Logo
Regional

Conteúdos digitais sobre Romaria d’Agonia chegaram a mais de um milhão e meio de pessoas em todo o mundo

1 Setembro, 2023 | 11:10
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Os conteúdos digitais sobre a Romaria d’Agonia disponibilizados ‘online’ voltaram a bater recordes de interesse em 2023, chegando mais de um milhão e meio de pessoas em todo o mundo.

“Ano após anos, as pessoas, além de Portugal em vários países onde estão portugueses e não só, já se habituaram a acompanhar os pormenores da festa através da Internet. Podemos dizer que temos uma Romaria para o público que nos visita digitalmente e outra presencialmente. E ambos não param de crescer”, afirma Manuel Vitorino, Presidente da VianaFestas, entidade que organiza a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.

De acordo com os dados disponibilizados pelas próprias plataformas, só a página oficial da Romaria, em www.festasdagonia.com, teve com 380 mil visitas, que geraram 146 mil cliques, de 01 a 22 de agosto. A consulta do cartaz oficial de 2023 (252 mil visualizações) e do programa da festa (287 mil visualizações) lideraram as preferências.

Em ano de estreia, a solução informática “Romaria n’Algibeira”, disponibilizada pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, para divulgar em tempo real constrangimentos de trânsito na cidade, lugares de estacionamento, transportes e outras informações úteis envolvendo a festa, foi utilizada 25 mil vezes em 15 dias, até 22 de agosto.

“Continuamos a adicionar valor e conteúdos online todos os anos, porque sabemos que é uma área em que não podemos parar de inovar. Todos os anos é preciso reinventar e procurar novas formas de divulgação através da Internet, até porque são futuros visitantes que vão chegar, fisicamente, a Viana do Castelo”, acrescenta Manuel Vitorino também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Através da marca “Somos todos Romaria” nas redes sociais, com a qual a VianaFestas promove em permanência a romaria, foram este ano disponibilizados cerca de uma centena de conteúdos dedicados aos principais momentos, como a cobertura multimédia das sessões de fogo de artifício, concertos transmitidos em direto, bem como cortejos e desfiles.

De 02 a 23 de agosto, estes conteúdos foram consultados por 799.296 pessoas através do Facebook e 222.685 na rede social Instagram.

“Só em quatro dias, de 18 a 22 de agosto, 600 mil pessoas assistiram aos principais destaques da Romaria d’Agonia através do Facebook. Além, claro, de Portugal, estamos a falar de pessoas no Brasil, França, Espanha, Estados Unidos da América, Canadá ou Reino Unido, entre muitos outros. É uma verdadeira romaria também na Internet”, assume o diretor executivo da VianaFestas.

O já habitual concerto do grupo “Sons do Minho” inserido na programação oficial contou com 80,9 mil pessoas a assistir no Facebook, enquanto o Cortejo Histórico Etnográfico foi visto por 78,5 mil pessoas, os Tapetes de sal da Ribeira por 71,5 mil pessoas e os espetáculos das bandas de música na cidade por 54,7 mil pessoas.

No Instagram, o Desfile da Mordomia liderou, com 61,7 mil visualizações, seguindo-se a tradicional Serenata de fogo-de-artifício no rio Lima, com 54 mil, entre outros conteúdos.

Como já vem acontecendo nos últimos anos, foram ainda disponibilizados álbuns fotográficos através das redes sociais, dedicados aos principais momentos da Romaria, em que os três mais vistos, sobre os Tapetes da Ribeira, a Serenata e o Desfile da Mordomia, chegaram a mais de 325 mil pessoas, apenas durante o período da festa.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Fevereiro, 2026

Tentativa de assalto causa danos na Capela de Nossa Senhora da Graça em Lanhelas

Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Serra d’Arga passa a ser Zona de Especial Conservação a partir de hoje

A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Deputados do PS alertam para risco de queda de árvores em Lanhelas e exigem ação urgente da APA

Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Internacional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta no mercado ibérico na NAVARTUR

Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Atelier de Viana do Castelo apoia recuperação do património religioso danificado pelo mau tempo

Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Deslizamentos em Ponte da Barca deixam 23 desalojados sem previsão de regresso

Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Cerveira corta trânsito na frente ribeirinha por risco de cheia do rio Minho

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira cortou o trânsito na Avenida dos Pescadores, entre a entrada para a piscina municipal e o cais do rio Minho, devido ao risco de cheia do rio Minho.