Um consórcio de dez entidades do Norte de Portugal e da Galiza tem até 2025 para aplicar 2,1 milhões de euros no desenvolvimento de tecnologia ligada ao uso de hidrogénio verde na mobilidade sustentável.
Na apresentação do projecto realizada em Porriño, Vigo, o director geral do Centro Tecnológico Automóvel da Galiza explicou que o objectivo é produzir e partilhar tecnologia e conhecimento, numa cooperação público-privada que pretende colocar a eurorregião Norte de Portugal — Galiza na dianteira do “comboio da inovação” da mobilidade sustentável com base no hidrogénio verde.
O projecto terá quatro áreas de trabalho principais para desenvolver os seus objectivos, desde logo um Observatório Tecnológico para analisar o potencial do hidrogénio renovável como vector de mobilidade e modelar a rede de hidrogénio no eixo Galiza-Norte de Portugal.
Numa nota de imprensa, o consórcio esclarece estar em causa a “análise do potencial do hidrogénio renovável como vector de mobilidade no eixo Galiza-Norte de Portugal, melhorando a formação e o posicionamento tecnológico das entidades da eurorregião na indústria emergente”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai atribuir esta terça-feira, dia 20 de janeiro, um total de 39 títulos honoríficos a personalidades, instituições e empresas vianenses, no âmbito das comemorações dos 178 anos da elevação de Viana do Castelo a cidade.
A Infraestruturas de Portugal anunciou a retoma dos trabalhos de instalação de barreiras de proteção à catenária na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo.
A 18ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo trouxe emoção e reviravoltas que mantêm a disputa pelo título ao rubro.
A 18.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por muitos golos, resultados expressivos e pela manutenção da luta intensa pelo topo da tabela. Raianos e Távora seguem na liderança, ambos com 40 pontos, enquanto o SC Vianense B continua na perseguição direta, com 37.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, escolheu o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, para reafirmar esta segunda-feira, 19 de janeiro, que não existe “caos” no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e para sublinhar melhorias sentidas também na região do Alto Minho, nomeadamente nas urgências e nos tempos de espera para a primeira observação.
A Associação de Dadores de Sangue de Areosa promove no próximo dia 25 de janeiro de 2026 (domingo) uma nova colheita de sangue, convidando toda a comunidade a associar-se a esta iniciativa solidária que pode salvar vidas.
O coro feminino CantoenCanto, sediado em Viana do Castelo, celebra o seu segundo aniversário, destacando-se pela música, pelo encontro de vozes e pelo forte envolvimento comunitário.