O programa Iacobus, de cooperação cultural, científica e pedagógica entre o Norte e a Galiza, em Espanha, totaliza um investimento galego superior a 1,7 milhões de euros e mais de 1.400 participantes.
“Desde o início, em 2014, mais de 1.400 pessoas participaram nas 11 convocatórias desenvolvidas, nas quais a Junta investiu 1,7 milhões de euros”, afirmou hoje Jesús Gamallo, diretor-geral de Relações Exteriores e com a União Europeia, numa comissão do parlamento da Galiza, de acordo com um comunicado do governo autonómico galego.
O responsável assegurou que a continuidade do programa está garantida graças ao “financiamento do programa europeu de cooperação transfronteiriça POCTEP que, até ao momento, conta com mais de dois milhões de euros investidos”.
Entre as novidades da iniciativa, o diretor-geral referiu um congresso bianual de intercâmbio de conhecimento e a criação de uma revista científica especializada em áreas de interesse próprias da eurorregião.
Atualmente, 41 entidades participam no programa Iacobus, na sequência da incorporação, no presente ano, do Centro Tecnológico do Clúster da Aquacultura (Ribeira) e o Centro de Tecnologia e Inovação Industrial (Arcos de Valdevez), com modalidades de atuação dirigidas ao corpo docente, investigadores e pessoal de administração e serviços.
O Iacobus foi criado para fomentar a cooperação e o intercâmbio entre os recursos humanos das universidades e centros de Ensino Superior da Galiza e do Norte de Portugal, com o objetivo de desenvolver a investigação científica e tecnológica na eurorregião.
“Isto cria um verdadeiro espaço de integração transfronteiriça entre universidades, institutos politécnicos, centros tecnológicos e fundações biomédicas”, afirmou Jesús Gamallo.
Em 2018, o programa foi reforçado com uma chamada para contribuições de publicações científicas (Iacobus papers), que nas suas seis chamadas incluiu o desenvolvimento de 323 artigos conjuntos com o objetivo de serem publicados em revistas científicas, indicou Gamallo.
Existe ainda o Iacobus Patentes, “uma terceira via de ação para promover a valorização económica de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da eurorregião, oferecendo “ajuda para utilizar a propriedade industrial como ferramenta de proteção de inovações”.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.