Durante o ano letivo de 2023/2024, os dez municípios do Alto Minho vão receber a exposição itinerante "Desenhar a Moeda: O Conhecimento". Esta exposição resulta do concurso escolar, realizado no ano letivo anterior, com os estudantes do 2º e 3º ciclos da rede educativa do Alto Minho.
Recorde-se que esta edição do concurso foi uma parceria entre a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), que envolveram cerca de 160 crianças dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
O desafio passou por criar um desenho para uma moeda de coleção comemorativa, utilizando técnicas manuais ou digitais.
O júri selecionou 60 trabalhos que vão estar agora em exposição pelos 10 concelhos do Alto Minho.
Este recurso pedagógico e criativo, construído de forma colaborativa em toda a região, está agora em exposição na Biblioteca Municipal dos Arcos de Valdevez até ao próximo dia 13 de novembro.
Depois, segue viagem até Ponte da Barca, nomeadamente para o Átrio dos Paços do Concelho, onde ficará patente até dia 15 de dezembro.

O Município de Arcos de Valdevez deu mais um passo na modernização dos serviços de limpeza urbana com a aquisição de duas novas viaturas de recolha de resíduos, destacando-se uma viatura 100% elétrica, destinada à recolha de biorresíduos verdes provenientes de jardins, parques e outros espaços públicos municipais.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai colocar à venda, em hasta pública no dia 26 de janeiro de 2026, 19 lotes de terreno municipais localizados no Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas, em Arcozelo.
O projeto Viana STARTS deu início a um ciclo de masterclasses internacionais com as cidades europeias parceiras de transferência — Brest (França), Brescia (Itália) e Las Palmas (Espanha) — reforçando a dimensão colaborativa e europeia do projeto.
Depois de uma estreia de grande sucesso em 2025, o Basketball International Games (BIG) – Monção está de volta para a sua segunda edição, que decorrerá entre 9 e 12 de julho, reunindo os escalões de Sub13 e Sub15, em masculinos e femininos.
Quinze anos depois, o futuro do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora começa finalmente a ganhar forma. A Presidente da Câmara Municipal de Caminha reuniu-se com Nuno Coelho, Diretor Regional da DOCAPESCAS, e Pedro Peixeiro, do Gabinete de Assessoria Técnica, num encontro que marca um avanço decisivo para a definição das regras de funcionamento daquela infraestrutura portuária.
A APPACDM de Viana do Castelo cumpriu, na manhã desta segunda-feira, a tradição do Cantar dos Reis na Câmara Municipal. O grupo, composto por utentes e monitores da instituição, foi recebido pelo presidente da autarquia, Luís Nobre, acompanhado pelos vereadores Fabíola Oliveira e Ricardo Rego.
As Cantadeiras do Vale do Neiva são protagonistas de “O Círculo das Contas de Ouro em Filigrana: Conexões Históricas entre Bahia e Viana do Castelo”, performance inédita da artista portuguesa Rita GT, apresentada no Museu de Arte da Bahia (MAB). A obra surge em colaboração com as Cantadeiras Ohùn Obìnrin (Bahia, Brasil) e propõe uma reflexão crítica sobre as circulações do ouro no contexto colonial, destacando o papel das mulheres nos dois lados do Atlântico.