O Município de Barcelos está à procura da varanda, sacada e janela mais florida dos residentes e proprietários de casas comerciais. As inscrições para o concurso "Barcelos Florido", que decorre entre 14 de abril e 14 de julho, estão abertas até ao dia 14 de abril. Há 20 prémios monetários para quem participar a título individual e dois prémios a título coletivo.
O concurso Barcelos Florido é uma iniciativa do Município de Barcelos que tem por objetivo “contribuir para a atratividade turística da cidade de Barcelos e das freguesias de Barcelinhos e Arcozelo, potenciando o embelezamento e decoração das janelas e varandas com flores naturais. O evento é um dos concursos mais antigos na região e tem potenciado o envolvimento da comunidade na valorização das ruas, recantos e praças destes espaços urbanos, nomeadamente nas áreas de menor frequência turística, promovendo a sua dinamização e atratividade”, realçou a autarquia, evidenciando os “ganhos” no que toca ao turismo.
O concurso destina-se a todos os residentes e proprietários de casas comerciais, a título individual e a pessoas a título coletivo (condomínios e outros) das áreas elegíveis no concurso. Todavia, não são admitidas montras e/ou entradas comerciais, aceitando-se em exclusivo varandas, sacadas e janelas.
De acordo com a autarquia, “o júri terá em atenção a riqueza e harmonia do conjunto floral atendendo à utilização de plantas exteriores, sendo excluídas as plantas exóticas e de interior, bem como flores artificiais; harmonia com a fachada do edifício; variedade das flores apresentadas; diversidade das cores das flores; criatividade e originalidade da composição cénica do conjunto; estado de conservação (fitossanitário) das flores; uso de artefactos de cariz típico relacionado com a nossa identidade, cultura e tradição; regularidade das varandas floridas ao longo do ano; adequação da composição ao exposto no artigo 13.º, quando aplicável; inovação face às composições apresentadas no ano anterior”.
Os premiados poderão receber, no concurso individual, desde 500 euros (1º prémio) até 50 euros (20º prémio). Já no concurso coletivo, a melhor rua e o melhor largo/campo serão contemplados com 350 euros.
As inscrições devem ser feitas no Posto de Turismo de Barcelos ou através do email: turismo@cm-barcelos.pt e pelo telefone 253 811 882.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.