Os conteúdos digitais sobre a Romaria d’Agonia disponibilizados ‘online’ voltaram a bater recordes de interesse em 2023, chegando mais de um milhão e meio de pessoas em todo o mundo.
“Ano após anos, as pessoas, além de Portugal em vários países onde estão portugueses e não só, já se habituaram a acompanhar os pormenores da festa através da Internet. Podemos dizer que temos uma Romaria para o público que nos visita digitalmente e outra presencialmente. E ambos não param de crescer”, afirma Manuel Vitorino, Presidente da VianaFestas, entidade que organiza a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.
De acordo com os dados disponibilizados pelas próprias plataformas, só a página oficial da Romaria, em www.festasdagonia.com, teve com 380 mil visitas, que geraram 146 mil cliques, de 01 a 22 de agosto. A consulta do cartaz oficial de 2023 (252 mil visualizações) e do programa da festa (287 mil visualizações) lideraram as preferências.
Em ano de estreia, a solução informática “Romaria n’Algibeira”, disponibilizada pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, para divulgar em tempo real constrangimentos de trânsito na cidade, lugares de estacionamento, transportes e outras informações úteis envolvendo a festa, foi utilizada 25 mil vezes em 15 dias, até 22 de agosto.

“Continuamos a adicionar valor e conteúdos online todos os anos, porque sabemos que é uma área em que não podemos parar de inovar. Todos os anos é preciso reinventar e procurar novas formas de divulgação através da Internet, até porque são futuros visitantes que vão chegar, fisicamente, a Viana do Castelo”, acrescenta Manuel Vitorino também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Através da marca “Somos todos Romaria” nas redes sociais, com a qual a VianaFestas promove em permanência a romaria, foram este ano disponibilizados cerca de uma centena de conteúdos dedicados aos principais momentos, como a cobertura multimédia das sessões de fogo de artifício, concertos transmitidos em direto, bem como cortejos e desfiles.
De 02 a 23 de agosto, estes conteúdos foram consultados por 799.296 pessoas através do Facebook e 222.685 na rede social Instagram.
“Só em quatro dias, de 18 a 22 de agosto, 600 mil pessoas assistiram aos principais destaques da Romaria d’Agonia através do Facebook. Além, claro, de Portugal, estamos a falar de pessoas no Brasil, França, Espanha, Estados Unidos da América, Canadá ou Reino Unido, entre muitos outros. É uma verdadeira romaria também na Internet”, assume o diretor executivo da VianaFestas.

O já habitual concerto do grupo “Sons do Minho” inserido na programação oficial contou com 80,9 mil pessoas a assistir no Facebook, enquanto o Cortejo Histórico Etnográfico foi visto por 78,5 mil pessoas, os Tapetes de sal da Ribeira por 71,5 mil pessoas e os espetáculos das bandas de música na cidade por 54,7 mil pessoas.
No Instagram, o Desfile da Mordomia liderou, com 61,7 mil visualizações, seguindo-se a tradicional Serenata de fogo-de-artifício no rio Lima, com 54 mil, entre outros conteúdos.
Como já vem acontecendo nos últimos anos, foram ainda disponibilizados álbuns fotográficos através das redes sociais, dedicados aos principais momentos da Romaria, em que os três mais vistos, sobre os Tapetes da Ribeira, a Serenata e o Desfile da Mordomia, chegaram a mais de 325 mil pessoas, apenas durante o período da festa.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.