Face ao aparecimento de "pellets" de plástico nas praias da Galiza e, posteriormente, na costa do lado português, a Corema (Associação de Defesa do Património) vai promover uma ação de vigilância intitulada "Maré Branca". A mesma acontece já este sábado, 20 de janeiro, pelas 14h00, na praia da Foz do Rio Minho, em Caminha.
“Preocupada com os efeitos do acidente do passado dia 08/12/2023 protagonizado por um navio porta-contentores que perdeu parte da sua carga (seis contentores) a cerca de 80 quilómetros ao largo de Viana do Castelo, a Corema reuniu com o Comandante do Porto de Caminha para lhe transmitir a total disponibilidade da associação para colaborar nas ações de vigilância e eventuais ações de limpeza e remoção dos resíduos”, explicou a associação numa nota.
Assim, a primeira ação de vigilância acontece já este sábado, 20 de janeiro, a partir das 14h00, no acesso à praia da Foz do Rio Minho. “Constituiremos equipas que percorrerão a costa desde aí até ao Forte do Cão, em Vila Praia de Âncora. As informações obtidas e a eventual recolha de pellets serão depois encaminhadas para a Polícia Marítima de Caminha”, lê-se.
Os interessados em participar deverão inscrever-se, “até dois dias antes”, através do email corema.album@gmail.com, fornecendo o seu contacto telefónico.
A Corema é uma organização não governamental do ambiente, sem fins lucrativos sedeada em Caminha.

O ciclista português Iúri Leitão, natural de Viana do Castelo, sagrou-se ontem campeão da Europa de omnium, nos Campeonatos de Pista que decorrem em Konya, na Turquia, tornando-se o primeiro português a vencer uma disciplina olímpica nesta competição.
A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.