A Coordenação de Greve ’23 – Viana do Castelo quer criar um cordão humano ao longo da Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, em que os participantes, vindos das duas margens do rio, darão as mãos entre si numa corrente de cidadãos unidos na passagem pedonal a jusante da ponte, virados à foz. A iniciativa "Criar Pontes na Educação" terá lugar no dia 11 de março.
A concentração de participantes far-se-á em ambas as margens do rio Lima a partir das 15h30. Pelas 16h00, os participantes de ambos os lados caminharão para a ponte onde se formará o cordão humano.
“Este gesto simbólico representa a união de todos na defesa de uma escola pública de qualidade bem como a capacidade de se criarem ligações unindo partes separadas. Este simbolismo, para além de se poder aplicar à situação atual de divergência entre os profissionais de educação e a tutela, consubstancia também o papel da escola pública como mitigador das diferenças sociais e elemento de ligação entre todos, como elo intergeracional transmissor dos mais nobres valores sociais, como fator de coesão social das comunidades e onde todos têm lugar”, explica a organização.
Este evento é aberto a pais, alunos, famílias, em geral e a todos os cidadãos que se revejam nas causas acima descritas.
A iniciativa “Criar Pontes na Educação” estava inicialmente prevista para o dia 4 de março e foi adiada uma semana de forma a não colidir com as manifestações de professores, em Lisboa e Porto, convocadas posteriormente para esse dia por vários sindicatos.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.