Logo
Regional

Conteúdos digitais sobre Romaria d’Agonia chegaram a mais de um milhão e meio de pessoas em todo o mundo

1 Setembro, 2023 | 11:10
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Os conteúdos digitais sobre a Romaria d’Agonia disponibilizados ‘online’ voltaram a bater recordes de interesse em 2023, chegando mais de um milhão e meio de pessoas em todo o mundo.

“Ano após anos, as pessoas, além de Portugal em vários países onde estão portugueses e não só, já se habituaram a acompanhar os pormenores da festa através da Internet. Podemos dizer que temos uma Romaria para o público que nos visita digitalmente e outra presencialmente. E ambos não param de crescer”, afirma Manuel Vitorino, Presidente da VianaFestas, entidade que organiza a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.

De acordo com os dados disponibilizados pelas próprias plataformas, só a página oficial da Romaria, em www.festasdagonia.com, teve com 380 mil visitas, que geraram 146 mil cliques, de 01 a 22 de agosto. A consulta do cartaz oficial de 2023 (252 mil visualizações) e do programa da festa (287 mil visualizações) lideraram as preferências.

Em ano de estreia, a solução informática “Romaria n’Algibeira”, disponibilizada pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, para divulgar em tempo real constrangimentos de trânsito na cidade, lugares de estacionamento, transportes e outras informações úteis envolvendo a festa, foi utilizada 25 mil vezes em 15 dias, até 22 de agosto.

“Continuamos a adicionar valor e conteúdos online todos os anos, porque sabemos que é uma área em que não podemos parar de inovar. Todos os anos é preciso reinventar e procurar novas formas de divulgação através da Internet, até porque são futuros visitantes que vão chegar, fisicamente, a Viana do Castelo”, acrescenta Manuel Vitorino também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Através da marca “Somos todos Romaria” nas redes sociais, com a qual a VianaFestas promove em permanência a romaria, foram este ano disponibilizados cerca de uma centena de conteúdos dedicados aos principais momentos, como a cobertura multimédia das sessões de fogo de artifício, concertos transmitidos em direto, bem como cortejos e desfiles.

De 02 a 23 de agosto, estes conteúdos foram consultados por 799.296 pessoas através do Facebook e 222.685 na rede social Instagram.

“Só em quatro dias, de 18 a 22 de agosto, 600 mil pessoas assistiram aos principais destaques da Romaria d’Agonia através do Facebook. Além, claro, de Portugal, estamos a falar de pessoas no Brasil, França, Espanha, Estados Unidos da América, Canadá ou Reino Unido, entre muitos outros. É uma verdadeira romaria também na Internet”, assume o diretor executivo da VianaFestas.

O já habitual concerto do grupo “Sons do Minho” inserido na programação oficial contou com 80,9 mil pessoas a assistir no Facebook, enquanto o Cortejo Histórico Etnográfico foi visto por 78,5 mil pessoas, os Tapetes de sal da Ribeira por 71,5 mil pessoas e os espetáculos das bandas de música na cidade por 54,7 mil pessoas.

No Instagram, o Desfile da Mordomia liderou, com 61,7 mil visualizações, seguindo-se a tradicional Serenata de fogo-de-artifício no rio Lima, com 54 mil, entre outros conteúdos.

Como já vem acontecendo nos últimos anos, foram ainda disponibilizados álbuns fotográficos através das redes sociais, dedicados aos principais momentos da Romaria, em que os três mais vistos, sobre os Tapetes da Ribeira, a Serenata e o Desfile da Mordomia, chegaram a mais de 325 mil pessoas, apenas durante o período da festa.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 5 Dezembro, 2025

Pingo Doce apoia 9 projetos em Viana do Castelo na 5ª edição do Programa Bairro Feliz

Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.

Regional 5 Dezembro, 2025

Ponte de Lima promove sessões de Yoga e histórias para crianças e famílias

O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.

Cultura 5 Dezembro, 2025

“O Soldadinho de Chumbo” chega ao Cineteatro João Verde em Monção

O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.

Regional 5 Dezembro, 2025

Pai Natal chega hoje a Vila Nova de Cerveira em grande desfile

O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.

Regional 5 Dezembro, 2025

Escola de Hotelaria de Viana do Castelo lança Curso de Bartender

A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.

Regional 5 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana abre candidaturas para pós-graduação em Economia Azul Sustentável

O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo reforça aposta na economia azul e energias renováveis

Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.