Paredes de Coura acolhe até domingo a quarta edição da iniciativa Ciclo de Polinização Musical, que se repete nos dias 17 a 19, e cuja programação inclui concertos, oficinas e caminhadas.
A ação, promovida pela Câmara de Paredes de Coura, no âmbito da programação do centro cultural, com o apoio da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, “inclui vários géneros musicais, com destaques como Lula Pena, Daniel Pereira Cristo, a dupla galega Xisco Feijoó e María Vidal, entre outros artistas.
O ciclo de concertos e atividades culturais, dedicado à música clássica, tradicional e jazz, que conta com a parceria de programação da Associação Cultural Rock’n’Cave e da Associação Porta-Jazz, dá a conhecer “projetos nacionais e internacionais que encontram nesses três géneros a sua base, mas que apresentam em Paredes de Coura novas abordagens contemporâneas.”
Além do centro cultural de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, a Junta de Freguesia de Agualonga, a Associação Paredes de Coura, Capela do Espírito Santo (ACRDPC), a associação de Ferreira, Casa Grande de Romarigães, Eira Comunitária de Porreiras, Vascões e Cossourado são outros espaços do concelho que vão acolher o Ciclo de Polinização Musical.
Entre sexta-feira e domingo, atuam Lula Pena, Nuno Campos 4tet, Vítor Joaquim acompanhado por Ulrich Mitzlaff e João Silva, Daniel Pereira Cristo Trio (vencedor do prémio Carlos Paredes 2018), 293 Diagonal, Canto Nono (concerto em homenagem a José Mário Branco) e “A menina que não cabia numa caixa quadrada” (espetáculo para crianças).
No fim de semana seguinte, nos dias 17 a 19, o programa inclui Phole Trio, Opus Trio, o duo María Vidal e Xisco Feijoó (Cantares no Camiño) e Samurai Magazine.
A programação conta ainda com várias oficinas dinamizadas por alguns dos artistas programados, dedicadas a temas tão variados como Dança e Canto Popular Galego (com María Vidal e Xisco Feijoó), Dança Africana (com Isa Santos) e Ritmos e Instrumentos Tradicionais Portugueses (com Daniel Pereira Cristo).
O “Ciclo de Polinização Musical prevê ainda a realização de caminhadas, em parceria com a associação local Ori-Coura Orientação, que convidam o público a desfrutar da riqueza da natureza e da programação artística de Paredes de Coura, em simultâneo”.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.