Cozinheiras das escolas do pré-escolar e 1.º Ciclo de Viana do Castelo receberam formação para aprenderem dicas e truques na confeção de receitas, incentivando os mais novos ao consumo de refeições 100% vegetais, equilibradas, saborosas e sustentáveis.
Promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em articulação com a Escola de Hotelaria de Viana do Castelo, a iniciativa, que envolveu cerca de 20 cozinheiras, decorreu nas instalações da EHTP, inserindo-se no plano de formação do pessoal ao serviço das cantinas escolares do município.
Recorde-se que o Município lançou este ano letivo a 2ª edição do “Desafio Super S”, que chegou a 1.000 estudantes das escolas do primeiro ciclo de ensino básico e jardins-de-infância da rede pública.
O Município vianense desafia estes estabelecimentos de ensino a aumentarem o consumo de alimentos de origem vegetal, a promoverem lanches saudáveis e sustentáveis e a reduzirem o desperdício. Com estes desafios, pretende-se despertar, desde cedo, nos mais novos, bons hábitos alimentares e a consciência de que esses hábitos são determinantes para o futuro desta e das próximas gerações.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.