A 11.ª edição da S. Silvestre de Viana do Castelo CLS, organizada pela EDV Xlife em parceria com a Câmara Municipal, já ultrapassou todos os recordes de participantes, com mais de 2200 pessoas a fazer o percurso pelo centro histórico.
Apresentada hoje em conferência de imprensa, a prova demonstra, nas palavras do vereador do Desporto, Ricardo Rego, o aumento do número de atletas federados e não federados nos clubes de Viana do Castelo.
Esta edição S. Silvestre de Viana do Castelo é, de acordo com Aires Rocha da organização, uma prova de recordes, com 2.200 inscritos a fazer o percurso de duas voltas de cinco quilómetros. “A mudança de data favoreceu o número de inscritos e desta forma estamos a apoiar o comércio local”, referiu, sublinhando que as inscrições estão abertas até ao próximo domingo.
A prova apresenta algumas “surpresas” como sorteios e uma festa pós corrida – a S. Silvestre Party – no final da prova para “dinamizar a cidade e aliar o desporto ao convívio”, informou ainda Aires Rocha. Já Jorge Pereira, organizador da prova Kids, informou que estão inscritos 200 meninos, que vão fazer provas de 500 metros e um quilómetro. Os valores angariados pela prova desportiva vão reverter para a Íris Inclusiva, e de acordo com o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, são importantes para o trabalho da instituição.
“Provas como esta dão-nos números importantes como o aumento de 15 a 20 por cento de atletas federados em todas as modalidades, sendo que 99,9% dos clubes tiveram um incremento no desporto federado. Mas houve também um aumento do desporto formal informal e estas provas são um barómetro disso mesmo porque também os não federados mostram que este é um concelho dinâmico e vivo”, revelou Ricardo Rego.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.