O Município de Barcelos está à procura da varanda, sacada e janela mais florida dos residentes e proprietários de casas comerciais. As inscrições para o concurso "Barcelos Florido", que decorre entre 14 de abril e 14 de julho, estão abertas até ao dia 14 de abril. Há 20 prémios monetários para quem participar a título individual e dois prémios a título coletivo.
O concurso Barcelos Florido é uma iniciativa do Município de Barcelos que tem por objetivo “contribuir para a atratividade turística da cidade de Barcelos e das freguesias de Barcelinhos e Arcozelo, potenciando o embelezamento e decoração das janelas e varandas com flores naturais. O evento é um dos concursos mais antigos na região e tem potenciado o envolvimento da comunidade na valorização das ruas, recantos e praças destes espaços urbanos, nomeadamente nas áreas de menor frequência turística, promovendo a sua dinamização e atratividade”, realçou a autarquia, evidenciando os “ganhos” no que toca ao turismo.
O concurso destina-se a todos os residentes e proprietários de casas comerciais, a título individual e a pessoas a título coletivo (condomínios e outros) das áreas elegíveis no concurso. Todavia, não são admitidas montras e/ou entradas comerciais, aceitando-se em exclusivo varandas, sacadas e janelas.
De acordo com a autarquia, “o júri terá em atenção a riqueza e harmonia do conjunto floral atendendo à utilização de plantas exteriores, sendo excluídas as plantas exóticas e de interior, bem como flores artificiais; harmonia com a fachada do edifício; variedade das flores apresentadas; diversidade das cores das flores; criatividade e originalidade da composição cénica do conjunto; estado de conservação (fitossanitário) das flores; uso de artefactos de cariz típico relacionado com a nossa identidade, cultura e tradição; regularidade das varandas floridas ao longo do ano; adequação da composição ao exposto no artigo 13.º, quando aplicável; inovação face às composições apresentadas no ano anterior”.
Os premiados poderão receber, no concurso individual, desde 500 euros (1º prémio) até 50 euros (20º prémio). Já no concurso coletivo, a melhor rua e o melhor largo/campo serão contemplados com 350 euros.
As inscrições devem ser feitas no Posto de Turismo de Barcelos ou através do email: turismo@cm-barcelos.pt e pelo telefone 253 811 882.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.