Logo
Nacional

Criador de conteúdos digitais, de 31 anos, compra “meia aldeia” em Castro de Laboreiro

6 Março, 2023 | 11:24
Partilhar
Viana TV
4 min. leitura

Um criador de conteúdos e líder de viagens português, seguido por 128 mil pessoas no Instagram, comprou “meia aldeia” em Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço, que conheceu enquanto percorria o Caminho da Geira e dos Arrieiros, para desenvolver um projeto de turismo rural.

“Há muito tempo” que João Amorim, de 31 anos, responsável pela Follow de Sun Travel , queria fazer o Caminho de Santiago, mas procurava um itinerário “diferente do habitual”, porque é fascinado pela natureza, nomeadamente pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), onde costuma caminhar. “Quando descobri o Caminho da Geira e dos Arrieiros percebi que era o ideal para os meus objetivos”, conta o viajante, também fotografo e natural de São João da Madeira, acrescentando que “o desejo de o fazer surgiu há pouco mais de um ano e concretizou-se no verão de 2022”.

Para João Amorim, “foi uma ótima escolha, porque é um caminho muito bonito”, devido, por exemplo, ao PNPG, à Geira Romana e à passagem por Castro Laboreiro “Fomos [João e Marta Durán ] conhecendo pessoas à medida que fazíamos o caminho. Em Covide ficámos em casa de uma senhora muito simpática, em Espanha em casa de um rapaz, porque não havia hotéis disponíveis. Fomos muito bem recebidos e adorámos as pessoas”, destaca.

E foi, precisamente, em Castro Laboreiro que o Caminho da Geira e dos Arrieiros guiou o líder de viagens até ao novo projeto. “Não foi um processo calculado. Decidi parar, ficar um dia para descansar e estar com o Paulo Azevedo, CEO da empresa Montes de Laboreiro , que conhecia, mas não pessoalmente. Eu mostrei interesse em, um dia, comprar uma casa numa serra e ele levou-nos a ver aldeias da região, mas nunca imaginei que iria comprar”, explica João Amorim.

No entanto, a aldeia de Varziela, na União das Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro, ficou-lhe na memória. “Foi um dos sítios que me pareceu mais especial: a proximidade ao rio, lindíssimo, as cascatas, a aldeia em si e a ponte medieval, chamaram muito a minha atenção”, reconhece.

A passagem de ano de 2022 em Castro Laboreiro com os primos, por sua sugestão, acabaria por ser decisiva. O criador de conteúdos queria mostrar-lhes a região e “pôr o olho e ver se existia qualquer coisa interessante à venda”. No último dia do ano encontraram uma casa em Varziela, no dia seguinte telefonaram à proprietária e a meio da primeira semana de 2023 fecharam o negócio.

Entretanto, quando andavam a passear na aldeia viram outra placa a anunciar a venda de uma casa e entraram em contacto com a imobiliária que afixara o anuncio. À venda estava o fundo da aldeia de Varziela, um conjunto de 10/12 casas. “E assim nasceu o projeto Fundo da Aldeia, de um momento para o outro, passámos [João, o pai e um primo] de compradores de uma casa com quatro currais, para compradores de meia aldeia”, refere João Amorim.

O Turismo Rural Fundo da Aldeia está “numa fase muito inicial”. As escrituras foram assinadas na sexta-feira, dia 24 de fevereiro, e a ideia anunciada no domingo seguinte, num vídeo publicado em Follow de Sun Travel . “Agora é preciso fazer o projeto e encontrar as parcerias locais necessárias, sejam pessoas, empresas ou instituições, e avançar o mais rapidamente possível. Numa perspetiva muito positiva, demoraremos meio ano a fazer o projeto e um ano a reabilitar os edifícios”, explica.

A aldeia de Varziela está próximo do Caminho da Geira e dos Arrieiros. Por isso, uma das ideias de João Amorim “é criar um albergue, com 6/10 camas”, a instalar paralelamente “às coisas de topo e preços correspondentes à qualidade” do projeto a desenvolver. Neste sentido, o Turismo Rural Fundo da Aldeia “pode colmatar um pouco a falta de locais para ficar na zona de Castro Laboreiro”, adianta.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela Homem. Nos últimos seis anos foi percorrido por mais de três mil peregrinos, um terço dos quais em 2022;  sobretudo de Portugal e Espanha, mas também de Itália, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Ucrânia, Rússia, Polónia, Brasil, EUA, Austrália ou Países Baixos.

Este itinerário foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021), e foi um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

O percurso tem 240 quilómetros e destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 20 Novembro, 2025

GNR sinaliza mais de 43 mil idosos em situação de vulnerabilidade no país

A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.

Desporto 20 Novembro, 2025

Eurocidade Urban Trail Night aproxima-se do recorde histórico de inscritos

As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.

Cultura 20 Novembro, 2025

Debate sobre censura e liberdade artística marca Festival de Teatro de Viana do Castelo

Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.

Regional 20 Novembro, 2025

Ponte de Lima entre os municípios com melhor eficiência financeira do país

Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.

Regional 20 Novembro, 2025

Comédias do Minho levam oficinas de teatro a Paredes de Coura para reforçar inclusão social

As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.

Música 20 Novembro, 2025

Ponte da Barca afirma-se como território de música e formação artística

O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.

Desporto 20 Novembro, 2025

Vianense Matilde Silva estreia-se pela Seleção Nacional Sub-15 feminina

A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.