O programa Iacobus, de cooperação cultural, científica e pedagógica entre o Norte e a Galiza, em Espanha, totaliza um investimento galego superior a 1,7 milhões de euros e mais de 1.400 participantes.
“Desde o início, em 2014, mais de 1.400 pessoas participaram nas 11 convocatórias desenvolvidas, nas quais a Junta investiu 1,7 milhões de euros”, afirmou hoje Jesús Gamallo, diretor-geral de Relações Exteriores e com a União Europeia, numa comissão do parlamento da Galiza, de acordo com um comunicado do governo autonómico galego.
O responsável assegurou que a continuidade do programa está garantida graças ao “financiamento do programa europeu de cooperação transfronteiriça POCTEP que, até ao momento, conta com mais de dois milhões de euros investidos”.
Entre as novidades da iniciativa, o diretor-geral referiu um congresso bianual de intercâmbio de conhecimento e a criação de uma revista científica especializada em áreas de interesse próprias da eurorregião.
Atualmente, 41 entidades participam no programa Iacobus, na sequência da incorporação, no presente ano, do Centro Tecnológico do Clúster da Aquacultura (Ribeira) e o Centro de Tecnologia e Inovação Industrial (Arcos de Valdevez), com modalidades de atuação dirigidas ao corpo docente, investigadores e pessoal de administração e serviços.
O Iacobus foi criado para fomentar a cooperação e o intercâmbio entre os recursos humanos das universidades e centros de Ensino Superior da Galiza e do Norte de Portugal, com o objetivo de desenvolver a investigação científica e tecnológica na eurorregião.
“Isto cria um verdadeiro espaço de integração transfronteiriça entre universidades, institutos politécnicos, centros tecnológicos e fundações biomédicas”, afirmou Jesús Gamallo.
Em 2018, o programa foi reforçado com uma chamada para contribuições de publicações científicas (Iacobus papers), que nas suas seis chamadas incluiu o desenvolvimento de 323 artigos conjuntos com o objetivo de serem publicados em revistas científicas, indicou Gamallo.
Existe ainda o Iacobus Patentes, “uma terceira via de ação para promover a valorização económica de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da eurorregião, oferecendo “ajuda para utilizar a propriedade industrial como ferramenta de proteção de inovações”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.