Logo
Regional

Coordenação de Greve em Viana convoca cordão humano para a “defesa de uma escola pública”

3 Março, 2023 | 12:08
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A Coordenação de Greve ’23 – Viana do Castelo quer criar um cordão humano ao longo da Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, em que os participantes, vindos das duas margens do rio, darão as mãos entre si numa corrente de cidadãos unidos na passagem pedonal a jusante da ponte, virados à foz. A iniciativa "Criar Pontes na Educação" terá lugar no dia 11 de março. 

A concentração de participantes far-se-á em ambas as margens do rio Lima a partir das 15h30. Pelas 16h00, os participantes de ambos os lados caminharão para a ponte onde se formará o cordão humano.

“Este gesto simbólico representa a união de todos na defesa de uma escola pública de qualidade bem como a capacidade de se criarem ligações unindo partes separadas. Este simbolismo, para além de se poder aplicar à situação atual de divergência entre os profissionais de educação e a tutela, consubstancia também o papel da escola pública como mitigador das diferenças sociais e elemento de ligação entre todos, como elo intergeracional transmissor dos mais nobres valores sociais, como fator de coesão social das comunidades e onde todos têm lugar”, explica a organização.

Este evento é aberto a pais, alunos, famílias, em geral e a todos os cidadãos que se revejam nas causas acima descritas.

A iniciativa “Criar Pontes na Educação” estava inicialmente prevista para o dia 4 de março e foi adiada uma semana de forma a não colidir com as manifestações de professores, em Lisboa e Porto, convocadas posteriormente para esse dia por vários sindicatos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Luís Nobre: “Faremos tudo para que o cinema continue a existir em Viana do Castelo”

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.

Cultura 3 Fevereiro, 2026

Tui e Valença celebram 14 anos de Eurocidade com concerto gratuito

O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança passe único de 20 euros e amplia rede de transportes urbanos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana do Castelo aprova tolerâncias de ponto para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Monção coloca em consulta pública regulamento de apoio aos bombeiros voluntários no pagamento do IMI

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Executivo de Viana do Castelo aprova parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.