O Município de Ponte de Lima através do Teatro Diogo Bernardes promove “Conversas de Boca Aberta”, iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Plano Nacional das Artes, integrado no Projeto Boca Aberta/Odisseia Nacional, no concelho de Ponte de Lima.
A quinta sessão decorre, esta segunda-feira, 8 de abril, pelas 16.30 horas, no Teatro Diogo Bernardes, destinada a agentes da cultura e da educação da região.
As “Conversas de Boca Aberta” são uma série de encontros que visam pensar e potenciar as relações entre instituições culturais e educativas, através da partilha de experiências, práticas e conhecimentos. A sessão destina-se a todos os agentes da cultura e educação do território: equipas das áreas da cultura (teatros, bibliotecas, museus, arquivos, entre outros) e equipas da área da educação (responsáveis pela coordenação de equipamentos escolares, educadores de infância e professores, auxiliares de ação educativa, associações de pais e encarregados de educação). A participação é gratuita, com inscrição obrigatória através de Formulário de inscrição online.
O 5.º encontro será subordinado ao tema, Diversidade cultural na infância: criar juntos a partir das diferenças. Num mundo onde as escolas acolhem cada vez mais diversidade, como podemos garantir que todas as vozes são ouvidas? A diversidade cultural é hoje uma realidade incontornável nos territórios, refletindo-se no aumento da diversidade linguística e cultural nas salas de aula e nos palcos.
Nesta conversa, vamos explorar como a escola e os teatros podem ser agentes de inclusão, derrubando barreiras que dificultam a participação de muitas comunidades estrangeiras. Discutiremos exemplos de projetos artísticos participativos, os seus impactos e desafios, e a necessidade de criar iniciativas de continuidade que reforcem a ligação entre escolas, teatros e comunidades. Porque, no final, não importa o que nos une ou separa, mas sim o que podemos construir juntos.
O Boca Aberta é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, e em parceria com o Plano Nacional das Artes.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.