Na sequencia da vitória do concurso distrital diocesano, com o Hino escolhido para acompanhar os jovens na cerimónia do Jubileu em Roma, o coro Sementes de Deus está a unir esforços para viajar até ao Vaticano ao som das músicas portuguesas religiosas.
Através de vídeos promocionais com os seus cânticos junto da massa empresarial, o coro vianense pretende angariar fundos para suportar os custos das viagens rumo ao 27.º Jubileu ordinário da história da Igreja, que decorrerá entre os dias 31 de julho a 5 de agosto.
Visto a recetividade dos vianenses e na chieira por ter sido o Hino escolhido, já foram alguns os donativos cedidos ao coro. Porém e tendo em conta o número de pessoas que integra, até finais de julho serão muitas as atividades promovidas.
Criado em 2010, o Coro Sementes de Deus pode ser visto em várias cerimónias como missas, casamentos, batizados, acompanhamento a idosos, etc.
Recorde-se de que foi o Papa Bonifácio VIII quem, em 1300, instituiu o primeiro Ano Santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, cinquentenária e finalmente fixada de 25 em 25 anos.
O último jubileu foi o Ano Santo extraordinário dedicado à Misericórdia, convocado com a Bula “Misericordiae Vultus” do Papa Francisco, cuja coordenação foi também confiada a D. Rino Fisichella. Esse jubileu decorreu de 29 de novembro de 2015, com a abertura antecipada da Porta Santa em Bangui, na República Centro-Africana – no Vaticano, aconteceu a 8 de dezembro, em São Pedro – a 20 de novembro de 2016.
O Hino e o videoclipe serão gravados, pela Pastoral Juvenil, ainda esta semana e prevê-se a sua apresentação para março do ano corrente.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.