O programa Iacobus, de cooperação cultural, científica e pedagógica entre o Norte e a Galiza, em Espanha, totaliza um investimento galego superior a 1,7 milhões de euros e mais de 1.400 participantes.
“Desde o início, em 2014, mais de 1.400 pessoas participaram nas 11 convocatórias desenvolvidas, nas quais a Junta investiu 1,7 milhões de euros”, afirmou hoje Jesús Gamallo, diretor-geral de Relações Exteriores e com a União Europeia, numa comissão do parlamento da Galiza, de acordo com um comunicado do governo autonómico galego.
O responsável assegurou que a continuidade do programa está garantida graças ao “financiamento do programa europeu de cooperação transfronteiriça POCTEP que, até ao momento, conta com mais de dois milhões de euros investidos”.
Entre as novidades da iniciativa, o diretor-geral referiu um congresso bianual de intercâmbio de conhecimento e a criação de uma revista científica especializada em áreas de interesse próprias da eurorregião.
Atualmente, 41 entidades participam no programa Iacobus, na sequência da incorporação, no presente ano, do Centro Tecnológico do Clúster da Aquacultura (Ribeira) e o Centro de Tecnologia e Inovação Industrial (Arcos de Valdevez), com modalidades de atuação dirigidas ao corpo docente, investigadores e pessoal de administração e serviços.
O Iacobus foi criado para fomentar a cooperação e o intercâmbio entre os recursos humanos das universidades e centros de Ensino Superior da Galiza e do Norte de Portugal, com o objetivo de desenvolver a investigação científica e tecnológica na eurorregião.
“Isto cria um verdadeiro espaço de integração transfronteiriça entre universidades, institutos politécnicos, centros tecnológicos e fundações biomédicas”, afirmou Jesús Gamallo.
Em 2018, o programa foi reforçado com uma chamada para contribuições de publicações científicas (Iacobus papers), que nas suas seis chamadas incluiu o desenvolvimento de 323 artigos conjuntos com o objetivo de serem publicados em revistas científicas, indicou Gamallo.
Existe ainda o Iacobus Patentes, “uma terceira via de ação para promover a valorização económica de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da eurorregião, oferecendo “ajuda para utilizar a propriedade industrial como ferramenta de proteção de inovações”.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.
A Câmara de Ponte de Lima lançou um concurso público, no valor base de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa e comunitária. O aviso foi publicado em Diário da República e marca mais um passo no que o município considera ser “um novo modelo de resposta social no concelho”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 27.350 euros para a Junta de Freguesia de Mazarefes, garantindo a conclusão do projeto de arquitetura e especialidades da futura Creche de Mazarefes, prevista para acolher 42 crianças.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe, esta quarta-feira, 3 de dezembro, o primeiro Encontro Estudante-Atleta, uma iniciativa que reúne estudantes, técnicos, dirigentes e parceiros para debater os desafios, estratégias e oportunidades da conciliação entre a vida académica e a prática desportiva.
A requalificação do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, prevista desde 2021, está suspensa devido a um processo judicial movido pela empresa que ganhou o concurso público, confirmou o Ministério da Administração Interna (MAI).