Na sequencia da vitória do concurso distrital diocesano, com o Hino escolhido para acompanhar os jovens na cerimónia do Jubileu em Roma, o coro Sementes de Deus está a unir esforços para viajar até ao Vaticano ao som das músicas portuguesas religiosas.
Através de vídeos promocionais com os seus cânticos junto da massa empresarial, o coro vianense pretende angariar fundos para suportar os custos das viagens rumo ao 27.º Jubileu ordinário da história da Igreja, que decorrerá entre os dias 31 de julho a 5 de agosto.
Visto a recetividade dos vianenses e na chieira por ter sido o Hino escolhido, já foram alguns os donativos cedidos ao coro. Porém e tendo em conta o número de pessoas que integra, até finais de julho serão muitas as atividades promovidas.
Criado em 2010, o Coro Sementes de Deus pode ser visto em várias cerimónias como missas, casamentos, batizados, acompanhamento a idosos, etc.
Recorde-se de que foi o Papa Bonifácio VIII quem, em 1300, instituiu o primeiro Ano Santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, cinquentenária e finalmente fixada de 25 em 25 anos.
O último jubileu foi o Ano Santo extraordinário dedicado à Misericórdia, convocado com a Bula “Misericordiae Vultus” do Papa Francisco, cuja coordenação foi também confiada a D. Rino Fisichella. Esse jubileu decorreu de 29 de novembro de 2015, com a abertura antecipada da Porta Santa em Bangui, na República Centro-Africana – no Vaticano, aconteceu a 8 de dezembro, em São Pedro – a 20 de novembro de 2016.
O Hino e o videoclipe serão gravados, pela Pastoral Juvenil, ainda esta semana e prevê-se a sua apresentação para março do ano corrente.
Viana do Castelo prepara-se para dar as boas-vindas a 2026 com uma festa de grande escala no Centro Cultural da capital do Alto Minho. Pelo segundo ano consecutivo, o evento New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube e pela Collective, promete uma noite de elegância, sofisticação e diversão para centenas de participantes.
O ciclista vianense Iúri Leitão foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a Celebração Olímpica promovida pelo Comité Olímpico de Portugal (COP). O campeão olímpico de madison nos Jogos de Paris 2024 recebeu a Ordem do Mérito Desportivo, distinção que reconhece o seu percurso de excelência e o contributo para o desporto nacional.
O Município de Viana do Castelo e a Região Autónoma do Príncipe avançam com uma iniciativa conjunta para preservar e valorizar o Auto da Floripes, tradição cultural partilhada pelas duas comunidades.
A Juventude Viana vai deslocar-se ao Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, para defrontar a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) nos 32 avos de final da Taça de Portugal, encontro marcado para 29 de novembro, às 18h00.
Depois de encherem o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no passado sábado, os TAXI preparam-se para repetir a festa no Coliseu do Porto, esta sexta-feira, 14 de novembro, num concerto que assinala os 45 anos de carreira de uma das bandas mais marcantes da música portuguesa.
Os irmãos Sérgio e Tiago Maciel voltaram a dar provas do seu talento e resistência ao vencerem a IV Grande Maratona Internacional da Ria de Aveiro.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 14 de novembro, às 21h30, o espetáculo “Isla of Flightless Birds”, do Duo Acaso, no Centro Cultural da vila. A apresentação integra o festival internacional La Nuit du Cirque, que celebra o circo contemporâneo em diversos países, de Portugal aos Bálticos e da Irlanda aos Balcãs.