nossa história no Núcleo Museológico “Torre de Lapela”, interagir com os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Monção e visitar o quartel dos bombeiros, aprendendo, um pouco mais, sobre a nobre e humanitária missão dos “soldados da paz”.
“Acompanhei todas as atividades e posso testemunhar o enorme contentamento das crianças. Deixo um agradecimento sentido e profundo a todos que, com dedicação e empenho, proporcionaram a realização destes momentos diferentes e felizes”.

A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.