Logo
Regional

Conclusão de nova ponte em Viana do Castelo prorrogada para junho de 2026

7 Agosto, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A construção da nova ponte sobre o rio Lima, em Viana do Castelo, vai ser prorrogada por 47 dias, apontando-se a conclusão para o dia 27 de junho de 2026, de acordo com a proposta aprovada pela autarquia.

O presidente da Câmara, Luis Nobre, explicou que o atraso se deveu a trabalhos solicitados ao empreiteiro pela DGPC – Direção-Geral do Património Cultural, o que implicará um custo adicional à empreitada e a uma alteração do plano de obra.

De acordo com o autarca, este novo plano mantém a conclusão da obra dentro dos prazos necessários para cumprir o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), disse à Lusa fonte municipal.

A nova ponte, entre a Estrada Nacional (EN) 203, na freguesia de Deocriste, e a EN 202, em Nogueira, terá uma extensão total aproximada de 1,95 quilómetros.

Na proposta votada pelo executivo na reunião de Câmara, revela-se que o plano agora apresentado “tem como data de início o dia 18.12.2024 (data da consignação), como data de fim o dia 27.06.2026 (conclusão da empreitada) e como duração 557 dias de calendário, correspondendo assim a uma prorrogação de 47 dias ao prazo contratualmente estabelecido para execução”.

A empreitada está orçada em cerca de 20 milhões de euros, mas deverá sofrer um acréscimo, pois o documento refere que “posteriormente, deverá o empreiteiro apresentar a respetiva quantificação detalhada dos custos incorridos com esta prorrogação legal de prazo”.

No relatório, o empreiteiro descreve que uma aprovação necessária apenas chegou a 20 de janeiro de 2025 e que o aterro provisório apenas arrancou a 30 de janeiro de 2025, factos que “alteraram substancialmente a abordagem à execução da empreitada, perturbando e impedindo o normal desenvolvimento dos trabalhos, impossibilitando o arranque de todas as atividades inicialmente previstas, logo após a desmatação”.

No relatório apreciado na reunião do executivo, são indicados 19,5 milhões de euros como “valor global da empreitada”.

Em junho de 2024, quando aprovou a adjudicação da obra, Câmara de Viana do Castelo apontava para a quarta travessia sobre o rio Lima um custo superior a 20,6 milhões de euros, indicando a conclusão da empreitada até dezembro de 2025.

Em dezembro de 2024, quando a obra foi consignada, foi referido um investimento de 23 milhões de euros financiados pelo PRR e 510 dias de execução, o que atirava o fim da obra para maio de 2025.

Na ocasião, Luís Nobre, presidente da autarquia, adiantou que a obra vai beneficiar, como outras no país, da prorrogação do prazo de financiamento do PRR, que terminava em dezembro de 2025 e foi estendido até final julho de 2026.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.

Regional 10 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira investe quatro milhões em água e saneamento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.

Regional 10 Novembro, 2025

IPVC lidera projeto nacional para preservar maçãs do Minho

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.

Nacional 10 Novembro, 2025

Ordem dos Médicos Veterinários propõe 12 medidas ao Orçamento de 2026 para proteger animais e saúde pública

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.

Regional 10 Novembro, 2025

Sapadores Florestais do Alto Minho recebem 135 motorroçadoras

As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).