A Coordenação de Greve ’23 – Viana do Castelo quer criar um cordão humano ao longo da Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, em que os participantes, vindos das duas margens do rio, darão as mãos entre si numa corrente de cidadãos unidos na passagem pedonal a jusante da ponte, virados à foz. A iniciativa "Criar Pontes na Educação" terá lugar no dia 11 de março.
A concentração de participantes far-se-á em ambas as margens do rio Lima a partir das 15h30. Pelas 16h00, os participantes de ambos os lados caminharão para a ponte onde se formará o cordão humano.
“Este gesto simbólico representa a união de todos na defesa de uma escola pública de qualidade bem como a capacidade de se criarem ligações unindo partes separadas. Este simbolismo, para além de se poder aplicar à situação atual de divergência entre os profissionais de educação e a tutela, consubstancia também o papel da escola pública como mitigador das diferenças sociais e elemento de ligação entre todos, como elo intergeracional transmissor dos mais nobres valores sociais, como fator de coesão social das comunidades e onde todos têm lugar”, explica a organização.
Este evento é aberto a pais, alunos, famílias, em geral e a todos os cidadãos que se revejam nas causas acima descritas.
A iniciativa “Criar Pontes na Educação” estava inicialmente prevista para o dia 4 de março e foi adiada uma semana de forma a não colidir com as manifestações de professores, em Lisboa e Porto, convocadas posteriormente para esse dia por vários sindicatos.
O Óquei Clube de Barcelos conquistou este domingo, no seu pavilhão, a Taça Continental de hóquei em patins, ao derrotar o FC Porto por 4-3, numa final emocionante marcada pela reviravolta minhota e pela inspiração de uma equipa comandada por Rui Neto, treinador natural de Viana do Castelo.
O encontro entre a AD Camacha e o SC Vianense, a contar para a 7.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, foi suspenso este domingo devido ao intenso nevoeiro que se abateu sobre o Complexo Desportivo da Camacha.
A sexta jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe emoção e muitos golos. O SC Courense saiu vencedor de um jogo eletrizante em Valença (3-4) e isolou-se na liderança do campeonato, somando agora 16 pontos.
A 6ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo trouxe um domingo cheio de golos, confirmando o domínio de Lanhelas e Távora, que seguem na liderança da prova com 18 pontos cada, ainda invictos.
O Santa Luzia FC empatou este domingo (2-2) frente ao GD Árvore, em jogo da 8.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão dos Desportos, em Vila do Conde. A equipa vianense esteve a perder por 2-0 ao intervalo, mas conseguiu reagir na segunda parte, com golos de Mariana Marques e Vivi.
O Benfica vai a votos novamente. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência do clube encarnado numa segunda volta, marcada para 8 de novembro, depois de nenhum dos candidatos ter alcançado a maioria absoluta nas eleições realizadas no sábado.
Viana do Castelo será uma das primeiras cidades portuguesas a dar início à época natalícia de 2025. A capital do Alto Minho acende as luzes de Natal no sábado, 8 de novembro, antecipando-se, mais uma vez, a Vigo, cidade galega conhecida pela grandiosidade da sua iluminação e que deverá inaugurar o seu espetáculo luminoso apenas no fim de semana de 15 e 16 de novembro.