A Polícia Judiciária desenvolveu uma operação policial na qual identificou e deteve, na zona do Fafe, dois homens fortemente indiciados da prática do crime de tráfico internacional de produtos estupefacientes, tendo ainda apreendido uma tonelada e meia de cocaína.
A operação foi desencadeada pela Diretoria do Norte da PJ, no âmbito de uma investigação iniciada em julho, contando com a estreita colaboração das agências americanas DEA (Drug Enforcement Administration) e CBP (Customs and Border Protection) e da Autoridade Tributária e Aduaneira (ATA).
Na origem da investigação está a atividade de uma determinada empresa que procedeu à importação de três contentores de peles provenientes da América Latina.
Suspeitando que os três contentores poderiam estar a ser utilizados para transportar substâncias ilícitas, a PJ solicitou a colaboração da ATA na fiscalização dos contentores no Porto de Leixões, vindo a confirmar as suspeitas, detetando uma quantidade muito elevada de embalagens de cocaína entre as peles dos animais.
Através de uma monitorização constante daqueles contentores, no dia de ontem, a PJ acompanhou a sua retirada da zona portuária e o transporte para um armazém na zona de Fafe, onde viriam a ser detidos os dois suspeitos, assim que iniciaram o processo de descarga e armazenamento da mercadoria.
Os dois homens, com idades de 34 e 42 anos, estão associados à empresa que importou a mercadoria, também ela suspeita de envolvimento no projeto criminoso.
Um dos detidos é ex-militar da GNR, atualmente em licença de longa duração, fora do ativo.
No âmbito desta operação, a PJ fez ainda várias apreensões, nomeadamente de automóveis ligeiros, motociclos, armas de fogo e outros meios de prova.
Os detidos vão ser presente às autoridades judiciárias competentes, no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.