O programa Iacobus, de cooperação cultural, científica e pedagógica entre o Norte e a Galiza, em Espanha, totaliza um investimento galego superior a 1,7 milhões de euros e mais de 1.400 participantes.
“Desde o início, em 2014, mais de 1.400 pessoas participaram nas 11 convocatórias desenvolvidas, nas quais a Junta investiu 1,7 milhões de euros”, afirmou hoje Jesús Gamallo, diretor-geral de Relações Exteriores e com a União Europeia, numa comissão do parlamento da Galiza, de acordo com um comunicado do governo autonómico galego.
O responsável assegurou que a continuidade do programa está garantida graças ao “financiamento do programa europeu de cooperação transfronteiriça POCTEP que, até ao momento, conta com mais de dois milhões de euros investidos”.
Entre as novidades da iniciativa, o diretor-geral referiu um congresso bianual de intercâmbio de conhecimento e a criação de uma revista científica especializada em áreas de interesse próprias da eurorregião.
Atualmente, 41 entidades participam no programa Iacobus, na sequência da incorporação, no presente ano, do Centro Tecnológico do Clúster da Aquacultura (Ribeira) e o Centro de Tecnologia e Inovação Industrial (Arcos de Valdevez), com modalidades de atuação dirigidas ao corpo docente, investigadores e pessoal de administração e serviços.
O Iacobus foi criado para fomentar a cooperação e o intercâmbio entre os recursos humanos das universidades e centros de Ensino Superior da Galiza e do Norte de Portugal, com o objetivo de desenvolver a investigação científica e tecnológica na eurorregião.
“Isto cria um verdadeiro espaço de integração transfronteiriça entre universidades, institutos politécnicos, centros tecnológicos e fundações biomédicas”, afirmou Jesús Gamallo.
Em 2018, o programa foi reforçado com uma chamada para contribuições de publicações científicas (Iacobus papers), que nas suas seis chamadas incluiu o desenvolvimento de 323 artigos conjuntos com o objetivo de serem publicados em revistas científicas, indicou Gamallo.
Existe ainda o Iacobus Patentes, “uma terceira via de ação para promover a valorização económica de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da eurorregião, oferecendo “ajuda para utilizar a propriedade industrial como ferramenta de proteção de inovações”.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.