Paredes de Coura acolhe até domingo a quarta edição da iniciativa Ciclo de Polinização Musical, que se repete nos dias 17 a 19, e cuja programação inclui concertos, oficinas e caminhadas.
A ação, promovida pela Câmara de Paredes de Coura, no âmbito da programação do centro cultural, com o apoio da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, “inclui vários géneros musicais, com destaques como Lula Pena, Daniel Pereira Cristo, a dupla galega Xisco Feijoó e María Vidal, entre outros artistas.
O ciclo de concertos e atividades culturais, dedicado à música clássica, tradicional e jazz, que conta com a parceria de programação da Associação Cultural Rock’n’Cave e da Associação Porta-Jazz, dá a conhecer “projetos nacionais e internacionais que encontram nesses três géneros a sua base, mas que apresentam em Paredes de Coura novas abordagens contemporâneas.”
Além do centro cultural de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, a Junta de Freguesia de Agualonga, a Associação Paredes de Coura, Capela do Espírito Santo (ACRDPC), a associação de Ferreira, Casa Grande de Romarigães, Eira Comunitária de Porreiras, Vascões e Cossourado são outros espaços do concelho que vão acolher o Ciclo de Polinização Musical.
Entre sexta-feira e domingo, atuam Lula Pena, Nuno Campos 4tet, Vítor Joaquim acompanhado por Ulrich Mitzlaff e João Silva, Daniel Pereira Cristo Trio (vencedor do prémio Carlos Paredes 2018), 293 Diagonal, Canto Nono (concerto em homenagem a José Mário Branco) e “A menina que não cabia numa caixa quadrada” (espetáculo para crianças).
No fim de semana seguinte, nos dias 17 a 19, o programa inclui Phole Trio, Opus Trio, o duo María Vidal e Xisco Feijoó (Cantares no Camiño) e Samurai Magazine.
A programação conta ainda com várias oficinas dinamizadas por alguns dos artistas programados, dedicadas a temas tão variados como Dança e Canto Popular Galego (com María Vidal e Xisco Feijoó), Dança Africana (com Isa Santos) e Ritmos e Instrumentos Tradicionais Portugueses (com Daniel Pereira Cristo).
O “Ciclo de Polinização Musical prevê ainda a realização de caminhadas, em parceria com a associação local Ori-Coura Orientação, que convidam o público a desfrutar da riqueza da natureza e da programação artística de Paredes de Coura, em simultâneo”.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.