Logo
Regional

Contacto com aves selvagens é “origem provável” de gripe em capoeira de Chafé

25 Agosto, 2024 | 12:49
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A “origem provável” da infeção de gripe das aves detetada numa exploração caseira de 100 galinhas poedeiras em Chafé, Viana do Castelo, é o “possível contacto com aves selvagens”, indica a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Numa nota técnica, sobre a Situação Epidemiológica da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) em Portugal, relativa ao período entre outubro de 2023 e agosto de 2024, no ‘site’ da DGAV, refere-se que foram 100 as galinhas poedeiras encontradas com a doença na capoeira doméstica de Chafé e posteriormente eliminadas.

A “origem provável” da doença é o “possível contacto com aves selvagens”, indica a DGAV no documento onde se indica que, até quarta-feira, tinham sido confirmados 14 casos de gripe em aves selvagens, entre cegonhas e gaivotas.

A DGAV revelou não estar previsto o alargamento, a outras zonas da região Norte, das restrições relacionadas com a gripe das aves em 26 freguesias de Viana do Castelo, Barcelos e Esposende.

“Considerando a ausência de novos focos em aves domésticas, não se antecipa o alargamento das restrições atualmente em vigor para outras zonas do Norte do país”, informou a DGAV, em resposta a questões da Lusa.

A DGAV indicou também que, “neste momento, não estão previstas medidas adicionais” nas zonas dos distritos de Viana do Castelo e de Braga colocadas, até 15 de setembro, sob restrição sanitária para a circulação de carne de aves de capoeira e ovos para consumo humano.

As limitações foram aplicadas depois de, em 14 de agosto, ter sido detetada doença da gripe das aves numa exploração caseira de animais de capoeira, em Chafé, distrito de Viana do Castelo.

De acordo com a DGAV, “o vírus não é transmissível às pessoas através do consumo de carne de aves e de ovos”.

Portugal continua oficialmente livre desta doença, uma vez que este estatuto só é perdido quando o vírus é confirmado em explorações avícolas comerciais.

Quando tal acontece, regra geral, os países terceiros impõem restrições à importação de aves e seus produtos.

A retirada de carne de aves e ovos das prateleiras dos supermercados só ocorre quando se confirmam focos de infeção em explorações avícolas comerciais, de acordo com a DGAV.

Num edital disponível na página da internet da DGAV, explica-se que Anha, Castelo do Neiva, Chafé e São Romão de Neiva foram as freguesias de Viana do Castelo colocadas “sob proteção”, ao passo que outras 13 freguesias daquele concelho ficaram “sob vigilância”, tal como cinco freguesias de Esposende e quatro de Barcelos (no distrito de Braga).

As freguesias de Viana do Castelo “sob vigilância” são Areosa, Santa Marta de Portuzelo, Vila Franca, Vila de Punhe, Barroselas e Carvoeiro, Mazarefes e Vila Fria, Santa Maria Maior e Monserrate e Miadela, Darque, Cardielos e Serreleis, Perre, Mujães, Subportela, Deocriste e Portela Susã, e Alvarães.

Em Esposende, as freguesias afetadas são Forjães, Esposende, Marinhas e Gandra, Antas, Belinho e Mar, e Vila Chã.

Em Barcelos, estão em causa as freguesias de Fragoso, Aldreu, Palme, Durrães e Tregosa.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 4 Julho, 2025

Operação Campo Seguro da GNR decorre até 15 de fevereiro de 2026

A Guarda Nacional Republicana (GNR) irá desenvolver a Operação Campo Seguro 2025, até 15 de fevereiro de 2026, cujo objetivo é intensificar a sensibilização, o patrulhamento e a fiscalização nas explorações agrícolas e florestais, no sentido de reprimir a prática de crimes de furto de produtos e máquinas agrícolas, crimes de Tráfico de Seres Humanos, em contexto laboral, e prevenir a ocorrência de acidentes com veículos ou máquinas agrícolas e florestais.

Regional 4 Julho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo vence Prémio “Mais a Norte”

O Nutrir-IPVC foi distinguido na categoria "Norte Ruris" pelos seus contributos na valorização agroalimentar, proteção da biodiversidade e dinamização da economia local, numa gala que celebrou as iniciativas mais marcantes da Região Norte.

Desporto 4 Julho, 2025

Funeral de Diogo Jota e André Silva realiza-se no sábado

O funeral dos futebolistas Diogo Jota e André Silva, que faleceram em Zamora, Espanha, vítimas de um acidente de viação, realiza-se às 10h00 de sábado, na Igreja Matriz de Gondomar.

Desporto 4 Julho, 2025

Portugal perde com Espanha na estreia do Europeu feminino

A Seleção Nacional Feminina entrou a perder no Euro 2025, não resistindo à supremacia das campeãs do mundo em título. Espanha venceu por 5-0, num resultado praticamente construído na primeira parte.

Regional 4 Julho, 2025

Realizador vianense Flávio Cruz conquista o Brasil com 10 prémios e o Grande Troféu do Festival

O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi o grande vencedor da  mais recente edição do Finisterra Brasil – Festival Internacional de Cinema de  Turismo, com 10 prémios atribuídos a três das suas obras, incluindo o Grande  Prémio do Festival. 

Regional 3 Julho, 2025

Biblioteca de Jardim convida à leitura ao ar livre em Valença

Desde o inicio do mês, Valença convida a mergulhar no prazer da leitura ao ar livre, com a abertura da Biblioteca de Jardim, instalada no Jardim Municipal. Este espaço estará em funcionamento diariamente, entre as 9h00 e as 18h00, até 31 de agosto.

Regional 3 Julho, 2025

GNR deteta 43 infrações por estacionamento irregular “às portas” da Lagoa da Esturranha

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Destacamento Territorial, realizou uma operação de fiscalização rodoviária na Estrada Nacional 305 (EN 305), nas imediações da Lagoa da Esturranha, no concelho de Viana do Castelo.