A constituição de um 'Clube de Fundadores' para alavancar o futuro Centro de Inovação de Cerveira é formalizada esta quarta-feira, 30 de outubro, no Palco das Artes, no âmbito da Conferência Corporativa "Inovação, Sustentabilidade e Economia Circular".

Com a participação de diversas entidades regionais e nacionais com competências nestas áreas de desenvolvimento, o encontro procura potenciar sinergias entre as empresas dos polos industriais do concelho e demais parceiros/investidores, promovendo uma colaboração permanente, com vista a um crescimento conjunto e sustentado.
Partindo da premissa de posicionar Vila Nova de Cerveira como líder em práticas empresariais sustentáveis e inovadoras, destacando-se no cenário nacional e internacional, a Câmara Municipal está a encetar diversas diligências para a implementação do Centro de Inovação de Cerveira, a ser instalado no edifício contíguo ao Centro de Saúde (antiga Galaecia).
O primeiro passo foi dado no passado mês de abril com a assinatura de um protocolo de colaboração com o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), da Universidade do Minho, garantindo a capacidade de criação de conhecimento, assente na formação de recursos humanos mais qualificados, e reforçando a intensidade tecnológica na produção de bens e serviços. Neste momento, torna-se imprescindível o envolvimento das empresas pelo que, o dia 30 de outubro, apresenta-se como um momento de networking, permitindo a empresários, investigadores e técnicos partilhar ideias, formar parcerias e colaborar em projetos inovadores, tendo como denominador comum o apoio à competitividade empresarial do concelho.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira encara esta conferência corporativa como “mais uma oportunidade de transformar o futuro empresarial de Cerveira, contribuindo para o crescimento do tecido empresarial e industrial de Cerveira e, consequentemente, impulsionar o desenvolvimento económico local”. Rui Teixeira sublinha que o protocolo em causa representa “um compromisso sólido com a inovação e o desenvolvimento sustentável de Vila Nova de Cerveira, promovendo a colaboração entre o setor público e privado, e criando um ambiente fértil para fortalecer a posição do município como um polo de inovação e progresso, resultando em benefícios duradouros para a comunidade”.
Com a sessão de boas-vindas pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, agendada para as 9h30, a conferência é dividida em três painéis complementares, nomeadamente um primeiro momento para debater as “Políticas Públicas e Inovação, Sustentabilidade e Economia Circular”, com a presença do Presidente da CCDR-N, António Cunha, do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, do Diretor-Geral da COTEC Portugal, Jorge Portugal, da representante da ANI – Agência Nacional de Inovação, Silvia Garcia, e da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Sérgio Alves. O 2º painel procura expor a “Cerveira Inovadora: Empresas Parceiras no Centro de Inovação de Cerveira” e o 3.º Painel de dedicado à “Inovação e Liderança Empresarial” com o testemunho do Chairman Carlos Martins da Martifer.
A assinatura do Protocolo de Cooperação ‘Centro de Inovação de Cerveira – Clube dos Fundadores’ acontece no 2º painel, após a exposição das empresas parceiras, que, nesta fase inicial, envolverá a Brunswick, a Ezpeleta, a Vanguard Marine e a Pralisa/MarFrio. O objetivo é estabelecer um ecossistema propício ao desenvolvimento de projetos inovadores, reconhecendo a colaboração entre o setor público e privado como essencial para o crescimento sustentável do município. Dentro do Centro de Inovação, o Clube dos Fundadores é visto como um motor de vantagens mútuas para a Câmara Municipal e o setor empresarial.
O Clube dos Fundadores do centro de Inovação de Cerveira será gerido por um Conselho Diretivo composto por representantes da Câmara Municipal e do tecido empresarial, responsáveis pela definição de estratégias e aprovação de projetos, e que se reunirá com uma periodicidade mínima de três meses. O protocolo entra em vigor a partir da data de assinatura, com uma vigência de 36 meses.
Viana do Castelo volta a marcar presença na Feira Internacional de Artesanato (FIA), que decorre entre 27 de junho e 5 de julho, na FIL – Parque das Nações, em Lisboa, reforçando a promoção turística, cultural e artesanal do concelho naquele que é considerado o maior certame de artesanato da Península Ibérica e o segundo maior da Europa.
A Águas do Alto Minho está a investir cerca de 730 mil euros na modernização de infraestruturas de saneamento nos concelhos de Caminha e Valença, numa intervenção que visa aumentar a eficiência operacional dos sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais e reforçar a qualidade do serviço prestado às populações.
Terminou esta terça-feira a tradicional marcação dos cavalos Garranos na Serra de Santa Luzia, uma operação anual que envolveu criadores, técnicos e colaboradores da Associação de Criadores de Garranos e Barrosã de Santa Luzia, com sede em Outeiro, no concelho de Viana do Castelo.
O Fórum Cultural das Neves, em Vila de Punhe, acolheu no passado dia 20 de junho uma mesa-redonda dedicada ao tema “Territórios UNESCO – O desafio do Aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Junta de Freguesia de Vila de Punhe.
A Câmara Municipal de Valença vai transferir cerca de 1,4 milhões de euros para as 11 juntas de freguesia do concelho ao longo de 2026, no âmbito do Acordo de Apoio ao Investimento nas Freguesias, recentemente formalizado entre o município e os autarcas locais.
Vila Nova de Cerveira recebe, entre os dias 24 e 28 de junho, a 22.ª edição do Festival Dancerveira, iniciativa promovida pela ADEIXA – Associação de Dança do Eixo Ibérico Atlântico, com o apoio do Município cerveirense. O evento volta a afirmar-se como uma das principais referências da dança na região, reunindo participantes de Portugal, Espanha e Brasil num programa que alia formação, espetáculo e intercâmbio cultural.
A Seleção Nacional conquistou esta terça-feira a primeira vitória no Campeonato do Mundo de 2026, ao derrotar o Uzbequistão por expressivos 5-0, em encontro da segunda jornada do Grupo K disputado em Houston, nos Estados Unidos.