O Município de Ponte de Lima através do Teatro Diogo Bernardes promove “Conversas de Boca Aberta”, iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Plano Nacional das Artes, integrado no Projeto Boca Aberta/Odisseia Nacional, no concelho de Ponte de Lima.
A quinta sessão decorre, esta segunda-feira, 8 de abril, pelas 16.30 horas, no Teatro Diogo Bernardes, destinada a agentes da cultura e da educação da região.
As “Conversas de Boca Aberta” são uma série de encontros que visam pensar e potenciar as relações entre instituições culturais e educativas, através da partilha de experiências, práticas e conhecimentos. A sessão destina-se a todos os agentes da cultura e educação do território: equipas das áreas da cultura (teatros, bibliotecas, museus, arquivos, entre outros) e equipas da área da educação (responsáveis pela coordenação de equipamentos escolares, educadores de infância e professores, auxiliares de ação educativa, associações de pais e encarregados de educação). A participação é gratuita, com inscrição obrigatória através de Formulário de inscrição online.
O 5.º encontro será subordinado ao tema, Diversidade cultural na infância: criar juntos a partir das diferenças. Num mundo onde as escolas acolhem cada vez mais diversidade, como podemos garantir que todas as vozes são ouvidas? A diversidade cultural é hoje uma realidade incontornável nos territórios, refletindo-se no aumento da diversidade linguística e cultural nas salas de aula e nos palcos.
Nesta conversa, vamos explorar como a escola e os teatros podem ser agentes de inclusão, derrubando barreiras que dificultam a participação de muitas comunidades estrangeiras. Discutiremos exemplos de projetos artísticos participativos, os seus impactos e desafios, e a necessidade de criar iniciativas de continuidade que reforcem a ligação entre escolas, teatros e comunidades. Porque, no final, não importa o que nos une ou separa, mas sim o que podemos construir juntos.
O Boca Aberta é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, e em parceria com o Plano Nacional das Artes.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.
Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.