Logo
Regional

Construção de residência de politécnico de Viana do Castelo prevista para 2.º semestre

8 Abril, 2024 | 17:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A construção de uma residência académica em Viana do Castelo, num investimento de cerca de 15 milhões de euros deverá começar no segundo semestre, ultrapassada a contestação judicial ao concurso para a elaboração do projeto, foi hoje divulgado.

Contactado pela agência Lusa, a propósito do início da construção da residência académica de Valença, o presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Carlos Rodrigues, explicou que o impasse judicial durou cerca de ano e meio e foi concluído em janeiro último.

“Tivemos de fazer a reapreciação da seriação dos três candidatos que concorreram, à luz da decisão do tribunal que considerou existir um vício da fórmula de cálculo da competência da equipa projetista. A empresa que tinha ficado em segundo lugar acabou por vencer o concurso e já está a elaborar o projeto”, explicou.

Concluído o projeto, adiantou, será lançado o concurso público para a construção da residência que estimou poder começar “entre julho ou setembro”, num investimento de cerca de 15 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A nova residência, que vai ser construída nos terrenos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), será dotada de 400 camas, repartidas por 160 quartos duplos, 40 quartos individuais, 10 quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada, 10 estúdios individuais e 10 estúdios duplos”.

Todos “os quartos serão equipados com casa de banho privativa. O novo edifício também terá cantina e bar, centro de saúde, área de ‘fitness’ e um conjunto de espaços de natureza diversa para fruição dos alunos”.

Em Viana do Castelo, o IPVC dispõe das residências no Centro Académico e Escola Superior de Educação, a residência na Escola Superior Agrária, em Ponte de Lima e alojamento académico na Pousada de juventude em Melgaço”.

Com cerca de cinco mil alunos, o IPVC tem seis escolas – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTESP e outras formações de caráter profissionalizante.

Além das escolas superiores de saúde, educação e tecnologia e gestão, situadas em Viana do Castelo, o IPVC tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima (Agrária), Valença (Ciências Empresariais) e Melgaço (Desporto e Lazer).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 16 Maio, 2025

IPVC, Marinha Portuguesa e Câmara de Viana juntos para impulsionar economia azul como motor de inovação

A economia azul e a cooperação institucional marcaram a sessão de abertura do colóquio “O Mar: Tradições e Desafios”, que decorre esta sexta-feira na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).

Regional 16 Maio, 2025

Municípios do Alto Minho vão ter plataforma urbanística financiada em 1,5 ME

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho vai avançar com uma plataforma digital de gestão urbanística nos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo, financiada com cerca de 1,5 milhões de euros.

Regional 16 Maio, 2025

Espetáculo de magia antecede concertos de grandes nomes nacionais em Cerveira

Cerveira acolhe, este sábado, 'Aporia', um espetáculo de magia verdadeiramente único com Rúben Félix a desafiar a perceção existente da realidade. Trata-se do segundo evento integrado na intensa e diversificada programação cultural prevista para os próximos meses na 'Vila das Artes'.

Regional 16 Maio, 2025

Voto antecipado em mobilidade com adesão de 94% dos mais de 333 mil inscritos

Mais de 314 mil eleitores dos 333.347 inscritos para o voto antecipado exerceram o seu direito no domingo passado, correspondendo a uma afluência de 94,45%, segundo o balanço da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna

Cultura 16 Maio, 2025

Antoni Flotats apresenta “Els Imprevisibles” em Ponte da Barca

No dia 17 de maio, pelas 21h30, o Auditório Municipal será palco de um espetáculo único com o pianista e cantautor de Barcelona, Antoni Flotats, que apresenta o seu mais recente projeto: Els Imprevisibles.

Internacional 16 Maio, 2025

UNICEF Portugal apela a donativos

Moçambique enfrenta uma crise humanitária sem precedentes, provocada por uma combinação devastadora de violência armada, pobreza estrutural, desastres naturais extremos e emergências de saúde pública. Esta policrise está a afetar gravemente as crianças: estima-se que 4,8 milhões de pessoas precisem de ajuda humanitária, incluindo 3,4 milhões de crianças.

Regional 16 Maio, 2025

Politécnico de Viana do Castelo celebra 39 Anos com visão clara e raízes no território

A celebração dos 39 anos do Politécnico de Viana do Castelo fez do presente uma afirmação clara de mudança e do futuro um compromisso partilhado. Na sessão solene desta quinta-feira, marcada por intervenções que cruzaram ambição, responsabilidade e visão estratégica, a instituição reforçou o papel transformador que quer continuar a assumir no território e no ensino superior.