A construção da nova residência académica de Valença está a decorrer a um bom ritmo. Situada na Avenida Pinto da Mota, a residência terá 32 quartos, num total de 56 camas.
O executivo municipal de Valença, juntamente com os técnicos municipais e os responsáveis do Grupo CASAIS (entidade responsável pela construção da obra), visitaram as obras e puderam certificar-se do avanço positivo das mesmas.
Na visita ao local, José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, referiu que “está tudo a correr conforme o previsto. Esta é uma construção inédita, em Valença e no país. Não só pela metodologia de construção mas por todas as questões de sustentabilidade ambiental, visto tratar-se de uma construção híbrida, com uma significativa redução da pegada ecológica”.
Já Carlos Fernandes, do Grupo Casais, referiu que, “neste momento está a ser montada a estrutura do edifício, com lages híbridas. Já as fachadas são pré-fabricadas, com pilares estruturais de madeira é já vêm com caixilharia, vidro e ventilação natural”.
Com um investimento de cerca de 2 milhões e 300 mil euros, financiados pelo PRR – Programa de Recuperação e Resiliência, esta obra implica, pela primeira vez em obras públicas em Portugal, soluções construtivas inovadoras com o sistema híbrido e o método CREE Buildings.

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.