Após um adiamento forçado alheio à organização, a I Corrida de Reis - Troféu Ponte da Amizade, promovida pela Eurocidade Cerveira-Tomiño (prevista para 11 de janeiro), acontece este domingo, 2 de fevereiro, com a participação de cerca de 200 atletas, portugueses e espanhóis. A prova passa a realizar-se no período da manhã e não ao final da tarde.
Tendo como essência fomentar a igualdade de género no desporto, este evento transfronteiriço conta com o apadrinhamento de uma dupla de atletas reconhecidos: Miguel Ribeiro e Jessara Xavier. Em estreita colaboração com a Pedal’Arte de Vila Nova de Cerveira e a Sociedade Atlética do Trega de Tomiño, o desafio proposto a atletas federados e não federados é de 10kms de atletismo em estrada, nos mais diversos escalões de idade (maiores de 18 anos), em masculino e em feminino. O ponto de partida está marcado para a Av. Ordóñez em Goián (Tomiño), pelas 10h00 (PT) e a meta instalada na Av. dos Pescadores, em Vila Nova de Cerveira.
Enquadrada no projeto 021 – Rede Gov Minho, financiado pelo POCTEP INTERRG V-A, a I Corrida de Reis – Troféu Ponte da Amizade pretende erradicar estereótipos, incentivando à participação igualitária, mostrando que os desafios e os objetivos podem ser alcançados independentemente do género.
De salientar que, durante o processo participativo da Agenda Urbana 2030, a Eurocidade Cerveira-Tomiño detetou um especial interesse na necessidade de coordenar as políticas de igualdade entre homens e mulheres, impulsionando iniciativas que facilitem a conciliação da vida laboral, familiar e pessoal.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou que já tem garantido financiamento comunitário para duas intervenções prioritárias: a recuperação da praia de Moledo e o desassoreamento do rio Minho.
A Senhora do Minho, em Viana do Castelo, foi palco de uma operação de fogo controlado destinada à renovação de pastagens e à gestão preventiva do território. A ação contou com a presença dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que integraram uma vasta equipa de entidades envolvidas na defesa da floresta e na proteção civil.
O Projeto Bem Comum terminou este sábado dois anos de intervenção focada na valorização e gestão sustentável dos baldios do Norte do país, numa sessão realizada na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O encontro reuniu comunidades, autarcas e representantes de entidades públicas, destacando o papel da academia na capacitação local e na criação de soluções aplicadas ao território.