O Município de Ponte de Lima através do Teatro Diogo Bernardes promove “Conversas de Boca Aberta”, iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Plano Nacional das Artes, integrado no Projeto Boca Aberta/Odisseia Nacional, no concelho de Ponte de Lima.
A quinta sessão decorre, esta segunda-feira, 8 de abril, pelas 16.30 horas, no Teatro Diogo Bernardes, destinada a agentes da cultura e da educação da região.
As “Conversas de Boca Aberta” são uma série de encontros que visam pensar e potenciar as relações entre instituições culturais e educativas, através da partilha de experiências, práticas e conhecimentos. A sessão destina-se a todos os agentes da cultura e educação do território: equipas das áreas da cultura (teatros, bibliotecas, museus, arquivos, entre outros) e equipas da área da educação (responsáveis pela coordenação de equipamentos escolares, educadores de infância e professores, auxiliares de ação educativa, associações de pais e encarregados de educação). A participação é gratuita, com inscrição obrigatória através de Formulário de inscrição online.
O 5.º encontro será subordinado ao tema, Diversidade cultural na infância: criar juntos a partir das diferenças. Num mundo onde as escolas acolhem cada vez mais diversidade, como podemos garantir que todas as vozes são ouvidas? A diversidade cultural é hoje uma realidade incontornável nos territórios, refletindo-se no aumento da diversidade linguística e cultural nas salas de aula e nos palcos.
Nesta conversa, vamos explorar como a escola e os teatros podem ser agentes de inclusão, derrubando barreiras que dificultam a participação de muitas comunidades estrangeiras. Discutiremos exemplos de projetos artísticos participativos, os seus impactos e desafios, e a necessidade de criar iniciativas de continuidade que reforcem a ligação entre escolas, teatros e comunidades. Porque, no final, não importa o que nos une ou separa, mas sim o que podemos construir juntos.
O Boca Aberta é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, e em parceria com o Plano Nacional das Artes.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.