Logo
Nacional

Consumo de bacalhau recupera e deverá manter-se forte no Natal

30 Outubro, 2023 | 11:12
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O consumo de bacalhau em Portugal tem vindo a recuperar do impacto provocado pela inflação, esperando-se, assim, números “fortes” para este Natal, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, avançou o Norwegian Seafood Council (NSC) à Lusa.

“Neste momento, o consumo está num bom nível, mas para explicarmos o agora temos que olhar para o que aconteceu desde agosto do ano passado, com a inflação e o aumento de preços dos alimentos. Foi muito difícil, mas agora vemos que o comércio está mais normal, mais estável”, afirmou o diretor do NSC para Portugal, Trond Rismo, em entrevista à Lusa.

Assim, o consumo de bacalhau em Portugal deverá manter-se “forte” na época do Natal.

Segundo as estimativas do NSC, o consumo de bacalhau no mês de dezembro vai representar entre 25% a 30% do total.

Nos últimos anos, os portugueses têm comido, só na véspera de Natal, entre quatro e cinco toneladas deste peixe. “É também de destacar o consumo ‘per capita’ [por pessoa]. No ano passado, tivemos uma redução de 3%, mas este ano estamos a voltar para um patamar normal e calculamos que este ronda os 15 a 16 quilogramas de bacalhau, o que é um número incrivelmente alto”, apontou.

O NSC mantém-se expectante com o comportamento do consumo no próximo ano, após o fim do IVA zero para um cabaz de alimentos, uma medida adotada pelo Governo para travar o impacto da escalada de preços.

Ainda assim, Trond Rismo garantiu que o bacalhau continua a ser um produto muito importante, sobretudo para os retalhistas. “No ano passado não vi muitas promoções na altura do Natal, só nas duas semanas anteriores. No início do primeiro semestre deste ano, sobretudo durante o verão, já vi algumas promoções. Acredito que os retalhistas estão a fazer isto para atrair os clientes. Eles querem que o consumo regresse”, sublinhou.

Só para a campanha de Natal em Portugal, o NSC dedicou aproximadamente 600.000 euros.

De acordo com os dados do NSC, até setembro, as exportações de bacalhau da Noruega para Portugal, fresco, congelado e salgado recuaram 10% face a 2022, mas o preço aumentou 22%.

Só em setembro, verificou-se um decréscimo de 2% em termos de volume e um agravamento de 9% no preço.

Neste mês, o total das exportações de produtos do mar atingiram quase 16.000 milhões de coroas norueguesas (cerca de 1.391 milhões de euros), quando no mesmo mês de 2022 estavam em 14.610 milhões de coroas norueguesas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção: Dario Ribeiro apresenta “Fados e Baladas de Coimbra” no Cineteatro João Verde

O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.

Regional 2 Dezembro, 2025

Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura “Gabinete de Escuta”

A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.

Regional 2 Dezembro, 2025

Ponte de Lima lança 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos

O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.

Nacional 2 Dezembro, 2025

Pedro Pimpão apresenta candidatura à ANMP no congresso de dezembro em Viana do Castelo

Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.

Regional 2 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Alvarães vai receber alojamento para animais de companhia

Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.

Nacional 2 Dezembro, 2025

Feriado e fim de semana prolongam prazo do IMI até hoje

Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.

Internacional 2 Dezembro, 2025

Deputado vianense lidera missão portuguesa no Cairo em encontro do Mediterrâneo

Eduardo Teixeira, deputado e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está no Cairo, Egipto, à frente da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar da União para o Fórum Mediterrânico.