Logo
Internacional

Conclave: Fumo negro no início do segundo dia de votação

8 Maio, 2025 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

Fumo negro voltou hoje a sair da chaminé do Vaticano pelas 11:50 locais (10:50 em Lisboa) na primeira votação da manhã no segundo dia do conclave para indicar que os cardeais eleitores não conseguiram escolher um novo papa.

Depois de uma primeira e única votação na quarta-feira, os 133 cardeais eleitores voltaram a reunir-se, esta manhã na capela Sistina, para escolher um novo líder da Igreja Católica.

À tarde, os cardeais votam mais uma vez, com o resultado a ser conhecido pelas 19:00 (18:00 em Lisboa).

Se um nome obtiver uma maioria de dois terços, ou 89 votos, o mundo será imediatamente informado pelo fumo branco a sair da chaminé instalada no telhado da capela Sistina, resultado da queima dos boletins.

Caso contrário, será fumo negro a cada duas votações, ou cerca das 12:00 (11:00 em Lisboa) e pelas 19:00 (18:00), durante os restantes dias do conclave, até que um sucessor de Francisco, que morreu a 21 de abril com 88 anos, seja escolhido.

A duração de um conclave é de difícil previsão, mas nos dois últimos foram precisos apenas dois dias para eleger Bento XVI em 2005 e Francisco em 2013.

Entre os favoritos à eleição, contam-se, entre outros, o filipino Luis Antonio Tagle, os italianos Pietro Parolin e Pierbattista Pizzaballa, o maltês Mario Grech e o francês Jean-Marc Aveline.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 13 Janeiro, 2026

Arcos de Valdevez reforça frota de recolha de resíduos com viatura elétrica

O Município de Arcos de Valdevez deu mais um passo na modernização dos serviços de limpeza urbana com a aquisição de duas novas viaturas de recolha de resíduos, destacando-se uma viatura 100% elétrica, destinada à recolha de biorresíduos verdes provenientes de jardins, parques e outros espaços públicos municipais.

Regional 13 Janeiro, 2026

Ponte de Lima vende 19 lotes no Pólo Industrial do Granito em hasta pública

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai colocar à venda, em hasta pública no dia 26 de janeiro de 2026, 19 lotes de terreno municipais localizados no Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas, em Arcozelo.

Regional 13 Janeiro, 2026

Viana STARTS inicia ciclo de masterclasses com cidades europeias parceiras

O projeto Viana STARTS deu início a um ciclo de masterclasses internacionais com as cidades europeias parceiras de transferência — Brest (França), Brescia (Itália) e Las Palmas (Espanha) — reforçando a dimensão colaborativa e europeia do projeto.

Desporto 13 Janeiro, 2026

Basketball International Games regressa a Monção entre 9 e 12 de julho

Depois de uma estreia de grande sucesso em 2025, o Basketball International Games (BIG) – Monção está de volta para a sua segunda edição, que decorrerá entre 9 e 12 de julho, reunindo os escalões de Sub13 e Sub15, em masculinos e femininos.

Regional 13 Janeiro, 2026

Porto de Mar de Vila Praia de Âncora dá passo histórico após 15 anos de espera

Quinze anos depois, o futuro do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora começa finalmente a ganhar forma. A Presidente da Câmara Municipal de Caminha reuniu-se com Nuno Coelho, Diretor Regional da DOCAPESCAS, e Pedro Peixeiro, do Gabinete de Assessoria Técnica, num encontro que marca um avanço decisivo para a definição das regras de funcionamento daquela infraestrutura portuária.

Cultura 13 Janeiro, 2026

APPACDM cumpriu a tradição do Cantar dos Reis na Câmara Municipal de Viana do Castelo

A APPACDM de Viana do Castelo cumpriu, na manhã desta segunda-feira, a tradição do Cantar dos Reis na Câmara Municipal. O grupo, composto por utentes e monitores da instituição, foi recebido pelo presidente da autarquia, Luís Nobre, acompanhado pelos vereadores Fabíola Oliveira e Ricardo Rego.

Cultura 13 Janeiro, 2026

Cantadeiras do Vale do Neiva protagonizam performance inédita no Museu de Arte da Bahia

As Cantadeiras do Vale do Neiva são protagonistas de “O Círculo das Contas de Ouro em Filigrana: Conexões Históricas entre Bahia e Viana do Castelo”, performance inédita da artista portuguesa Rita GT, apresentada no Museu de Arte da Bahia (MAB). A obra surge em colaboração com as Cantadeiras Ohùn Obìnrin (Bahia, Brasil) e propõe uma reflexão crítica sobre as circulações do ouro no contexto colonial, destacando o papel das mulheres nos dois lados do Atlântico.