Logo
Regional

Contentores de lixo a transbordar levam Câmara de Viana a reforçar ações de sensibilização

7 Janeiro, 2026 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo afirmou que o município vai reforçar as ações de sensibilização junto da população para a correta utilização dos contentores de lixo, após, nas últimas semanas, se terem registado situações de transbordo de resíduos em várias zonas da cidade.

O tema foi abordado na reunião do executivo municipal pelo vereador do Chega, José Belo, que classificou como “uma vergonha” a acumulação de lixo fora dos contentores em alguns pontos do concelho.

Em resposta, o presidente da autarquia, Luís Nobre, explicou que a situação está relacionada com um aumento excecional da produção de resíduos durante o período festivo do Natal e da Passagem do Ano, aliado a constrangimentos na recolha.

“Houve uma descontinuidade do serviço assegurado pela Resulima devido à quadra festiva, o que provocou uma pressão suplementar sobre os equipamentos”, referiu o autarca socialista, acrescentando que os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo têm procurado mitigar o problema, apesar de também terem sido afetados pela avaria simultânea de três viaturas de recolha.

A Resulima é responsável pela recolha e tratamento de resíduos no Vale do Lima e Baixo Cávado, abrangendo uma área de cerca de 1.743 quilómetros quadrados e servindo uma população aproximada de 307 mil habitantes, nos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Barcelos e Esposende.

Luís Nobre reconheceu que a intervenção do vereador alertou o município para a necessidade de reforçar o trabalho de sensibilização da população. Segundo o autarca, tanto o plano de atividades dos Serviços Municipalizados como o orçamento municipal já preveem ações nesse sentido, bem como investimento na aquisição de novos equipamentos de recolha e de deposição de resíduos.

O presidente da Câmara apelou ainda à colaboração dos munícipes, sublinhando a importância de uma utilização adequada dos contentores. “Se um equipamento está cheio, o seguinte pode não estar. Temos de fazer esse exercício. Houve muita sensibilização para a separação de resíduos e agora é necessário reforçar a sensibilização para a correta utilização dos equipamentos”, concluiu.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 8 Janeiro, 2026

Voleibol: Portugal triunfa sobre Países Baixos e garante primeira vitória no Torneio WEVZA

A Selecção Nacional de Sub-18 masculina de voleibol conseguiu esta quarta-feira a sua primeira vitória no Torneio WEVZA (Western European Volleyball Zonal Association), ao derrotar os Países Baixos por 3-2, num jogo disputado no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Cultura 8 Janeiro, 2026

Espetáculo das Comédias do Minho aproxima crianças de Shakespeare

As Comédias do Minho levam até 31 de janeiro o espetáculo “Faz-me um Resumo”, dirigido a crianças do 1.º ciclo e suas famílias. A iniciativa percorre os municípios de Monção, Paredes de Coura, Melgaço e Valença, com sessões para escolas e apresentações abertas ao público familiar. A entrada é gratuita.

Desporto 8 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC nomeado para o Grande Prémio do Júri Coletivo nos Troféus “O Minhoto”

O Santa Luzia FC, de Viana do Castelo, é um dos grandes destaques da 28.ª edição dos Troféus Desportivos “O Minhoto”, ao ser nomeado para o Grande Prémio do Júri Coletivo. O clube feminino de futsal viveu recentemente a sua época mais histórica, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional, depois de disputar, pela primeira vez na sua história, a final da Liga Placard.

Desporto 8 Janeiro, 2026

Meia Maratona Manuela Machado regressa a Viana do Castelo a 25 de janeiro

Viana do Castelo recebe no domingo, 25 de janeiro, mais uma edição da Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração, iniciativa que já se afirmou como um dos eventos desportivos de referência da região. A prova tem partida marcada para as 10h30, na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural.

Regional 8 Janeiro, 2026

Vila Nova de Cerveira regista 31% das matrizes rústicas georreferenciadas no âmbito do BUPi

Desde agosto de 2021, o Balcão Único do Prédio (BUPi) da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira já georreferenciou 8.832 matrizes rústicas, correspondendo a 2.270 hectares do concelho. O número representa 31% do total de 28.764 matrizes identificadas, segundo dados atualizados a 4 de janeiro de 2026.

Regional 8 Janeiro, 2026

Encontro de Jogos de Tabuleiro anima Centro Social e Paroquial da Meadela

O Centro Social e Paroquial da Meadela vai acolher, no próximo dia 24 de janeiro, um Encontro de Jogos de Tabuleiro, numa iniciativa aberta à comunidade e pensada para todas as idades.

Regional 8 Janeiro, 2026

Município de Viana do Castelo lança canal oficial no WhatsApp

A Câmara Municipal de Viana do Castelo passou a dispor de um canal oficial no WhatsApp, reforçando os meios de comunicação direta com os munícipes e apostando numa informação mais próxima, imediata e acessível.