O fabricante alemão de pneus e de componentes Continental anunciou hoje que vai suprimir 7.150 postos de trabalho a nível mundial na divisão automóvel até 2025, como parte do seu plano de poupança de 400 milhões de euros.
A multinacional, que tem a sua sede em Hanôver, na Alemanha, justifica a medida devido à situação geopolítica, aos custos avaliados em cerca de 1.400 milhões por causa da inflação, aos efeitos cambiais e às despesas especiais, que “tiveram um impacto significativo nos resultados”.
A Continental revelou ainda em comunicado que o lucro gerado em 2023 foi 17 vezes superior em relação a 2022, situando-se em 1.159 milhões de euros, suportado pelo crescimento das receitas.
O volume de negócios, por sua vez, aumentou 5,1% em 2023, para 41.420,5 milhões de euros, face a 2022, enquanto o resultado operacional bruto (EBITDA) cresceu 2,8% em termos homólogos, para 4.078,9 milhões de euros.
Por área de negócio, as receitas da empresa no setor automóvel foram 10,8% superiores, situando-se em 20.295,4 milhões de euros, enquanto a venda de pneus teve um aumento de 0,3%, para 13.958 milhões euros.
As vendas da ContiTech, empresa que desenvolve, fabrica e comercializa produtos, sistemas e componentes de borracha, plástico, metal e tecido, e que pertence à Continental, aumentaram 3,7% em 2023, para 6.841,5 milhões euros, lê-se no comunicado.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.