A construção da nova residência académica de Valença está a decorrer a um bom ritmo. Situada na Avenida Pinto da Mota, a residência terá 32 quartos, num total de 56 camas.
O executivo municipal de Valença, juntamente com os técnicos municipais e os responsáveis do Grupo CASAIS (entidade responsável pela construção da obra), visitaram as obras e puderam certificar-se do avanço positivo das mesmas.
Na visita ao local, José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, referiu que “está tudo a correr conforme o previsto. Esta é uma construção inédita, em Valença e no país. Não só pela metodologia de construção mas por todas as questões de sustentabilidade ambiental, visto tratar-se de uma construção híbrida, com uma significativa redução da pegada ecológica”.
Já Carlos Fernandes, do Grupo Casais, referiu que, “neste momento está a ser montada a estrutura do edifício, com lages híbridas. Já as fachadas são pré-fabricadas, com pilares estruturais de madeira é já vêm com caixilharia, vidro e ventilação natural”.
Com um investimento de cerca de 2 milhões e 300 mil euros, financiados pelo PRR – Programa de Recuperação e Resiliência, esta obra implica, pela primeira vez em obras públicas em Portugal, soluções construtivas inovadoras com o sistema híbrido e o método CREE Buildings.

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.