Paredes de Coura acolhe até domingo a quarta edição da iniciativa Ciclo de Polinização Musical, que se repete nos dias 17 a 19, e cuja programação inclui concertos, oficinas e caminhadas.
A ação, promovida pela Câmara de Paredes de Coura, no âmbito da programação do centro cultural, com o apoio da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, “inclui vários géneros musicais, com destaques como Lula Pena, Daniel Pereira Cristo, a dupla galega Xisco Feijoó e María Vidal, entre outros artistas.
O ciclo de concertos e atividades culturais, dedicado à música clássica, tradicional e jazz, que conta com a parceria de programação da Associação Cultural Rock’n’Cave e da Associação Porta-Jazz, dá a conhecer “projetos nacionais e internacionais que encontram nesses três géneros a sua base, mas que apresentam em Paredes de Coura novas abordagens contemporâneas.”
Além do centro cultural de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, a Junta de Freguesia de Agualonga, a Associação Paredes de Coura, Capela do Espírito Santo (ACRDPC), a associação de Ferreira, Casa Grande de Romarigães, Eira Comunitária de Porreiras, Vascões e Cossourado são outros espaços do concelho que vão acolher o Ciclo de Polinização Musical.
Entre sexta-feira e domingo, atuam Lula Pena, Nuno Campos 4tet, Vítor Joaquim acompanhado por Ulrich Mitzlaff e João Silva, Daniel Pereira Cristo Trio (vencedor do prémio Carlos Paredes 2018), 293 Diagonal, Canto Nono (concerto em homenagem a José Mário Branco) e “A menina que não cabia numa caixa quadrada” (espetáculo para crianças).
No fim de semana seguinte, nos dias 17 a 19, o programa inclui Phole Trio, Opus Trio, o duo María Vidal e Xisco Feijoó (Cantares no Camiño) e Samurai Magazine.
A programação conta ainda com várias oficinas dinamizadas por alguns dos artistas programados, dedicadas a temas tão variados como Dança e Canto Popular Galego (com María Vidal e Xisco Feijoó), Dança Africana (com Isa Santos) e Ritmos e Instrumentos Tradicionais Portugueses (com Daniel Pereira Cristo).
O “Ciclo de Polinização Musical prevê ainda a realização de caminhadas, em parceria com a associação local Ori-Coura Orientação, que convidam o público a desfrutar da riqueza da natureza e da programação artística de Paredes de Coura, em simultâneo”.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.