Logo
Internacional

Conclave: Fumo negro no início do segundo dia de votação

8 Maio, 2025 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

Fumo negro voltou hoje a sair da chaminé do Vaticano pelas 11:50 locais (10:50 em Lisboa) na primeira votação da manhã no segundo dia do conclave para indicar que os cardeais eleitores não conseguiram escolher um novo papa.

Depois de uma primeira e única votação na quarta-feira, os 133 cardeais eleitores voltaram a reunir-se, esta manhã na capela Sistina, para escolher um novo líder da Igreja Católica.

À tarde, os cardeais votam mais uma vez, com o resultado a ser conhecido pelas 19:00 (18:00 em Lisboa).

Se um nome obtiver uma maioria de dois terços, ou 89 votos, o mundo será imediatamente informado pelo fumo branco a sair da chaminé instalada no telhado da capela Sistina, resultado da queima dos boletins.

Caso contrário, será fumo negro a cada duas votações, ou cerca das 12:00 (11:00 em Lisboa) e pelas 19:00 (18:00), durante os restantes dias do conclave, até que um sucessor de Francisco, que morreu a 21 de abril com 88 anos, seja escolhido.

A duração de um conclave é de difícil previsão, mas nos dois últimos foram precisos apenas dois dias para eleger Bento XVI em 2005 e Francisco em 2013.

Entre os favoritos à eleição, contam-se, entre outros, o filipino Luis Antonio Tagle, os italianos Pietro Parolin e Pierbattista Pizzaballa, o maltês Mario Grech e o francês Jean-Marc Aveline.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Janeiro, 2026

Ponte de Lima certifica primeiros restaurantes para servir Arroz de Sarrabulho como Especialidade Tradicional Garantida

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.

Regional 14 Janeiro, 2026

Teatro Municipal Sá de Miranda exibe clássico do cinema português “Aniki Bóbó”

O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, no próximo dia 22 de janeiro, mais uma sessão do ciclo Sessões de Cinema Regulares, com a exibição de Aniki Bóbó, filme emblemático de Manoel de Oliveira e uma referência incontornável do cinema português.

Desporto 14 Janeiro, 2026

Juventude de Viana desloca-se aos Açores para os oitavos-de-final da Taça de Portugal

A Juventude Viana vai disputar na Ilha do Pico nos Açores, os Oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins frente ao Candelária. Os jogos desta eliminatória estão agendados para 14 de fevereiro, mas podem ainda sofrer alterações.

Regional 14 Janeiro, 2026

Viana do Castelo relembra hoje o grande nevão de 1987, ocorrido há 39 anos

Faz hoje exatamente 39 anos que a cidade de Viana do Castelo acordou coberta por um manto branco de neve, naquele que foi um dos episódios meteorológicos mais marcantes da história recente da região.

Desporto 14 Janeiro, 2026

AFVC reúne delegados para avaliar época e reforçar estratégia de atuação

Os delegados da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) estiveram reunidos, no inicio do mês, numa reunião de trabalho destinada a fazer o balanço da atividade desenvolvida e a definir estratégias para o reforço da sua atuação nas competições distritais.

Desporto 14 Janeiro, 2026

PSP de Viana do Castelo promove ação de sensibilização sobre Violência no Desporto

O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo realizou uma ação de sensibilização subordinada ao tema “Violência no Desporto”, dirigida à comunidade escolar da Escola Secundária de Monserrate.

Internacional 14 Janeiro, 2026

Amnistia Internacional alerta para violações de direitos humanos em várias regiões do mundo

A Amnistia Internacional divulgou o seu habitual “Dois Minutos para os Direitos Humanos”, chamando a atenção para situações graves e urgentes que continuam a afetar milhões de pessoas em diferentes partes do mundo, desde a discriminação racial sistémica até conflitos armados, ameaças a povos indígenas e possíveis crimes internacionais.