Logo
Regional

Corema organiza ação de vigilância, em Caminha, para recolher “Maré Branca” de pellets

18 Janeiro, 2024 | 8:20
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

Face ao aparecimento de "pellets" de plástico nas praias da Galiza e, posteriormente, na costa do lado português, a Corema (Associação de Defesa do Património) vai promover uma ação de vigilância intitulada "Maré Branca". A mesma acontece já este sábado, 20 de janeiro, pelas 14h00, na praia da Foz do Rio Minho, em Caminha.

“Preocupada com os efeitos do acidente do passado dia 08/12/2023 protagonizado por um navio porta-contentores que perdeu parte da sua carga (seis contentores) a cerca de 80 quilómetros ao largo de Viana do Castelo, a Corema reuniu com o Comandante do Porto de Caminha para lhe transmitir a total disponibilidade da associação para colaborar nas ações de vigilância e eventuais ações de limpeza e remoção dos resíduos”, explicou a associação numa nota.

Assim, a primeira ação de vigilância acontece já este sábado, 20 de janeiro, a partir das 14h00, no acesso à praia da Foz do Rio Minho.  “Constituiremos equipas que percorrerão a costa desde aí até ao Forte do Cão, em Vila Praia de Âncora. As informações obtidas e a eventual recolha de pellets serão depois encaminhadas para a Polícia Marítima de Caminha”, lê-se.

Os interessados em participar deverão inscrever-se, “até dois dias antes”, através do email corema.album@gmail.com, fornecendo o seu contacto telefónico.

A Corema é uma organização não governamental do ambiente, sem fins lucrativos sedeada em Caminha.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "AÇÃO DE VIGILÂNCIA MARÉBRANCA Data: 20/01/2024 14H Local: Foz do Rio Minho Inscrição obrigatória, até dois dias antes, através do email corema.album@gmail.com Participe! CÃREMA"

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 19 Novembro, 2025

Alto Minho celebra 12 anos de Cuidados Paliativos com exposição de arte

O Serviço Integrado de Cuidados Paliativos (SICP) do Alto Minho assinala 12 anos de atividade dedicados à melhoria da qualidade de vida de doentes com doenças progressivas e sem perspetiva de cura com a inauguração da exposição “Cuidar com Arte — 12 anos, 12 olhares”.

Desporto 19 Novembro, 2025

Rio Lima recebe Taça Remo Jovem no sábado com dezenas de atletas em prova

O rio Lima volta a assumir o protagonismo no panorama desportivo nacional no próximo sábado, 22 de novembro, a partir das 13h00, com a realização da Taça Remo Jovem / Taça Primeiras Remadas, competição que reúne dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos e marca mais um momento forte da época 2025-2026.

Regional 19 Novembro, 2025

Melgaço foi o epicentro do desporto nacional durante três dias

Melgaço foi, entre quinta-feira e sábado, o centro das atenções do desporto nacional ao acolher o 5.º Fórum REDESPP – Rede de Ensino Superior Politécnico Público em Desporto. O encontro, que celebrou o 10.º aniversário da rede, reuniu na Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC (ESDL-IPVC) representantes de 17 instituições de ensino superior, num evento marcado pelo debate, cooperação e reflexão estratégica.

Regional 19 Novembro, 2025

Valença inaugura Associação Valença Regenera+ para impulsionar agricultura local

Valença deu, na sexta-feira, 15 de novembro, um passo decisivo para o desenvolvimento do setor agrícola com a inauguração oficial da Associação para o Desenvolvimento Regional Valença Regenera+.

Regional 18 Novembro, 2025

Viana do Castelo recorda Araucária que deixou de brilhar há sete anos

Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.

Regional 18 Novembro, 2025

Valença celebra 92 anos da chegada de Charles Lindbergh

Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.

Desporto 18 Novembro, 2025

Federação assume controlo da Volta a Portugal após polémica com a Podium Events

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.