Os conteúdos digitais sobre a Romaria d’Agonia disponibilizados ‘online’ voltaram a bater recordes de interesse em 2023, chegando mais de um milhão e meio de pessoas em todo o mundo.
“Ano após anos, as pessoas, além de Portugal em vários países onde estão portugueses e não só, já se habituaram a acompanhar os pormenores da festa através da Internet. Podemos dizer que temos uma Romaria para o público que nos visita digitalmente e outra presencialmente. E ambos não param de crescer”, afirma Manuel Vitorino, Presidente da VianaFestas, entidade que organiza a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.
De acordo com os dados disponibilizados pelas próprias plataformas, só a página oficial da Romaria, em www.festasdagonia.com, teve com 380 mil visitas, que geraram 146 mil cliques, de 01 a 22 de agosto. A consulta do cartaz oficial de 2023 (252 mil visualizações) e do programa da festa (287 mil visualizações) lideraram as preferências.
Em ano de estreia, a solução informática “Romaria n’Algibeira”, disponibilizada pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, para divulgar em tempo real constrangimentos de trânsito na cidade, lugares de estacionamento, transportes e outras informações úteis envolvendo a festa, foi utilizada 25 mil vezes em 15 dias, até 22 de agosto.

“Continuamos a adicionar valor e conteúdos online todos os anos, porque sabemos que é uma área em que não podemos parar de inovar. Todos os anos é preciso reinventar e procurar novas formas de divulgação através da Internet, até porque são futuros visitantes que vão chegar, fisicamente, a Viana do Castelo”, acrescenta Manuel Vitorino também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Através da marca “Somos todos Romaria” nas redes sociais, com a qual a VianaFestas promove em permanência a romaria, foram este ano disponibilizados cerca de uma centena de conteúdos dedicados aos principais momentos, como a cobertura multimédia das sessões de fogo de artifício, concertos transmitidos em direto, bem como cortejos e desfiles.
De 02 a 23 de agosto, estes conteúdos foram consultados por 799.296 pessoas através do Facebook e 222.685 na rede social Instagram.
“Só em quatro dias, de 18 a 22 de agosto, 600 mil pessoas assistiram aos principais destaques da Romaria d’Agonia através do Facebook. Além, claro, de Portugal, estamos a falar de pessoas no Brasil, França, Espanha, Estados Unidos da América, Canadá ou Reino Unido, entre muitos outros. É uma verdadeira romaria também na Internet”, assume o diretor executivo da VianaFestas.

O já habitual concerto do grupo “Sons do Minho” inserido na programação oficial contou com 80,9 mil pessoas a assistir no Facebook, enquanto o Cortejo Histórico Etnográfico foi visto por 78,5 mil pessoas, os Tapetes de sal da Ribeira por 71,5 mil pessoas e os espetáculos das bandas de música na cidade por 54,7 mil pessoas.
No Instagram, o Desfile da Mordomia liderou, com 61,7 mil visualizações, seguindo-se a tradicional Serenata de fogo-de-artifício no rio Lima, com 54 mil, entre outros conteúdos.
Como já vem acontecendo nos últimos anos, foram ainda disponibilizados álbuns fotográficos através das redes sociais, dedicados aos principais momentos da Romaria, em que os três mais vistos, sobre os Tapetes da Ribeira, a Serenata e o Desfile da Mordomia, chegaram a mais de 325 mil pessoas, apenas durante o período da festa.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.