Este domingo de manhã, a Cidade Europeia do Desporto 2023 é palco da 1ª edição da Corrida da Ponte, promovida pelo Clube de Atletismo Olímpico Vianense, em parceria com a Associação de Atletismo de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Serão mais de 1.200 atletas, entre amadores e profissionais, que vão dar o seu melhor no próximo dia 24 de setembro.
Esta é uma prova de 10kms que, na sua primeira edição, acolhe o Campeonato Nacional de Estrada. A corrida decorrerá num circuito entre Viana do Castelo e o Cabedelo, utilizando a centenária Ponte Eiffel, que encerrará provisoriamente ao trânsito para este evento desportivo.
A partida e a chegada acontecem na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra. Às 10h00, tem início o Campeonato Nacional Feminino, às 10h20 o Campeonato Nacional Masculino, seguido da prova aberta.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, referiu que esta é “mais uma prova de referência que acontece no âmbito da Cidade Europeia do Desporto”, frisando que este ano tem sido crucial para “o reforço das relações institucionais com associações, clubes e federações”.
Já o representante do Olímpico Vianense, Fernando Alves, indicou que era ambição do clube, há já muito tempo, lançar uma prova de estrada “e a Cidade Europeia do Desporto foi a oportunidade perfeita”, realçando o “trajeto de enorme beleza que será uma mais-valia para os atletas”.
Também Manuel Domingues, representante da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, assumiu que “com esta prova, fechamos com chave de ouro uma época absolutamente fantástica de atletismo em Viana do Castelo”.
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Paulo Bernardo, indicou que participam nesta primeira Corrida da Ponte 119 clubes, mais de um milhar de atletas e centenas de vianenses.
A Direção do Atlético Clube de Caminha (ACC) manifestou surpresa perante a decisão anunciada, de desistência da equipa sénior Atlético Clube de Caminha – Futebol SDQ do Campeonato da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo.
É hoje que Valença se transforma no paraíso dos chocólatras. A partir das 14h00, as portas da Fortaleza de Chocolate abrem-se para 11 dias de pura magia, aromas irresistíveis de cacau e uma tentação irresistível para miúdos e graúdos. O evento prolonga-se até 8 de dezembro e promete fazer as delícias de todos os visitantes.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realizou uma ação de formação especializada dirigida aos operadores da nova máquina de rastos recentemente adquirida ao abrigo do PRR – Proteção Civil e Gestão Integrada de Riscos.
Um grupo de moradores da freguesia de Santa Marta de Portuzelo contestou na terça-feira, no período aberto ao público da reunião de Câmara de Viana do Castelo, a instalação de uma antena de telecomunicações 5G na Rua Alto Xisto, a cerca de 100 metros de habitações.
O poder dos afetos e da empatia volta a reunir três antigos estudantes da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) com a apresentação do seu mais recente projeto artístico: Amizades inesperadas. O livro, que integra texto, música e ilustração, será oficialmente apresentado esta sexta-feira, às 21h30, no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde.
A cidade de Valença inaugura esta sexta-feira, 28 de novembro, às 18h00, a época natalícia com o tradicional acender das luzes de Natal. O evento terá lugar no Jardim Municipal, onde o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, e vereadores darão início ao espetáculo luminoso que promete iluminar a cidade até 6 de janeiro.
A Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, uma das principais artérias de Viana do Castelo, vai estar condicionada ao trânsito durante grande parte de dezembro e início de janeiro para acolher o Mercado de Natal. A decisão foi aprovada esta terça-feira em reunião de Câmara, com votos contra dos vereadores do PSD/CDS-PP e o apoio do Chega.