O Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, retoma no mês de março a 3ª edição da rubrica "Conversas no Salão". A iniciativa inicia esta sexta-feira, 8 de março, pelas 21h30, com a participação da estrutura artística "Space Ensemble", com o filme-concerto "Záguia Sul – O Guarda Rios – O Homem Pássaro".
A rubrica “Conversas no Salão” trata-se de uma ação de mediação de públicos que procura promover o encontro entre artes, propondo contextos participativos na atualidade artística, que passam por criar espaços de reflexão e diálogo que promovam uma relação de proximidade entre os públicos e os processos de criação artística.
“No final de cada espetáculo, selecionado previamente, teremos uma conversa com os artistas de cada um dos projetos apresentados em sala, para melhor podermos conhecer o seu trabalho e todo o processo de conceção/construção do espetáculo”, explicou a autarquia de Ponte de Lima em nota.
Para o mês de março, associado maioritariamente à Comemoração do Dia de Ponte de Lima (4 de março) e aos artistas e/ou estruturas artísticas limianas, os espetáculos selecionados para integrarem a rubrica são: a coprodução “Záguia Sul – O Guarda Rios – O Homem Pássaro” (filme-concerto), pela estrutura artística Space Ensemble, no dia 8 de março, espetáculo com a participação do grupo de Ponte de Lima Orfeão Limiano e “Um Noivado no Dafundo”, de Almeida Garrett (teatro), pela Associação Cultural Unhas do Diabo, no dia 15 de março, com a moderação de Manuel António Pimenta. Por fim, o espetáculo “Rosquedo”, de Delfim Guimarães, pelas associações Art’in Facha e Gacel, no dia 22 de março, com a moderação de Isabel Maria Viana Moreira.
A participação nas conversas implica a aquisição dos bilhetes para os espetáculos (todos os espetáculos realizam-se às 21h30) e a inscrição através do email teatrodb@cm-pontedelima.pt, do telefone (258 900 414) ou na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes. As inscrições serão limitadas a 20 participantes.
A rubrica “Conversas no Salão” irão realizar-se também no mês de abril e maio de 2024.
![]()
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.