O fabricante alemão de pneus e de componentes Continental anunciou hoje que vai suprimir 7.150 postos de trabalho a nível mundial na divisão automóvel até 2025, como parte do seu plano de poupança de 400 milhões de euros.
A multinacional, que tem a sua sede em Hanôver, na Alemanha, justifica a medida devido à situação geopolítica, aos custos avaliados em cerca de 1.400 milhões por causa da inflação, aos efeitos cambiais e às despesas especiais, que “tiveram um impacto significativo nos resultados”.
A Continental revelou ainda em comunicado que o lucro gerado em 2023 foi 17 vezes superior em relação a 2022, situando-se em 1.159 milhões de euros, suportado pelo crescimento das receitas.
O volume de negócios, por sua vez, aumentou 5,1% em 2023, para 41.420,5 milhões de euros, face a 2022, enquanto o resultado operacional bruto (EBITDA) cresceu 2,8% em termos homólogos, para 4.078,9 milhões de euros.
Por área de negócio, as receitas da empresa no setor automóvel foram 10,8% superiores, situando-se em 20.295,4 milhões de euros, enquanto a venda de pneus teve um aumento de 0,3%, para 13.958 milhões euros.
As vendas da ContiTech, empresa que desenvolve, fabrica e comercializa produtos, sistemas e componentes de borracha, plástico, metal e tecido, e que pertence à Continental, aumentaram 3,7% em 2023, para 6.841,5 milhões euros, lê-se no comunicado.
A Associação Sócio Cultural de Moradores do Núcleo Habitacional da Abelheira esteve na Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde deu voz à tradição das janeiras, levando música, alegria e votos de um Feliz 2026 ao executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu um concurso para a atribuição de 32 habitações sociais, em regime de arrendamento apoiado, distribuídas pelas freguesias de Alvarães, Areosa, Barroselas e Darque. O período de apresentação de candidaturas decorre entre 2 e 27 de fevereiro de 2026.
A Juventude Viana manifestou publicamente a sua total solidariedade e apoio ao Sporting Clube Marinhense, na sequência da destruição do Pavilhão da Embra, na Marinha Grande, provocada pela passagem da Depressão Kristin.
O Comando Territorial da GNR em Viana do Castelo acolheu uma apresentação dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, organizada pelo Centro Clínico da GNR.
O Centro de Saúde de Melgaço está a passar por obras de reabilitação e ampliação, numa intervenção que visa modernizar as instalações e melhorar a capacidade de atendimento à população do concelho.
Viana do Castelo vai viver um fim de semana dedicado à dança com o Festival de Dança de Viana do Castelo, que decorre entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro. Os bilhetes estão disponíveis no Teatro Municipal Sá de Miranda, no Centro Cultural de Viana do Castelo (nos dias de espetáculo) e na plataforma bol.pt.
A Câmara Municipal de Monção lança uma nova iniciativa dedicada à promoção de hábitos saudáveis e à prática regular de exercício físico: o projeto “Caminhar Ativo”.