O 'Cozido à Moda de Coura' vai à mesa este fim de semana, 16 e 17 de novembro, em sete restaurantes de Paredes de Coura, que elegeram este suculento e saboroso prato courense como a mais nobre das iguarias para estes dias mais frios e que aconselham à comidinha de conforto.
O Barbaças, Romântica, Albergaria, Miquelina, Xisto, Os Mouras e Merendas são os sete restaurantes aderentes a esta iniciativa inserida nos Domingos Gastronómicos promovidos pelo Município, e à qual se juntam muitas outras iniciativas para também reconfortar o espírito como são o novo circo proposto por ‘Kairós’, integrando a Rede Internacional La Nuit du Cirque, mas também a apresentação do documentário “Aquilino, a casa e o sopro de deus”, por João Pedro Marnoto, na Casa Grande de Romarigães.
Os tocadores e dançarinos também são bem-vindos à Roda de Coura com Tocadores de Concertina, complementando este fim de semana gastronómico com outras iniciativas que trazem por estes dias maior animação e procura por esta bonita vila no coração do Alto Minho.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.