Os conteúdos digitais sobre a Romaria d’Agonia disponibilizados ‘online’ voltaram a bater recordes de interesse em 2023, chegando mais de um milhão e meio de pessoas em todo o mundo.
“Ano após anos, as pessoas, além de Portugal em vários países onde estão portugueses e não só, já se habituaram a acompanhar os pormenores da festa através da Internet. Podemos dizer que temos uma Romaria para o público que nos visita digitalmente e outra presencialmente. E ambos não param de crescer”, afirma Manuel Vitorino, Presidente da VianaFestas, entidade que organiza a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.
De acordo com os dados disponibilizados pelas próprias plataformas, só a página oficial da Romaria, em www.festasdagonia.com, teve com 380 mil visitas, que geraram 146 mil cliques, de 01 a 22 de agosto. A consulta do cartaz oficial de 2023 (252 mil visualizações) e do programa da festa (287 mil visualizações) lideraram as preferências.
Em ano de estreia, a solução informática “Romaria n’Algibeira”, disponibilizada pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, para divulgar em tempo real constrangimentos de trânsito na cidade, lugares de estacionamento, transportes e outras informações úteis envolvendo a festa, foi utilizada 25 mil vezes em 15 dias, até 22 de agosto.

“Continuamos a adicionar valor e conteúdos online todos os anos, porque sabemos que é uma área em que não podemos parar de inovar. Todos os anos é preciso reinventar e procurar novas formas de divulgação através da Internet, até porque são futuros visitantes que vão chegar, fisicamente, a Viana do Castelo”, acrescenta Manuel Vitorino também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Através da marca “Somos todos Romaria” nas redes sociais, com a qual a VianaFestas promove em permanência a romaria, foram este ano disponibilizados cerca de uma centena de conteúdos dedicados aos principais momentos, como a cobertura multimédia das sessões de fogo de artifício, concertos transmitidos em direto, bem como cortejos e desfiles.
De 02 a 23 de agosto, estes conteúdos foram consultados por 799.296 pessoas através do Facebook e 222.685 na rede social Instagram.
“Só em quatro dias, de 18 a 22 de agosto, 600 mil pessoas assistiram aos principais destaques da Romaria d’Agonia através do Facebook. Além, claro, de Portugal, estamos a falar de pessoas no Brasil, França, Espanha, Estados Unidos da América, Canadá ou Reino Unido, entre muitos outros. É uma verdadeira romaria também na Internet”, assume o diretor executivo da VianaFestas.

O já habitual concerto do grupo “Sons do Minho” inserido na programação oficial contou com 80,9 mil pessoas a assistir no Facebook, enquanto o Cortejo Histórico Etnográfico foi visto por 78,5 mil pessoas, os Tapetes de sal da Ribeira por 71,5 mil pessoas e os espetáculos das bandas de música na cidade por 54,7 mil pessoas.
No Instagram, o Desfile da Mordomia liderou, com 61,7 mil visualizações, seguindo-se a tradicional Serenata de fogo-de-artifício no rio Lima, com 54 mil, entre outros conteúdos.
Como já vem acontecendo nos últimos anos, foram ainda disponibilizados álbuns fotográficos através das redes sociais, dedicados aos principais momentos da Romaria, em que os três mais vistos, sobre os Tapetes da Ribeira, a Serenata e o Desfile da Mordomia, chegaram a mais de 325 mil pessoas, apenas durante o período da festa.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” regressa este Natal ao centro histórico de Viana do Castelo e chega este ano com uma novidade: além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá também uma edição na véspera de Ano Novo.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebrou, no último sábado, 44 anos de atividade, numa cerimónia que destacou o papel essencial de dadores de sangue, voluntários e instituições beneméritas no apoio à melhoria dos serviços hospitalares.
Viana do Castelo quer afirmar-se através do mar. Esta quarta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorreu a conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, organizada pela Câmara Municipal e pelo Centro de Excelência Jean Monnet - OCEANID +, da Universidade Nova de Lisboa.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, Viana do Castelo vai receber duas iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável e à promoção da bicicleta como meio de transporte e lazer. Os eventos são organizados pela associação em constituição Viana Ciclável, com atividades para todas as idades.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.
O Dia Mundial do Fado celebra-se esta quinta-feira com uma homenagem especial à voz maior do fado português: Amália Rodrigues. A data fica marcada pela estreia nacional da exposição “AH AMÁLIA – Living Experience”, que tem início em Viana do Castelo no âmbito do projeto itinerante Ah Amália On Tour.
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) levou a experiência de Viana do Castelo às V Jornadas do Serviço de Psicologia da ULS São João, realizadas a 20 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.