Logo
Regional

Contacto com aves selvagens é “origem provável” de gripe em capoeira de Chafé

25 Agosto, 2024 | 12:49
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A “origem provável” da infeção de gripe das aves detetada numa exploração caseira de 100 galinhas poedeiras em Chafé, Viana do Castelo, é o “possível contacto com aves selvagens”, indica a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Numa nota técnica, sobre a Situação Epidemiológica da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) em Portugal, relativa ao período entre outubro de 2023 e agosto de 2024, no ‘site’ da DGAV, refere-se que foram 100 as galinhas poedeiras encontradas com a doença na capoeira doméstica de Chafé e posteriormente eliminadas.

A “origem provável” da doença é o “possível contacto com aves selvagens”, indica a DGAV no documento onde se indica que, até quarta-feira, tinham sido confirmados 14 casos de gripe em aves selvagens, entre cegonhas e gaivotas.

A DGAV revelou não estar previsto o alargamento, a outras zonas da região Norte, das restrições relacionadas com a gripe das aves em 26 freguesias de Viana do Castelo, Barcelos e Esposende.

“Considerando a ausência de novos focos em aves domésticas, não se antecipa o alargamento das restrições atualmente em vigor para outras zonas do Norte do país”, informou a DGAV, em resposta a questões da Lusa.

A DGAV indicou também que, “neste momento, não estão previstas medidas adicionais” nas zonas dos distritos de Viana do Castelo e de Braga colocadas, até 15 de setembro, sob restrição sanitária para a circulação de carne de aves de capoeira e ovos para consumo humano.

As limitações foram aplicadas depois de, em 14 de agosto, ter sido detetada doença da gripe das aves numa exploração caseira de animais de capoeira, em Chafé, distrito de Viana do Castelo.

De acordo com a DGAV, “o vírus não é transmissível às pessoas através do consumo de carne de aves e de ovos”.

Portugal continua oficialmente livre desta doença, uma vez que este estatuto só é perdido quando o vírus é confirmado em explorações avícolas comerciais.

Quando tal acontece, regra geral, os países terceiros impõem restrições à importação de aves e seus produtos.

A retirada de carne de aves e ovos das prateleiras dos supermercados só ocorre quando se confirmam focos de infeção em explorações avícolas comerciais, de acordo com a DGAV.

Num edital disponível na página da internet da DGAV, explica-se que Anha, Castelo do Neiva, Chafé e São Romão de Neiva foram as freguesias de Viana do Castelo colocadas “sob proteção”, ao passo que outras 13 freguesias daquele concelho ficaram “sob vigilância”, tal como cinco freguesias de Esposende e quatro de Barcelos (no distrito de Braga).

As freguesias de Viana do Castelo “sob vigilância” são Areosa, Santa Marta de Portuzelo, Vila Franca, Vila de Punhe, Barroselas e Carvoeiro, Mazarefes e Vila Fria, Santa Maria Maior e Monserrate e Miadela, Darque, Cardielos e Serreleis, Perre, Mujães, Subportela, Deocriste e Portela Susã, e Alvarães.

Em Esposende, as freguesias afetadas são Forjães, Esposende, Marinhas e Gandra, Antas, Belinho e Mar, e Vila Chã.

Em Barcelos, estão em causa as freguesias de Fragoso, Aldreu, Palme, Durrães e Tregosa.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 24 Novembro, 2024

Castelense, Cardielense, Lanheses e Deucriste seguem na Taça da AFVC

Este domingo, realizaram-se as partidas dos Oitavos-de-final da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Das 5 equipas do concelho de Viana do Castelo presentes nesta fase, apenas 4 seguem para a próxima eliminatória. Castelense, Cardielense, Lanheses e Deucriste SC, ganharam os seu jogos e estão apurados para os Quartos-de-final da competição.

Desporto 24 Novembro, 2024

FC Porto eliminado da Taça de Portugal pelo Moreirense

O FC Porto, vencedor das três últimas edições da Taça de Portugal em futebol, foi hoje afastado dos oitavos de final da competição, ao perder por 2-1 no terreno do Moreirense, somando a terceira derrota consecutiva.

Opinião 24 Novembro, 2024

OPINIÃO: Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o Cordão Umbilical

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é caraterizada pela obstrução e/ou bloqueio persistente das vias aéreas. Esta obstrução pode ocorrer através de um enfisema, de bronquite crónica ou de ambos causando dificuldade respiratória. A obstrução brônquica pode ser irreversível ou parcialmente reversível através de tratamento.Andreia Gomes - Diretora Técnica e de Investigação e Desenvolvimento e Inovação da BebéVida

Regional 24 Novembro, 2024

Motociclista morre após colisão com carro em Valença

Um acidente, esta manhã, na localidade de Ganfei, em Valença, entre um ligeiro de passageiros e um motociclo provocou a morte a um jovem de 21 anos.

Desporto 23 Novembro, 2024

Voleibol Clube de Viana voltou às vitórias no campeonato

Em jogo da 9.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado este sábado no Pavilhão de Santa Maria Maior, o Voleibol Clube de Viana derrotou (3-2) o Sporting de Espinho com parciais de 26-24, 19-25, 25-23, 15-25 e 15-11.

Desporto 23 Novembro, 2024

Juventude Viana ganha em Riba d`Ave

A Juventude Viana deslocou-se, este sábado, a Riba d`Ave para defrontar a equipa local, em jogo correspondente à 7ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. A formação de Viana do Castelo realizou uma boa partida e alcançou a segunda vitória consecutiva na competição.

Desporto 23 Novembro, 2024

Santa Luzia perde em casa com o Maia para a Liga Feminina de Futsal

Arrancou, este sábado, a nona jornada da Liga Feminina Placard, com a realização de três encontros. No Pavilhão José Natário, o Santa Luzia foi surpreendido pelo Maia. A equipa de Viana do Castelo perdeu por 2-3.