A 11.ª edição da S. Silvestre de Viana do Castelo CLS, organizada pela EDV Xlife em parceria com a Câmara Municipal, já ultrapassou todos os recordes de participantes, com mais de 2200 pessoas a fazer o percurso pelo centro histórico.
Apresentada hoje em conferência de imprensa, a prova demonstra, nas palavras do vereador do Desporto, Ricardo Rego, o aumento do número de atletas federados e não federados nos clubes de Viana do Castelo.
Esta edição S. Silvestre de Viana do Castelo é, de acordo com Aires Rocha da organização, uma prova de recordes, com 2.200 inscritos a fazer o percurso de duas voltas de cinco quilómetros. “A mudança de data favoreceu o número de inscritos e desta forma estamos a apoiar o comércio local”, referiu, sublinhando que as inscrições estão abertas até ao próximo domingo.
A prova apresenta algumas “surpresas” como sorteios e uma festa pós corrida – a S. Silvestre Party – no final da prova para “dinamizar a cidade e aliar o desporto ao convívio”, informou ainda Aires Rocha. Já Jorge Pereira, organizador da prova Kids, informou que estão inscritos 200 meninos, que vão fazer provas de 500 metros e um quilómetro. Os valores angariados pela prova desportiva vão reverter para a Íris Inclusiva, e de acordo com o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, são importantes para o trabalho da instituição.
“Provas como esta dão-nos números importantes como o aumento de 15 a 20 por cento de atletas federados em todas as modalidades, sendo que 99,9% dos clubes tiveram um incremento no desporto federado. Mas houve também um aumento do desporto formal informal e estas provas são um barómetro disso mesmo porque também os não federados mostram que este é um concelho dinâmico e vivo”, revelou Ricardo Rego.
O projeto “Nadar em Família”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, celebrou no fim de semana três anos de existência, consolidando-se como uma iniciativa de referência para a prática de atividades aquáticas em família.
A PSP deteve, na última semana, três homens por condução de veículos sem habilitação legal, numa ação de prevenção e combate à criminalidade que decorreu entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo colocou em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), na sequência da deliberação do executivo municipal realizada a 22 de dezembro de 2025.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) mantém o alerta para risco de inundações urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.