Na sequencia da vitória do concurso distrital diocesano, com o Hino escolhido para acompanhar os jovens na cerimónia do Jubileu em Roma, o coro Sementes de Deus está a unir esforços para viajar até ao Vaticano ao som das músicas portuguesas religiosas.
Através de vídeos promocionais com os seus cânticos junto da massa empresarial, o coro vianense pretende angariar fundos para suportar os custos das viagens rumo ao 27.º Jubileu ordinário da história da Igreja, que decorrerá entre os dias 31 de julho a 5 de agosto.
Visto a recetividade dos vianenses e na chieira por ter sido o Hino escolhido, já foram alguns os donativos cedidos ao coro. Porém e tendo em conta o número de pessoas que integra, até finais de julho serão muitas as atividades promovidas.
Criado em 2010, o Coro Sementes de Deus pode ser visto em várias cerimónias como missas, casamentos, batizados, acompanhamento a idosos, etc.
Recorde-se de que foi o Papa Bonifácio VIII quem, em 1300, instituiu o primeiro Ano Santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, cinquentenária e finalmente fixada de 25 em 25 anos.
O último jubileu foi o Ano Santo extraordinário dedicado à Misericórdia, convocado com a Bula “Misericordiae Vultus” do Papa Francisco, cuja coordenação foi também confiada a D. Rino Fisichella. Esse jubileu decorreu de 29 de novembro de 2015, com a abertura antecipada da Porta Santa em Bangui, na República Centro-Africana – no Vaticano, aconteceu a 8 de dezembro, em São Pedro – a 20 de novembro de 2016.
O Hino e o videoclipe serão gravados, pela Pastoral Juvenil, ainda esta semana e prevê-se a sua apresentação para março do ano corrente.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, três propostas de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia, num total de 262.500 euros, durante a reunião ordinária do executivo realizada esta quarta-feira.
A Câmara Municipal de Valença entregou ontem, durante a cerimónia do Feriado Municipal, as Medalhas de Mérito Municipal 2026, reconhecendo o contributo de cidadãos, empresas e associações para o desenvolvimento do concelho e para a projeção de Valença a nível regional e nacional.
O Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil (SinFAP) apelou ao Governo para que isente do limite legal de horas extras os profissionais da função pública envolvidos em operações de socorro durante condições meteorológicas adversas.
A cidade de Viana do Castelo volta a preparar-se para um dos momentos mais simbólicos da sua maior festa popular. O concurso para eleição da Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026 vai decorrer entre os dias 20 de fevereiro e 2 de março, reforçando a projeção internacional daquela que é uma das celebrações culturais e religiosas mais emblemáticas de Portugal.