O programa Iacobus, de cooperação cultural, científica e pedagógica entre o Norte e a Galiza, em Espanha, totaliza um investimento galego superior a 1,7 milhões de euros e mais de 1.400 participantes.
“Desde o início, em 2014, mais de 1.400 pessoas participaram nas 11 convocatórias desenvolvidas, nas quais a Junta investiu 1,7 milhões de euros”, afirmou hoje Jesús Gamallo, diretor-geral de Relações Exteriores e com a União Europeia, numa comissão do parlamento da Galiza, de acordo com um comunicado do governo autonómico galego.
O responsável assegurou que a continuidade do programa está garantida graças ao “financiamento do programa europeu de cooperação transfronteiriça POCTEP que, até ao momento, conta com mais de dois milhões de euros investidos”.
Entre as novidades da iniciativa, o diretor-geral referiu um congresso bianual de intercâmbio de conhecimento e a criação de uma revista científica especializada em áreas de interesse próprias da eurorregião.
Atualmente, 41 entidades participam no programa Iacobus, na sequência da incorporação, no presente ano, do Centro Tecnológico do Clúster da Aquacultura (Ribeira) e o Centro de Tecnologia e Inovação Industrial (Arcos de Valdevez), com modalidades de atuação dirigidas ao corpo docente, investigadores e pessoal de administração e serviços.
O Iacobus foi criado para fomentar a cooperação e o intercâmbio entre os recursos humanos das universidades e centros de Ensino Superior da Galiza e do Norte de Portugal, com o objetivo de desenvolver a investigação científica e tecnológica na eurorregião.
“Isto cria um verdadeiro espaço de integração transfronteiriça entre universidades, institutos politécnicos, centros tecnológicos e fundações biomédicas”, afirmou Jesús Gamallo.
Em 2018, o programa foi reforçado com uma chamada para contribuições de publicações científicas (Iacobus papers), que nas suas seis chamadas incluiu o desenvolvimento de 323 artigos conjuntos com o objetivo de serem publicados em revistas científicas, indicou Gamallo.
Existe ainda o Iacobus Patentes, “uma terceira via de ação para promover a valorização económica de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da eurorregião, oferecendo “ajuda para utilizar a propriedade industrial como ferramenta de proteção de inovações”.
O Comando Territorial da GNR em Viana do Castelo acolheu uma apresentação dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, organizada pelo Centro Clínico da GNR.
O Centro de Saúde de Melgaço está a passar por obras de reabilitação e ampliação, numa intervenção que visa modernizar as instalações e melhorar a capacidade de atendimento à população do concelho.
Viana do Castelo vai viver um fim de semana dedicado à dança com o Festival de Dança de Viana do Castelo, que decorre entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro. Os bilhetes estão disponíveis no Teatro Municipal Sá de Miranda, no Centro Cultural de Viana do Castelo (nos dias de espetáculo) e na plataforma bol.pt.
A Câmara Municipal de Monção lança uma nova iniciativa dedicada à promoção de hábitos saudáveis e à prática regular de exercício físico: o projeto “Caminhar Ativo”.
O Município de Valença apresenta, no próximo 29 de janeiro, o Programa Anual de Educação Ambiental 2026, numa sessão pública que terá lugar às 11h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Educação Ambiental.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.