De 27 a 30 de setembro, Viana do Castelo recebe a conferência anual da World Surf Cities Network, evento que coloca a cidade no centro do mundo do surf. Pela primeira vez, este evento acontecerá em quatro municípios, passando ainda pela Ericeira, membro fundador da rede, e Nazaré e Matosinhos, candidatos a membros.
As 15 cidades desta rede mundial já confirmaram que vão estar representadas ao mais alto nível neste evento. Viana do Castelo é a atual detentora da presidência da World Surf Cities Network (WSCN) e vai receber os grandes decisores políticos desta rede colaborativa mundial que promove o surf como uma atividade criadora de riqueza das cidades.
O programa deste meeting anual é conjunto. As atividades na Ericeira decorrem nos dias 25 e 26, na Nazaré a 26, em Matosinhos a 27 e em Viana do Castelo de 27 a 30 de setembro.
Em Viana do Castelo, os participantes, entre os quais os representantes das 15 cidades da rede, vão ter a oportunidade de conhecer o que tem sido feito ao nível de surf como atividade desportiva, social e económica potenciadora de desenvolvimento. Será dado destaque principalmente ao Centro de Mar, ao importante papel dos clubes náuticos e ao projeto municipal Náutica nas Escolas, referência a nível nacional.
Este ano, Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023 e cidade membro das WSCN desde 2014, foi eleita por unanimidade para a presidência, contando também com o apoio de Arica, no Chile, com funções de vice-presidência e que assumirá a presidência em 2024.
Durante esta conferência, irá realizar-se a Assembleia Geral anual da WSCN, que tem como um dos pontos da sua ordem de trabalhos a análise e tomada de decisão sobre as candidaturas de adesão submetidas pelos municípios candidatos. De momento, são quatro os municípios candidatos: Nazaré, Matosinhos, Ribamontán al Mar, em Espanha, e San Bartolo, no Peru. Caso as candidaturas de Nazaré e Matosinhos sejam aprovadas, Portugal passará a ser o país da rede com mais cidades-membros.

A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.