O Chega vai reunir em Viana do Castelo a sua VI Convenção Nacional entre esta sexta-feira e domingo, a dois meses das eleições legislativas, para voltar a eleger André Ventura como presidente e alterar os estatutos do partido.
A reunião magna do Chega, oficializado em abril de 2019 pelo Tribunal Constitucional, vai decorrer no Centro Cultural de Viana do Castelo, e é a sexta em cinco anos de vida desta força política.
A VI Convenção Nacional do Chega, marcada extraordinariamente, arranca esta sexta-feira à noite com a eleição da Mesa, seguindo-se um período de intervenções políticas.
Segundo o programa oficial, não está previsto que André Ventura se dirija aos delegados nesse dia, limitando-se a responder aos jornalistas à chegada à convenção.
No sábado, os trabalhos arrancam com a apresentação das moções temáticas. O presidente do partido e recandidato apresenta a sua candidatura pelas 11:30, antes da eleição por voto secreto.
De acordo com o programa disponibilizado no site do Chega, após uma interrupção para almoço, os trabalhos retomam com mais tempo previsto para a apresentação das 31 moções temáticas e também das propostas de alteração aos estatutos, que está previsto serem votadas no final do dia.
O resultado da eleição para presidente do Chega, à qual André Ventura é candidato único, será anunciado ao final da tarde, seguido da tomada de posse.
Após o jantar, serão ainda apresentadas as moções de candidatura à Mesa da Convenção e do Conselho Nacional, Conselho de Jurisdição Nacional e Conselho Nacional, que serão eleitos no domingo.
Ao longo do dia estão também previstos momentos para intervenções políticas por parte dos delegados, devendo os trabalhos encerrarem já de madrugada.
Para domingo de manhã estão previstas as votações para os órgãos nacionais, resultados que serão anunciados ao início da tarde.
Pelas 16:30, André Ventura fará o seu discurso de consagração, após a tomada de posse dos restantes órgãos nacionais do partido: Direção Nacional, Conselho Nacional, Mesa da Convenção e do Conselho Nacional e Conselho de Jurisdição Nacional.
Esta convenção, que vai juntar cerca de mil delegados (entre eleitos e inerências), decorre a dois meses das eleições legislativas, num ano em que estão marcadas também eleições regionais nos Açores, em 04 de fevereiro, e europeias, em 09 de junho.
Esta reunião magna do partido de extrema-direita acontece depois de o Tribunal Constitucional (TC) ter invalidado a convocatória da última convenção, que decorreu há cerca de um ano.
Ao contrário do que aconteceu nas últimas reuniões magnas do Chega, esta não deverá contar com convidados representantes de partidos de extrema-direita europeus.
A VI Convenção Nacional do Chega acontece uma semana depois do congresso do PS.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.