A Romaria d’Agonia, considerada a maior de Portugal, vai fazer história novamente em 2025, oferecendo a todas as mulheres entre os 18 e os 35 anos a oportunidade de se tornarem o rosto do cartaz oficial da festa. A escolha será feita através de um concurso aberto, que promete ser tão competitivo quanto o de 2024, quando esta iniciativa foi lançada pela primeira vez.
O processo de seleção acontecerá em três fases. Na primeira fase, as candidatas deverão submeter a sua inscrição até 17 de fevereiro através do site oficial www.festasdagonia.com, enviando duas fotografias trajadas e ouradas, um vídeo de apresentação de até 30 segundos e os documentos necessários. O júri selecionará 20 finalistas entre todas as candidatas.
A segunda fase terá lugar a 07 de março, num evento público, onde as 20 finalistas, devidamente trajadas, irão partilhar a sua ligação à Romaria perante um painel de jurados especializados em várias áreas. A vencedora será escolhida para ser a figura central do cartaz de 2025.
Após a escolha da Mordoma do Cartaz, três fotógrafos convidados pela VianaFestas e pela Comissão de Festas da Romaria irão apresentar propostas de cartaz, sendo uma delas selecionada para representar oficialmente a festa. A grande revelação ocorrerá em maio, num evento aguardado com entusiasmo por todos os vianenses e apaixonados pela festa.
“Após o sucesso da escolha da mordoma do cartaz em 2024, decidimos repetir o formato em 2025 porque acreditamos que é o mais inclusivo e valorizador, dando a todas as mulheres a oportunidade de participar de forma justa”, afirma Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas.
A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, que decorre de 12 a 20 de agosto, é a maior festa religiosa e profana de Portugal, atraindo mais de um milhão de visitantes a Viana do Castelo. Com um programa repleto de tradição, fé e festa, a edição de 2025 promete consolidar ainda mais o evento como um dos maiores ícones culturais do país.
Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.
A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.
O canoísta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, voltou a afirmar-se como um dos maiores nomes do desporto nacional ao conquistar oito pódios internacionais em 2025, num ano tradicionalmente mais calmo para os atletas, por ser o primeiro do novo ciclo olímpico.
Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região. De 12 a 14 de setembro, a Praça Alto Minho recebe o Festival da Pizza 2025, uma celebração dedicada à mais emblemática iguaria italiana, com um programa que alia gastronomia, música ao vivo e animação para toda a família.
A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.
É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.
Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.