A criação artística de Patrícia Oliveira foi selecionada para integrar o arquivo público do Corning Museum of Glass, em Nova Iorque, EUA, um dos mais prestigiados museus dedicados ao vidro, apresentando a maior coleção do mundo de obras em vidro contemporâneo, executadas nas últimas quatro décadas.
No âmbito do projeto “Amar o Minho”, promovido pelo consórcio Minho In, a artista monçanense Patricia Oliveira, concebeu a obra 𝘗𝘦𝘯𝘵𝘦𝘧𝘶𝘴𝘰 (2022), localizada num espaço público de Cabeceiras de Basto.
Na página pessoal do Facebook, a escultora não escondeu a satisfação: “Tenho muito orgulho nesta obra e na equipa de trabalho que esteve envolvida na sua conceção, assim como na curadora Helena Mendes Pereira que arriscou comigo, através do projeto “Amar o Minho”, do Consórcio Minho In, em conjunto com o Município de Cabeceiras de Basto”.
Mestre em escultura, Patrícia Oliveira é docente na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho. Natural da freguesia de Cambeses, os seus trabalhos “passaram” por espaços emblemáticos e certames de arte de várias localidades da Península Ibérica.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.