Este domingo de manhã, a Cidade Europeia do Desporto 2023 é palco da 1ª edição da Corrida da Ponte, promovida pelo Clube de Atletismo Olímpico Vianense, em parceria com a Associação de Atletismo de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Serão mais de 1.200 atletas, entre amadores e profissionais, que vão dar o seu melhor no próximo dia 24 de setembro.
Esta é uma prova de 10kms que, na sua primeira edição, acolhe o Campeonato Nacional de Estrada. A corrida decorrerá num circuito entre Viana do Castelo e o Cabedelo, utilizando a centenária Ponte Eiffel, que encerrará provisoriamente ao trânsito para este evento desportivo.
A partida e a chegada acontecem na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra. Às 10h00, tem início o Campeonato Nacional Feminino, às 10h20 o Campeonato Nacional Masculino, seguido da prova aberta.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, referiu que esta é “mais uma prova de referência que acontece no âmbito da Cidade Europeia do Desporto”, frisando que este ano tem sido crucial para “o reforço das relações institucionais com associações, clubes e federações”.
Já o representante do Olímpico Vianense, Fernando Alves, indicou que era ambição do clube, há já muito tempo, lançar uma prova de estrada “e a Cidade Europeia do Desporto foi a oportunidade perfeita”, realçando o “trajeto de enorme beleza que será uma mais-valia para os atletas”.
Também Manuel Domingues, representante da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, assumiu que “com esta prova, fechamos com chave de ouro uma época absolutamente fantástica de atletismo em Viana do Castelo”.
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Paulo Bernardo, indicou que participam nesta primeira Corrida da Ponte 119 clubes, mais de um milhar de atletas e centenas de vianenses.
Viana do Castelo recebeu esta semana parceiros internacionais do projeto Brestfr, vindos de Brescia (Itália) e Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), numa masterclass dedicada à sustentabilidade e inovação, realizada a bordo do icónico Navio Gil Eannes.
O tradicional Entrudo Sopeiro volta a marcar o programa de Carnaval em Alto Minho, reunindo a população de todas as freguesias de Paredes de Coura numa celebração que alia gastronomia, convívio e animação cultural.
Ponte de Lima deu na sexta-feira, 13 de fevereiro, um passo importante para o fortalecimento do seu ecossistema empreendedor. O Município e a Startup Portugal, entidade nacional de promoção do empreendedorismo, assinaram um Memorando de Entendimento que estabelece uma parceria estratégica para apoiar startups e scaleups sediadas no concelho.
O Grupo de Voluntariado do Município de Vila Nova de Cerveira – “Grupo De Mãos Dadas” entregou recentemente uma cadeira auto aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, destinada a garantir o transporte seguro de crianças. A aquisição foi possível graças às verbas angariadas em iniciativas solidárias promovidas pelo próprio grupo.
Segundo informação apurada pela Viana TV, a Comissão de Festas da romaria de Nossa Senhora da Agonia, a maior do país, realizada anualmente em agosto em Viana do Castelo, registou recentemente uma alteração na sua liderança.
O núcleo local da Refood de Viana do Castelo organiza, no próximo dia 28 de fevereiro, um jantar solidário no Salão da Junta de Freguesia de Outeiro, a partir das 20h00, para celebrar o nono aniversário da instituição na cidade.
Valença recebeu o workshop “Diálogos que Transformam: Práticas Colaborativas e Humanizadas no Diagnóstico e Intervenção Social”, que reuniu mais de três dezenas de técnicos e profissionais da área social de diversos concelhos do Alto Minho.