O fabricante alemão de pneus e de componentes Continental anunciou hoje que vai suprimir 7.150 postos de trabalho a nível mundial na divisão automóvel até 2025, como parte do seu plano de poupança de 400 milhões de euros.
A multinacional, que tem a sua sede em Hanôver, na Alemanha, justifica a medida devido à situação geopolítica, aos custos avaliados em cerca de 1.400 milhões por causa da inflação, aos efeitos cambiais e às despesas especiais, que “tiveram um impacto significativo nos resultados”.
A Continental revelou ainda em comunicado que o lucro gerado em 2023 foi 17 vezes superior em relação a 2022, situando-se em 1.159 milhões de euros, suportado pelo crescimento das receitas.
O volume de negócios, por sua vez, aumentou 5,1% em 2023, para 41.420,5 milhões de euros, face a 2022, enquanto o resultado operacional bruto (EBITDA) cresceu 2,8% em termos homólogos, para 4.078,9 milhões de euros.
Por área de negócio, as receitas da empresa no setor automóvel foram 10,8% superiores, situando-se em 20.295,4 milhões de euros, enquanto a venda de pneus teve um aumento de 0,3%, para 13.958 milhões euros.
As vendas da ContiTech, empresa que desenvolve, fabrica e comercializa produtos, sistemas e componentes de borracha, plástico, metal e tecido, e que pertence à Continental, aumentaram 3,7% em 2023, para 6.841,5 milhões euros, lê-se no comunicado.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.