ACP - Comboios de Portugal alertou este sábado para "perturbações significativas" na circulação de comboios, a nível nacional, na próxima quarta-feira, devido à greve convocada para esse dia pelos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP).
Em comunicado, a CP realçou que as perturbações, devido à greve de trabalhadores da empresa que faz a gestão da infraestrutura ferroviária, podem afetar os serviços já na terça-feira, dia 8 de janeiro, e também na quinta-feira, dia 11.
A CP assegurou que quem já adquiriu bilhetes dos comboios Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional terá direito ao reembolso total do valor ou a sua troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e classe.
Caso sejam decretados serviços mínimos para a greve, esta informação será atualizada, acrescentou.
Os trabalhadores da IP realizaram já uma greve intercalada de dois dias na passada semana, para a qual foram decretados serviços mínimos.
A paralisação esteve relacionada com as condições de trabalho e vencimentos da profissão, e abrangeu os trabalhadores de operação, comando, controlo, informação, gestão de circulação e conservação ferroviária, segundo a Aprofer – Associação Sindical dos Profissionais do Comando e Controlo Ferroviário.
A greve suprimiu 781 comboios, de 1.088 programados (71,8% suprimidos), entre as 00:00 e as 19:00 de quarta-feira, segundo dia de paralisação, e 798 comboios, de um total de 1.086 estimados, entre as 00:00 e as 19:00 de terça-feira, primeiro dia de greve, segundo a CP.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.