Um consórcio de dez entidades do Norte de Portugal e da Galiza tem até 2025 para aplicar 2,1 milhões de euros no desenvolvimento de tecnologia ligada ao uso de hidrogénio verde na mobilidade sustentável.
Na apresentação do projecto realizada em Porriño, Vigo, o director geral do Centro Tecnológico Automóvel da Galiza explicou que o objectivo é produzir e partilhar tecnologia e conhecimento, numa cooperação público-privada que pretende colocar a eurorregião Norte de Portugal — Galiza na dianteira do “comboio da inovação” da mobilidade sustentável com base no hidrogénio verde.
O projecto terá quatro áreas de trabalho principais para desenvolver os seus objectivos, desde logo um Observatório Tecnológico para analisar o potencial do hidrogénio renovável como vector de mobilidade e modelar a rede de hidrogénio no eixo Galiza-Norte de Portugal.
Numa nota de imprensa, o consórcio esclarece estar em causa a “análise do potencial do hidrogénio renovável como vector de mobilidade no eixo Galiza-Norte de Portugal, melhorando a formação e o posicionamento tecnológico das entidades da eurorregião na indústria emergente”.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.
No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.