Na sequencia da vitória do concurso distrital diocesano, com o Hino escolhido para acompanhar os jovens na cerimónia do Jubileu em Roma, o coro Sementes de Deus está a unir esforços para viajar até ao Vaticano ao som das músicas portuguesas religiosas.
Através de vídeos promocionais com os seus cânticos junto da massa empresarial, o coro vianense pretende angariar fundos para suportar os custos das viagens rumo ao 27.º Jubileu ordinário da história da Igreja, que decorrerá entre os dias 31 de julho a 5 de agosto.
Visto a recetividade dos vianenses e na chieira por ter sido o Hino escolhido, já foram alguns os donativos cedidos ao coro. Porém e tendo em conta o número de pessoas que integra, até finais de julho serão muitas as atividades promovidas.
Criado em 2010, o Coro Sementes de Deus pode ser visto em várias cerimónias como missas, casamentos, batizados, acompanhamento a idosos, etc.
Recorde-se de que foi o Papa Bonifácio VIII quem, em 1300, instituiu o primeiro Ano Santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, cinquentenária e finalmente fixada de 25 em 25 anos.
O último jubileu foi o Ano Santo extraordinário dedicado à Misericórdia, convocado com a Bula “Misericordiae Vultus” do Papa Francisco, cuja coordenação foi também confiada a D. Rino Fisichella. Esse jubileu decorreu de 29 de novembro de 2015, com a abertura antecipada da Porta Santa em Bangui, na República Centro-Africana – no Vaticano, aconteceu a 8 de dezembro, em São Pedro – a 20 de novembro de 2016.
O Hino e o videoclipe serão gravados, pela Pastoral Juvenil, ainda esta semana e prevê-se a sua apresentação para março do ano corrente.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.